9 estratégias de marketing assertivas para mercados sazonais

9 estratégias de marketing assertivas para mercados sazonais

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Para enfrentar a sazonalidade e garantir que seu empreendimento produza resultados favoráveis durante todo o ano, você precisa de um planejamento estratégico.
A partir daí, você obtém dados importantes, como estudo do comportamento de seus consumidores, seus hábitos, análise das métricas de seu site e registros de picos de acesso, como as pessoas enxergam sua marca etc.
Além disso, ter a persona bem definida e detalhada é fundamental a fim de realizar uma comunicação assertiva com seus leads.
Veja aqui 5 dicas para definir sua estratégia de marketing digital.
No artigo anterior de nosso blog, falamos sobre o que é sazonalidade, a importância de combatê-la para o sucesso de seu empreendimento e como lidar com ela.
E o marketing digital é um aliado nesse combate, porém necessita de estratégias corretas, como marketing de conteúdo, para alcançar o sucesso.
A partir daí, abaixo, apresentamos 9 estratégias de marketing matadoras para superar a sazonalidade e garantir seus resultados durante todo o ano.

9 estratégias de marketing contra a sazonalidade 

  1. Aumente a base de leads nos momentos de pico 

Aproveite os momentos de maior procura pelo seu produto ou marca para gerar o maior número de leads possível.
São os leads que irão garantir o futuro de suas estratégias de marketing de conteúdo.
É comum que a base de leads se altere em determinados momentos por diferentes motivos, como:

  • Mudanças de interesses – não há mais interesse no assunto e o descadastro é solicitado;
  • E-mails inválidos – os e-mails corporativos, por exemplo, se modificam com frequência;
  • Descadastro emocional – os leads recebem sua comunicação, mas não interagem com ela;

Para evitar esse cenário, abuse dos pontos de capturas de leads e mantenha sua base sempre bem abastecida.
Landing pages, com materiais específicos, como e-books e infográfico, para cada oferta em seu site ou blog são excelentes alternativas.
Outras opções válidas são utilizar pop-ups de saída e convites para assinaturas de newsletter.

  1. Solicite avaliações de seus clientes 

Aproveite a conclusão de uma compra para solicitar ao seu cliente uma avaliação sobre sua empresa.
Quando passamos por uma experiência memorável, é comum que falemos sobre ela durante algum tempo tanto para nossos conhecidos quanto na área de comentários do site.
Essa avaliação também pode ser usada para futuros e-mails a esses compradores com novas ofertas similares, para que eles mantenham lembranças positivas da compra.
Você pode oferecer o sorteio de um brinde para motivar a participação desses clientes a preencherem esse formulário.

  1. Mantenha suas mídias sociais ativas 

Os brasileiros estão entre os usuários da web mais conectados do mundo. Ficamos online, em média, 5h diariamente, segundo dados da pesquisa Digital In de 2016.
Essas plataformas digitais são importantes influenciadores para você criar relacionamento e manter o contato constante com o seu público.
Portanto, invista em marketing de conteúdo para mídias sociais, com conteúdo atrativo e focado em sua persona.

  1. Use o e-mail marketing de forma estratégica 

Essa ferramenta de comunicação continua viva e funciona muito bem!
Monte um cronograma e esteja presente nos momentos interessantes ao seu público, como em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças…
Mas, um importante diferencial é montar um calendário com datas não convencionais, mas que sejam relevantes, de modo a estreitar laços, como desconto no aniversário da pessoa, da sua empresa ou outras que façam sentido para seu empreendimento, dentre outras.

  1. Inove na utilização de seu produto ou serviço 

Saia do óbvio! Use a criatividade e mostre ao seu público que há outras maneiras de utilizar seu produto ou serviço além do convencional.
Por exemplo, no inverno, algumas áreas sofrem com queda nas vendas, como sorvete e roupas de banho.
Se você vende sorvete, dê dicas de sobremesas com sorvete para serem consumidas no frio.
Se você vende biquínis, sungas e afins, dê dicas de moda, de tendência para a próxima estação, ou mesmo procure vender outros produtos, como da linha fitness.

  1. O nicho como alternativa 

Trabalhar em um mercado de nicho não é tarefa fácil e exige grande grau de especialização.
Em compensação, a menor concorrência garante maior regularidade nas vendas, sendo uma excelente alternativa em momentos de baixa temporada.
Procure os subsegmentos de seu segmento, invista nas especificidades e se torne referência de conteúdo nesse mercado.

  1. Fuja do convencional ao criar promoções 

Métodos de promoções convencionais são consolidados no mercado por um simples motivo: funcionam.
Isso não significa, no entanto, que é preciso ficar presos a eles.
Inove e quebre as expectativas do seu lead produzindo uma comunicação voltada à geração de oportunidades de negócio.

  1. Foque na sua região 

Essa é uma estratégia que funciona muito bem, por exemplo, na alta temporada.
Se sua região é fria, aproveite o inverno. Já para regiões quentes e com praias, aproveite o verão, por exemplo.
Em ambos os casos é possível adotar um cronograma especial para esses períodos e aproveitar o movimento turístico.
Cabem também parcerias com outras empresas, bem como investir em anúncios pagos focados em sua área de atuação.
Conectando-se aos compradores locais, seu custo de aquisição por cliente cai e garante a previsibilidade das vendas.

  1. Longas jornadas de nutrição durante o período de baixa procura 

Seu produto ou serviço exige uma jornada de nutrição mais longa para ser explicado corretamente?
Aproveite os períodos de baixa procura para nutrir seu lead!
Com essa medida, você se mantém próximo de seu potencial cliente e o prepara para conversão no momento certo.
Aqui, novamente, o marketing de conteúdo é protagonista.
Desenvolva conteúdos de qualidade, originais e relevantes ao seu público-alvo para manter o interesse em sua marca ou produto.
A sazonalidade é um problema enfrentado por diferentes modelos de negócio. Não deixe que sua empresa se tornar refém dela!
Com esse conhecimento em mãos é hora de partir para ação. Adote estratégias de marketing assertivas para o ano todo.
Esteja presente na vida de seus leads a todo o momento, produza relacionamentos duradouros e garanta a estabilidade dos resultados!
Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!
Que a força esteja com você!

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