Recentemente, em nosso blog, demos uma valiosa dica de leitura: o livro Marketing 3.0, do maior intelectual da área, Philip Kotler.
Na obra, Kotler afirma que vivemos a ascensão de uma nova fase do marketing, da qual se difere das anteriores.
Enquanto no marketing 1.0 o foco era o produto, no 2.0 passou a ser o consumidor e, agora, no marketing 3.0, questões humanas e seus valores estão no centro das atenções.
Mas como trazer essa questão para a realidade e aplicá-la na estratégia de marketing?
Para responder à essa pergunta, falaremos abaixo sobre os 10 credos do marketing 3.0, também presentes no livro.
Confira!
10 credos que vão ajudar você a montar sua estratégia de marketing
1. Ame seus clientes e respeite seus concorrentes
Aqui o que o autor quer dizer é que devemos conquistar a fidelidade dos clientes por meio da oferta de soluções relevantes.
É preciso que sua empresa seja capaz de gerar valor a seus clientes.
Além disso, é importante lembrar que a concorrência é fundamental para o crescimento de um setor e deve ser sempre respeitada.
E mais: devemos entender o quão importante é o monitoramento de nossos concorrentes a fim de identificarmos nossos pontos fortes e fracos, bem como os deles.
2. Seja sensível à mudança e esteja pronto para se transformar
Vivemos em um mundo fluido, onde as mudanças ocorrem de forma constante e em altíssima velocidade.
Para que sua estratégia de marketing produza os melhores resultados, ter a capacidade de prever e se adaptar às mudanças é essencial.
3. Proteja seu nome, deixe claro quem é você
No mercado atual, reputação é tudo, o que eleva ainda mais a importância da marca em comparação a períodos anteriores.
Deixe claro a seus clientes quem sua empresa é, seus posicionamentos, diferencial e valores.
4. Um cliente é diferente do outro; procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você
A segmentação do público é fundamental para obter um maior retorno de sua estratégia de marketing.
Tenha claro quem é seu público e concentre seus esforços nesse nicho.
5. Ofereça sempre um bom pacote por um preço justo
Mesmo no marketing 3.0 produtos de qualidade são essenciais para que sua empresa tenha sucesso no mercado.
Além da qualidade, é importante que seu preço seja justo, ou seja, adequado à percepção de valor que seu produto é capaz de gerar.
6. Esteja sempre disponível, divulgue as boas-novas
A internet aproximou as empresas dos consumidores, oferecendo canais diretos de comunicação.
Utilize esses canais a favor de seu negócio. Relacionamento é a palavra-chave para o sucesso.
7. Conheça seus clientes, cultive-os e conquiste outros
Após conquistar um novo cliente é importante empreender esforços de relacionamento para fidelizá-lo.
Isso implica em conhecer suas necessidades, desejos etc. e pensar em estratégias que permitam ajudá-lo.
8. Não importa em qual setor você atue, será sempre no setor de serviços
Seja qual for o segmento do mercado que sua empresa está inserida, ele terá sempre o objetivo de servir o cliente.
Para que essa ideia fique ainda mais clara, vale lembrar que todo produto envolve um serviço.
9. Aperfeiçoe sempre seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e entrega
É muito importante que sua empresa sempre cumpra as promessas de valor que realiza junto a seus clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros.
Além disso, a busca pela melhoria contínua dos processos deve ser uma realidade e uma constante.
10. Colete informações relevantes, mas use a sabedoria para tomar a decisão final
Nunca tivemos tanta informação e dados gerados, bem como formas de captá-los e analisá-los como temos nos dias atuais.
Isso permite tomadas de decisões mais assertivas.
Porém, é importante que, nesse processo, se vá além do impacto financeiro que será gerado, utilizando a experiência e o conhecimento para decisões mais sabias.
E aí, o que achou dos 10 credos do marketing 3.0? Quais deles você já aplica em sua estratégia de marketing e quais você reconhece que precisa implementar?
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Que a força esteja com você!
Até a próxima!