É comum procurar formas de melhorar a conversão de vendas da sua identidade online, pois mais conversões significam mais lucro direto, aproveitando o tráfego que possui.
Já foi falado aqui no blog sobre tráfego e conversões. Leia neste link: Mais tráfego ou mais conversões?
Mas vamos direto ao assunto: você sabe o que é a conversão de vendas?
É uma das principais metas dentro do marketing digital com o objetivo de impulsionar o seu negócio. Estamos falando de um indicador de performance de uma campanha de marketing.
Traduzindo: Conversão = Quantidade de pessoas que realizaram uma cotação no seu site, fizeram compras, preencheram um formulário, fizeram downloads, entraram em contato pelo site ou pelas redes sociais.
Enfim, é uma forma de medir se quem entra no seu site é convertido em um cliente em potencial. E é claro que a conversão varia de acordo com o objetivo que você tem dentro do seu blog / site.
Por exemplo: se a sua intenção é fazer com que todos façam um orçamento, os seus conteúdos devem apontar para isso e ter CTAS (Chamada para Ação) nesse sentido.
Veja abaixo as 10 dicas essenciais para aumentar sua conversão de vendas (independente do seu objetivo inicial) e ganhar dinheiro com seu site!
1. Trabalhe sua buyer persona
Se você ainda não providenciou a construção da sua buyer persona, é necessário começar a trabalhar nisso.
Não sabe o que é buyer persona? Não tem problema, é só ler este artigo: Buyer persona e o marketing de conteúdo.
Mas de forma resumida: buyer persona é a personificação do seu cliente ideal. Dentro de um determinado público que você quer atingir, existe O cliente que, geralmente, está mais propenso a comprar de você.
Para construir sua buyer persona, você pode usar clientes reais, orientando o seu marketing para quem realmente tem potencial de compra.
Procure traçar o perfil de maneira detalhada. Se você já tiver as personas definidas, invista em conteúdo relevante para elas.
2. Saiba gerar valor e conquistar clientes
O seu conteúdo tem que agregar no dia a dia do cliente. Ele tem que ser útil para quem ainda não é cliente e para quem já é seu parceiro há anos.
Ter essa linha de raciocínio é totalmente lucrativa, já que a partir da hora que um conteúdo gera valor, ele também conquista os seus clientes. Fica muito mais fácil melhorar a conversão de vendas dessa forma!
Por isso, desprenda o seu tempo para criar conteúdos relevantes e que possam realmente mudar o pensamento dos seus clientes sobre determinados assuntos.
Se você não tem tempo para isso e não tem uma equipe especializada em Marketing para criar conteúdos capazes de converter leads em clientes, pode terceirizar o seu marketing.
3. Trabalhe com prova social
A prova social deve ser vista mais ou menos como uma maneira de atrair novos clientes, proporcionando boas experiências aos usuários e trazendo um ambiente mais confiável aos novos consumidores.
Com esse uso, você também vai conseguir melhorar sua geração de autoridade e valor, tornando-se uma referência (ou uma lenda, para alguns).
Tudo isso vale muito para que você possa ampliar o poderio de alcance do seu negócio e trabalhar com novos públicos, seja no seu nicho de atuação ou com novos segmentos a serem trabalhados.
Você pode usar a prova social em depoimentos personalizados dos clientes para você e em comentários do Facebook ou outra rede social, por exemplo.
4. Funil de vendas ou AIDA
A sigla AIDA significa “Atenção, Interesse, Desejo e Ação” e visa entender o caminho do usuário, criando um modelo de funil para essa conversão.
Para que você entenda melhor, imagine um funil comum… A cada momento, ele vai ficando menor, até chegar ao final em que pouca coisa passa por ele. Certo?
É exatamente assim que funciona no Marketing. Não espere ter 200 visitas e 200 conversões. Geralmente, a conversão é o fundo desse funil, ou seja: menos pessoas passam por ele, porque uma parte delas fica pelo caminho.
Você só precisará analisar de maneira bem cuidadosa para criar seu funil e saber utilizar os dados obtidos. Mais ou menos como se você analisasse cada etapa da conversão. Do caminho percorrido pelo consumidor até a compra.
5. Recompensas digitais
É todo o material online que você pode oferecer que faça o cliente se sentir exclusivo! E-books, webinars e outros tipos de “conteúdos consumíveis” vão fazer com que ele tenha o seu site como um favorito!
Também queremos lembrar que você não terá um retorno imediato desses conteúdos. Você vai investir em criação de conteúdo para fortalecer a sua marca e ser lembrado pelo cliente.
Em determinado momento, quando ele já estiver pronto para a compra, geralmente influenciado por outros conteúdos seus, aí sim ele vai tomar essa decisão.
Um P.S. antes de continuar o assunto: caso essas informações tenham ajudado, compartilhe nas suas redes sociais. Você pode ajudar outras pessoas também.
6. Faça remarketing!
É uma das formas mais garantidas de melhorar a conversão de vendas de forma direta.
Como já falamos, existem vários objetivos dentro de uma estratégia de Marketing, mas no Remarketing: entenda por conversão de vendas a última etapa do funil, a que o cliente realmente compra.
Isso porque o remarketing vai ser como um vendedor insistente atrás do cliente que tem o DESEJO da compra.
Já falamos sobre esse tema no blog, então se quiser se aprofundar em como o remarketing faz esse processo na internet, confira o post: Como o remarketing pode ajudar a aumentar suas vendas?
7. Trabalhe o seu inbound marketing
“Uma maneira de vender para um consumidor no futuro é simplesmente obter sua permissão com antecedência.” – Seth Godin
Não preciso nem falar sobre a gigantesca importância do Inbound Marketing. Com esse conjuntode estratégias, você pode explorar canais diferenciados, em vez de inestir alto e ter pouco retorno no velho Marketing.
Alguns caniais que podem ser muito explorados no Inbound Marketing são as redes sociais e os blogs. Assim, a marca é encontrada pelo que ela pode fazer de diferente na vida do cliente, mostrando que vale a pena estabelecer um relacionamento.
Não vamos nos aprofundar muito nesse assunto aqui nesse artigo, mas você pode acompanhar diversos textos no blog que abordam o tema, como este. Ele é essencial para qualquer estratégia de marketing dar certo na internet hoje em dia.
Então, quando falamos em trabalhar o seu inbound marketing, significa que você deve levar em consideração todas as estratégias de conteúdo e atração.
8. Teste, teste e teste
Quando falo que o marketing de conteúdo demanda tempo, não é à toa! É necessário ter um conhecimento muito amplo do seu público e saber quais assuntos são os mais interessantes para eles.
Para isso, você precisa testar diversos temas e identificar os mais relevantes. Também é interessante investir em tipos e formatos diferentes de conteúdo.
Se você não tem tempo ou know how necessário para fazer várias peças de conteúdo como teste e ver o que funciona, pode ser uma boa ideia terceirizar o seu Marketing.
Uma das formas de fazer isso é usando o Social Media Marketing, já que as redes sociais permitem uma resposta mais direta sobre o que dá certo ou não. Mas você pode analisar também as páginas do seu blog e ver quais conteúdos geram mais cliques ou maior tempo de permanência.
9. Faça pós-venda
Pós-venda não é só cuidar do cliente que comprou o seu produto/serviço. Quando a sua empresa trabalha o pós-venda, o resultado é o ganho de um público engajado!
Um cliente que divulga a sua marca, porque foi simplesmente bem atendido, gera um novo cliente. Logo, a sua empresa ganha uma conversão de vendas.
Lembre-se de que o seu público não deve ser apenas convertido e deixado de lado. Por isso, crie conteúdos relevantes também para quem decidiu que a sua marca vale a pena.
O pós-venda no Marketing se trata do conjunto de ações que são feitas depois do cliente comprar um produto ou contratar um serviço. Investir nessas estratégias significa
Investir nessas atividades significa ter mais chances de vendas no futuro e de ampliar a influência que sua empresa exerce no mercado com a ajuda dos próprios consumidores.
10. Utilize gatilhos mentais
Gatilhos mentais que chamem a atenção do cliente pelo seu subconsciente são fundamentais! Tudo o que você precisa fazer é montar uma estratégia que faça o cliente pensar na sua empresa como uma referência na hora que ele se deparar com o mesmo produto/serviço feito pela concorrência.
Existem 11 gatilhos mentais que você pode usar nos seus conteúdos, que são:
- Autoridade
- Emoção
- Similaridade
- Reciprocidade
- Escassez
- Urgência
- Prova Social
- Porque
- Antecipação
- Novidade
- Dor x Prazer
Claro que existem mais do que 11, mas esses são os melhores para a conversão de vendas. Porém, é importante lembrar do seguinte: NÃO USE GATILHOS MENTAIS EM EXCESSO.
Como assim, existe uma quantidade permitida? Não. Mas o que queremos dizer é que não adianta criar títulos usando gatilhos e conteúdos cheios deles se não houver nada realmente interessante para o público.
Ou seja: aposte em conteúdo de valor e depois pense em gatilhos que possa usar para torná-lo mais atrativo. Caso essas informações tenham ajudado a aumentar sua conversão de vendas, compartilhe nas suas redes sociais. Você pode ajudar outras pessoas também.
Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário. Nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!
Que a força esteja com você!