Estratégias para o lançamento de um novo produto

Estratégias para o lançamento de um novo produto

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Uma empresa que está começando suas atividades no mercado, quando quer lançar um produto, serviço ou mesmo lançar sua marca precisa bolar uma estratégia.

Sem ela ou com uma má execução, é provável que ocorram perdas e você tenha problemas antes mesmo de começar.

E tudo isso leva um certo tempo. Não adianta querer fazer às pressas e sem planejamento.

Então qual a estratégia para lançar um novo produto?
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Depois que o produto estiver pronto, é hora de fazer pesquisa e teste!
Para começar, você precisa saber quem é seu consumidor de modo que ele seja sua base para testar e aprovar o que você deseja inserir no mercado.

  • Estudo e criação de persona

O mais indicado é a criação de uma persona, que é como um personagem fictício para representar seu público-alvo e, assim, você focar suas ações nessa pessoa.
Para entender melhor como definir sua persona e encontrar seu cliente ideal, você pode ler aqui em nosso blog.
A partir desse estudo você estará pronto para a próxima etapa.
Depois que o produto estiver pronto, é hora de fazer pesquisa e teste!
Para começar, você precisa saber quem é seu consumidor de modo que ele seja sua base para testar e aprovar o que você deseja inserir no mercado.

  • Estudo e criação de persona

O mais indicado é a criação de uma persona, que é como um personagem fictício para representar seu público-alvo e, assim, você focar suas ações nessa pessoa.
Para entender melhor como definir sua persona e encontrar seu cliente ideal, você pode ler aqui em nosso blog.
A partir desse estudo você estará pronto para a próxima etapa.

  • Definições sobre o produto

Estude um bom nome, um slogan forte e crie um logo marcante – esses são os elementos mais importantes dessa etapa.
Estude também a embalagem, as cores, formato etc.
Cuidado também para que esse produto não anule as vendas ou existência de algum outro produto que já faça parte de sua empresa se não for sua intenção.
Depois disso, é hora de testar a aceitação do público e se você conseguiu atingir as expectativas e as necessidade dele.
Como você pode fazer isso?
Ofereça uma amostra grátis a um grupo selecionado e peça que enviem feedback.
Utilize as redes sociais como sua aliada. Interaja com seu público, mostre que você está interessado na opinião dele, que você quer atender uma necessidade dele.
Caso seja necessário, realize ajustes.

  • Estudo de mercado

Fique de olho em tendências, no que a concorrência está fazendo, como está agindo. Veja como o seu produto pode ter um diferencial atrativo para seu público.
Se a ideia é lançar um estabelecimento, é fundamental pesquisar, dentre outras questões:

  • A região;
  • O local do estabelecimento;
  • Se há público para seus produtos;
  • Se é de fácil acesso;
  • Se não há concorrência ao redor;
  • Se os preços serão competitivos.
  • Benchmarking também é importante

O benchmarking é a comparação de produtos, serviços entre empresas. Ou seja, você vai analisar como sua concorrência trabalha para saber se seu método é compatível.
Mas isso não quer dizer que você vai usar as mesmas estratégias. Mesmo porque nem tudo que funciona para um vai funcionar para você. E vice-versa.

  • Avaliação do posicionamento de sua marca no mercado

Se sua empresa já está no mercado há algum tempo, é importante avaliar sempre esse posicionamento não somente ao lançar um produto ou serviço.
Você pode também criar estratégias de marketing para melhorar esse posicionamento e atingir mais pessoas de forma positiva.
Confira 5 ferramentas essenciais para análise digital da sua empresa.

  • Etapa de lançamento do produto

Quando for momento de colocar o produto ou serviço no mercado de fato, defina criará campanhas apenas com o digital (redes sociais, e-mail, anúncios pagos, criação de conteúdo para blog etc.), se trabalhará com mídia impressa, outros formatos ou mesmo se fará um combo de várias mídias.
E, ainda nessa etapa, entenda como um teste de aceitação do público. Aqui ainda será o termômetro para saber o que funciona e o que precisa ser modificado.
Durante o lançamento, se for possível faça algumas alterações no formato do anúncio, na linguagem, dentre outros aspectos.
Pense no caso da Smirnoff Ice que mudou sua fórmula da bebida. Houve uma grande pesquisa da marca para analisar a aceitação do público até seu lançamento.
Porém, um tempo depois, tiveram muita reclamação dos consumidores que não aprovaram o sabor novo do produto.
O que eles fizeram?
Voltaram para a fórmula anterior.
Mas não fizeram simplesmente isso.
Fizeram um vídeo especial para as pessoas que reclamaram nas redes sociais e no site Reclame Aqui, no qual um personagem chamado Wilson se diz a única pessoa que gostou da nova fórmula e que ficará com todo o estoque da bebida.
Enquanto os que enviarem o endereço receberão nossa amostra de Sminoff ice com a alteração da fórmula para a antiga.
E, assim, a empresa voltou a fabricar o produto com a formulação antes da mudança.
Confira o case aqui.
Isso prova que não é só com os pequenos que essas coisas acontecem. Além disso, mesmo com pesquisa o produto está sujeito à não aceitação do público.
É preciso estar preparado para isso e agir de forma rápida com uma boa estratégia.

E depois de lançar o produto e ele já estar consolidado no mercado?

  • Não deixe de estar sempre atento às mudanças e sentimentos dos seus clientes. Manter proximidade com seu público é fundamental.
  • Procure frequentemente analisar e entender como está a receptividade com relação aos itens que eles compram de sua empresa.
  • Descubra se sua clientela espera que você forneça outros produtos relacionados ao que você já oferece ou se você terá de buscar um novo público quando sentir que as vendas estão saturadas.

E quando eu quiser lançar um produto novo o que eu devo fazer?

Começar do zero outra vez nesse processo de lançamento de um produto!

Economizar em algumas ações gera prejuízos consideráveis para uma empresa e é nesse momento que a sabedoria do dito popular “o barato sai caro” passa a fazer bastante sentido.
Acreditar que o formato de divulgação anteriormente utilizado em itens que já estão no portfólio é um erro muito comum, mas deve ser evitado.
Isso inclui a utilização do mesmo blog ou inclusive o mesmo site.
Em alguns casos o recomendado é a criação de uma nova identidade, um novo blog ou um novo site.
Como dissemos, lançar um novo produto no mercado requer avaliações e pesquisas.
Então você precisa novamente começar pela pesquisa do público-alvo. Algumas vezes pode ser o mesmo, outras, um pouco diferente.
A aceitação do público também pode variar.
Todo esse investimento de tempo, dedicação e dinheiro traz maiores chances de um excelente resultado.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas de marketing para sua empresa.
Que a força esteja com você!
Até a próxima!

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