Não é preciso uma análise muito profunda para perceber que o mundo mudou. Essa mudança é permanente e ocorre de forma cada vez mais rápida.
O motivo por trás desse fato? O desenvolvimento da tecnologia da informação.
Antes da internet, antes dos dispositivos móveis, as informações circulavam de forma lenta, criando a sensação de estabilidade amparada pela força das instituições. O monopólio de marcas era muito comum!
Nesse cenário, era natural que as marcas adotassem estruturas rígidas baseadas em uma hierarquia inquestionável. Porque, afinal de contas, não se mexe com time que está ganhando…
Marketing digital e a era do conhecimento
Lembra da sua vida uns 5~10 anos atrás? Nossa rotina era chegar do trabalho, ligar a TV, ligar o computador e assistir o Jornal Nacional enquanto conversava com amigos no MSN e Orkut… Logo o marketing digital não era tão forte. Nós não eramos bombardeados por propagandas o tempo todo como somos hoje.
Mais recentemente, com a propaganda tomando conta do Facebook, YouTube e afins, o consumidor passa a se tornar mais exigente com relação a propaganda que ele vai ou não consumir.
Um critério muito importante é a questão da representatividade. O consumidor fica encantado quando é negro e vê uma propaganda de produto de beleza com negros incluídos nessa beleza, quando é gay e assiste uma propaganda que represente positivamente o dia dos namorados, quando é mulher e nesta propaganda a mesma é representada com atibutos de força, coragem e independência.
Como resultado, o mundo, para as empresa, se tornou um lugar mais complexo e imprevisível, exigindo respostas rápidas às mudanças.
As antigas estruturas conservadoras já não mais são capazes de responder positivamente a esse cenário, ao ponto de alguns intelectuais afirmarem que vivemos o fim da era industrial e o início da era do conhecimento.
Esse processo de transição atinge diferentes aspectos das empresas e organizações que necessitam se modificar para alcançar o sucesso nesse novo mundo, entre eles o marketing.
O marketing digital se apresenta como ferramenta ideal para lidar com esse novo público consumidor, conectado e altamente informado, e cenário de rápidas mudanças.
O papel do marketing de conteúdo na nova era
Mas, não basta apenas utilizar as plataformas digitais na comunicação com seu público-alvo da mesma forma que fazíamos anteriormente.
É preciso fornecer informações relevantes que permitam o indivíduo criar seus juízos e tomarem suas decisões.
Não é mais dizer: “faça isso, porque esse é o melhor produto”. Esse discurso produz cada vez menos efeito.
Mas sim dizer: “quais são suas necessidades? Você sabia que meu produto pode ajudar a solucioná-las?”. Para conquistar resultados positivos, nós fazemos menos afirmações e mais perguntas.
Você pode se aprofundar nesse assunto, sobre o que não fazer com o seu marketing digital lendo este artigo!
O marketing de conteúdo é capaz de cumprir esse papel. Produzindo informações relevantes que contribuam para o discernimento individual que levam o usuário a uma decisão de forma não invasiva.
O perigo da opinião no marketing digital
Se a ideia é trazer informações relevantes ao seu público, é preciso adotar uma comunicação livre de opiniões pessoais e que alcancem o todo, dando conta da diversidade em que vivemos.
Quando utilizamos o marketing de conteúdo como forma de valorizar apenas os valores que acreditamos ou defendemos deixamos de nos comunicar de forma ampla com o público.
Sim, é impossível agradar a todos o tempo todo, mas representatividade é a chave!
É por isso que vemos tantas empresas bem sucedidas modificarem suas campanhas e estratégias de marketing para dar conta de atender esse novo mundo onde padrões se modificam a todo momento.
Não deixe sua empresa parada no tempo. Compreenda essa nova era de mudanças e permita que seu marketing atinja os consumidores de forma assertiva e alcance o sucesso.
Questione-se: a minha marca está dando o close certo ou close errado?
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Que a força esteja com você!