É inegável o poder da internet e como ela mudou a forma como nos relacionamos com os outros e, também, como consumirmos.
Passamos boa parte de nosso tempo conectados. Inclusive nas redes sociais, das quais usamos para interagir, nos atualizarmos, dentre outras ações.
E seus clientes também estão lá! Estão interagindo, estão se atualizando e, também, estão consumindo!
Diante dessa realidade se tornou praticamente inevitável para as empresas marcarem presença nesse ambiente on-line. E, assim, também necessário contar com estratégias de marketing digital para se destacarem do concorrente.
Nesses momentos é comum que surjam dúvidas sobre como colocar a empresa nesse meio ou mesmo sobre seus retornos.
Construir sua marca no meio digital, reforçando seu branding, porém, não é nem um bicho de sete cabeças. Estamos aqui para ajudar você 😊
Marketing on-line: como colocar minha empresa no ambiente digital?
· Primeiro passo
Antes de tudo é preciso saber que as possibilidades do marketing digital são múltiplas e diversas.
Diferentes ações e estratégias podem ser utilizadas de acordo com as necessidades e objetivos pretendidos de cada negócio, definidos com pesquisa e conhecimento do público-alvo.
Para efeitos de branding digital, existem alguns passos que devem ser dados e que ajudarão a promover sua marca no ambiente digital.
Muito provavelmente sua empresa possui um site. Em caso negativo é justamente por aí que você deve começar.
Mesmo para aqueles que não vendem on-line, contar com um site é fundamental. É ele que irá estabelecer sua primeira presença on-line.
Basta desenvolver um site e mantê-lo no ar?
Não.
Um erro muito comum é acreditar que o site por si só será capaz de fazer a diferença em seus resultados.
Existem bilhões de sites e a cada segundo esse número aumenta.
Para fazer com que as pessoas potencialmente interessadas em seu produto, marca ou serviço acessem o seu é preciso estratégia.
Dentre elas relacionadas à criação de uma identidade visual forte, que tenha a ver e transmita o que sua marca realmente representa.
Além disso, você deve estar presente nas redes sociais.
· Segundo passo
As redes sociais são aquelas que permitem a interação entre diferentes partes conectadas à rede mundial de computadores.
Blogs e redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, entre outras, se encaixam nessa definição.
O blog é uma das ferramentas mais poderosas de marketing digital.
Por meio dele é possível atrair seu público-alvo, criar autoridade, melhorar a posição de seu site nos buscadores, se relacionar, se aproximar de seu público e gerar novos leads.
Você pode saber mais sobre como ter os melhores resultados com o blog marketing aqui.
Estar nas redes sociais também é positivo para seu branding digital, porque além de promover um aprimoramento do relacionamento entre marca e cliente, você pode divulgar seus produtos e serviços e, assim, impulsionar suas vendas.
Se você ainda não está convencido de que vale a pena investir nas redes sociais, aí vai uma informação:
Segundo pesquisa realizada pela Quartz para o relatório Internet Health Report v. 01, da Mozilla, para mais das metades dos brasileiros, o Facebook é a própria internet!
Além disso, a plataforma conta com mais de 127 milhões usuários brasileiros ativos por mês.
No mundo todo são mais de 2 bilhões de pessoas conectadas à rede de Mark Zuckerberg.
E essa é apenas uma das redes disponíveis e que sua marca deve estar presente.
Temos o Instagram, o YouTube, o Pinterest por exemplo.
Nessas plataformas, você pode, inclusive, adotar estratégias diferentes que simplesmente postar um vídeo ou uma imagem. Você pode se relacionar com influenciadores que tenham a ver com seu público, seu perfil, suas ideias, seus valores, que possuem grande audiência para tornar sua marca conhecida.
O público desses influenciadores confia no que eles falam, confiam nas marcas apresentadas por ele. A sua pode ser uma dessas. E isso é possível tanto por meio natural, com troca de mensagens, ou por anúncios pagos (publicidade).
Quer saber outros motivos por que sua empresa PRECISA estar presente nas redes sociais? Confira aqui.
· Terceiro passo
Em paralelo a esse relacionamento construído após colocar sua empresa nas redes sociais, você deve manter uma nutrição de seus leads com e-mail marketing com assuntos de interesse dele, como e-books, afinal, todos têm e-mails.
Essa continua sendo uma ferramenta eficaz para estratégias de marketing on-line e branding digital.
· Quarto passo
As estratégias de SEO (search engine optimization, ou otimização de mecanismos de busca) e de SEM (search engine marketing, ou marketing em sites de busca) não podem ser deixadas de lado.
São formas de otimizar seu site, como deixa-lo responsivo, ou seja, que todas as pessoas conseguem acessá-lo de qualquer plataforma, para que ele fique em boa posição de forma orgânica no ranqueamento do Google e outros sites de busca.
Os links patrocinados também servem de apoio a essas estratégias. Por serem direcionadas ao público que deseja ser atingido, elas são eficientes e têm grande alcance.
Mas não pense que acabou!
A partir daqui é que o jogo começa de verdade e essas ações e estratégias serão colocadas em prática rumo aos melhores resultados.
Vale reforçar que esses passos não acontecem de repente, é um trabalho de construção de marca, que pode levar meses para trazer retorno. Mas não desista, persista!
Após a mensuração dos resultados, é possível entender o que melhor funcionou e o que precisa ser revisto e melhorado para, assim, alavancar ainda mais sua marca!
O marketing digital é o presente e o futuro. Não deixe sua empresa perder oportunidades.
Para um melhor trabalho e melhores resultados, conte com uma agência especializada em marketing digital, como a gente 😊
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Que a força esteja com você!
Até a próxima!