Por que o marketing PRECISA acompanhar a tecnologia?

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Por que o marketing PRECISA acompanhar a tecnologia? 2 O desenvolvimento da tecnologia da informação vem trazendo mudanças profundas para a humanidade. É quase impossível, atualmente, imaginarmos a vida sem essas novas soluções. Por exemplo a internet que, desde os anos 1990, com a explosão de computadores pessoais que chegaram na casa das pessoas e trouxe um mundo novo de possibilidades que perdura até hoje. Tanto é assim que é difícil só de pensar em vivermos sem. É só olhar ao redor. Olhar para o mundo. A gigantesca quantidade de pessoas que a utilizam diariamente e também sua influência direta na vida cotidiana. E quando estamos desconectados, parece que ficamos alienados do mundo, sem informações, sem contato com as pessoas. E o marketing não está de fora. Ele caminha junto com esse desenvolvimento tecnológico e traz novidades constantes, conforme a tecnologia também o faz.

A tecnologia e o marketing digital

Alcançando cada vez mais usuários ao longo do ano, a rede mundial de computadores trouxe uma primeira grande mudança para o marketing. É o marketing digital, que se utiliza do ambiente on-line para divulgar empresas, marcas, serviços e produtos. No começo era como se fosse uma reprodução de outras mídias: se pagava e se publicavam anúncios. Eis que, com a chegada da web 2.0, mais precisamente com a chegada das mídias sociais, esse mundo mudou completamente! A partir desse momento e até hoje, o principal não é mais sobre anunciar e vender. O foco das empresas hoje deve ser o de criar relacionamentos com clientes e potenciais clientes. Nessa nova onda o conteúdo e o inbound marketing surgiram como as grandes estratégias de marketing digital. Sua utilização é como obrigatória para e-mail marketing, blog posts, redes sociais e outras plataformas. Vale ressaltar que, de acordo com pesquisa Digital AdSpend 2018, promovida pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), a publicidade digital no país cresceu 25,4% em 2017, o que representa R$ 14,8 bilhões ou 1/3 de todo investimento em publicidade por empresas no Brasil. A expectativa é a de que, dentro em breve, esses investimentos cheguem a superar os valores direcionadas às mídias físicas, algo previsto para ser um acontecimento natural, uma vez que apresenta uma maior efetividade e as pessoas estão cada vez mais conectadas. Essa é, sem dúvidas, uma excelente mostra de como o marketing se apoia na tecnologia. E é justamente por isso que aqueles que querem se destacar no mercado e construir estratégias de sucesso devem acompanhar a evolução tecnológica. E acredite: não é pouca coisa que vem por aí! Dentro em breve deveremos observar a ascensão e consolidação de tecnologias, como big data, inteligência artificial, realidade virtual etc., que já são ou poderão, inclusive, ser exploradas e utilizadas a favor do marketing digital.

Novas tecnologias para você utilizar o marketing digital nas redes sociais

·         Big data

O big data, por exemplo, é uma ótima ferramenta de apoio, pois utiliza a grande capacidade de criação e armazenamento de dados para construir análises ricas, ideais para compreender e prever comportamentos e promover maior assertividade nas tomadas de decisões dentro de uma empresa.

·         Inteligência artificial

A inteligência artificial também não fica atrás. O uso de chatbots, por exemplo, otimiza a capacidade de comunicação em redes sociais. Essa é uma ferramenta de relacionamento cada vez mais presente e que cada vez recebe mais investimentos para se modernizar e construir relações e interações com o público de uma forma natural e não transpareça ser apenas um robô conversando.

·         Realidade virtual

Já é possível postarmos fotos nas redes sociais em 360º. Já andou circulando no WhatsApp um vídeo em 3D. Em relação às redes sociais e interações, temos o Second Life, jogo on-line de realidade virtual, onde é possível criar uma vida e até mesmo anunciar produtos e marcas reais. Em abril de 2017, o Facebook lançou o Spaces que, quase como o Second Life, os usuários navegavam com seus avatares por imagens e vídeos em 360º. Há, ainda, uma rede social chamada vTime, iniciativa da Starship, que também lembra o Second Life, onde as pessoas criam avatares e escolher paisagens diversas no sistema para interagir com pessoas de todo o mundo. E isso é apenas o início do futuro. São apenas alguns dos exemplos de tantas coisas que a tecnologia já fez e está fazendo. Não temos dúvidas de que novas tecnologias serão constantemente desenvolvidas e influenciarão nossas vidas. E o marketing, estará presente em todas elas em busca de obter os melhores resultados para as empresas e para as pessoas. Precisamos aproveitar da melhor forma possível! Gostou deste artigo? Acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso a mais dicas, informações e insights sobre marketing digital. Que a força esteja com você! Até a próxima! Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

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