Um dos procedimentos mais importantes para a venda é o follow up. Quando realizado corretamente aumenta o número de conversões e o índice de fidelização.
A expressão follow up, que traduzida significa acompanhar, pode ser dividida em três etapas no processo de vendas: antes da venda, durante e no pós-venda.
Se nas duas primeiras etapas a prática é obrigatória, um erro comum em empresas é não realizar esse acompanhamento após a concretização da venda.
Não abra mão do pós-venda!
Em um mercado altamente competitivo muitos profissionais de vendas se atentam às metas de vendas e se esquecem de valorizar aqueles que já são seus clientes.
Um dado amplamente conhecido é que conquistar um cliente novo custa para as empresas de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar aqueles que já consumiram seus produtos ou serviços.
Mas, se isso não é o bastante para convencer da importância de realizar um pós-venda atencioso, pense na questão abaixo:
Você precisa comprar um produto do qual não tem muito conhecimento. Ao fazer uma pesquisa descobre que existem duas marcas fabricantes, X e Y, ambas com pontos positivos fortes e fica em dúvida.
Para sanar suas dúvidas, você pergunta aos seus amigos do facebook se alguém já usou e alguém diz que usa a marca X e está feliz com ela.
Nessa situação, você escolheria X ou Y?
Seus clientes são seus melhores vendedores! Você precisa mantê-los por perto e cultivar o relacionamento mantendo sua marca e sua empresa sempre fresca na memória.
O marketing digital e o follow up
Em uma época não tão distante, o acompanhamento pós-venda era feito predominantemente via telefone e dependia do esforço e boa vontade dos vendedores.
Hoje com a internet é possível cultivar esse relacionamento através de diferentes ações de marketing digital.
Através de e-mails marketing, por exemplo, é possível enviar pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra e assim ajustar seus processos.
As redes sociais cumprem papel crucial também, através das mensagens que podem ser trocadas hoje como se a página fosse um amigo no facebook.
Além disso, é possível abastecer seu cliente com conteúdos que sejam relevantes para lembrá-lo que a sua marca está lá para ser ouvida.
Não é preciso empurrar seu produto/serviço listando todas as maravilhosas vantagens e benefícios da aquisição. Ele já sabe disso!
Aqui o objetivo é especialmente gerar valor e criar uma relação estreita entre consumidor e marca.
A fidelização diminui os perigos das alterações no mercado, possibilita a elevação do ticket médio, contribui na atração de clientes entre outras vantagens.
Se você busca o sucesso de sua empresa integre o follow up na sua rotina de trabalho. Faça uso do marketing digital e nutra seus relacionamentos!
Seus resultados agradecem.
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Que a força esteja com você!