Já é sabido que duas cabeças pensam melhor do que uma e, nesta mesma lógica, pensar na soma de forças de marketing entre empresas que compartilham um mesmo target, pode ser uma excelente estratégia de comunicação, além de um diferencial competitivo. Seja bem vindo(a) à era do co-marketing!
Como funciona o co-marketing?
A prática de co-marketing, apesar de simples, é altamente impactante e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, justamente pela riqueza da sua proposta: juntar duas ou mais empresas que foquem em um mesmo público, para trabalharem juntas nos esforços de promoção de uma oferta/campanha, produzindo materiais de comunicação relevantes e que auxiliem na atração e retenção de leads qualificados, para todas as marcas do grupo.
Escolher empresas parceiras para o seu time de co-marketing é algo que exige atenção e criatividade. Para tanto, você deve responder a uma pergunta simples: quais produtos/serviços adicionais aprimorariam a experiência do seu cliente com a sua marca, sem gerar concorrência? O coeficiente desta equação é justamente o primeiro norte para a sua campanha. Veja o exemplo do grupo de co-marketing criado abaixo:
a. Marca internacional de bolsas;
b. Rede internacional de salões de beleza;
c. Rede de joalherias.
A proposta: promover as três marcas através de campanhas via Redes sociais e Blogs, com um game interativo entre 3 blogueiras de moda e beleza, que deverão criar o look “High Society Brazil”, cujo vencedor será desfilado no próximo São Paulo Fashion Week, com as peças e tipos de cabelos/maquiagem mais votados pelas clientes e seguidoras das três marcas, através de seus respectivos sites.
Os parceiros de co-marketing promoveriam troca de posts (conheça a técnica de guest posting, clicando aqui), além da produção de materiais de comunicação em conjunto, que promoveriam não somente as marcas envolvidas, mas também os respectivos rankeamentos e engajamento das ações.
E você não precisa ser GRANDE para propor uma parceria de co-marketing. Ainda que tenha uma startup de passeadores de cães, você pode se aliar à Pet Shops de sua região e à uma marca de coleiras específicas, e juntos trabalharem uma estratégia de comunicação simples e rentável para todos, por exemplo! #SomosTodosRelaçõesPúblicas
Co-marketing não é Co-branding
Algumas pessoas confundem estas duas técnicas e por isso resolvemos resumi-las para você:
Co-marketing: ação cooperada de marketing entre empresas que possuem um mesmo público-alvo (buyer persona), com foco na divulgação de produtos/serviços distintos.
Co-branding: união entre duas marcas para gerar um produto/serviço especial, como o exemplo da parceria entre a Hershey´s e a Ovomaltime, que juntas produziram um chocolate ao leite recheado com flocos crocantes, que caiu no gosto popular.
É importante dizer que todo mundo sai ganhando com a união de duas ou mais empresas quando falamos de divulgação!
Se a sua empresa tiver 10.000 curtidas no Facebook e a empresa convidada tem 5.000, então as suas publicações podem ser visualizadas por todas as 15.000 pessoas envolvidas. Daí a importância de montar uma estratégia ATRATIVA para as publicações.
Caso essas informações tenham ajudado, compartilhe nas suas redes sociais, porque você pode ajudar outras pessoas também. Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!
Que a força esteja com você!