Por que a experiência d[o consumidor é tão importante para sua estratégia de marketing?

Deixe seu comentário

Experiência-do-consumidor-estratégia-de-marketing-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-002 Você já deve ter visto empresas que não emplacam, mesmo com bons produtos e preços acessíveis. Isso acontece porque não só esses fatores possuem relevância para o consumidor. Existem outras questões tão ou mais importantes. Dentre elas a experiência do cliente, que tem resultado mais positivo do que o preço de um produto. Como exemplo podemos citar uma empresa de e-commerce. Esse tipo de negócio não disponibiliza um atendimento presencial. Todo o processo de venda é feito on-line. Assim, a experiência do consumidor se torna determinante quando falamos da fidelização ou não do cliente. Dados da Forrester Research concluíram que 55% da fidelidade dos clientes de bancos são consequência do acolhimento recebido. No varejo a taxa é de 46,5%. Quando a pesquisa considera experiência e preço, os percentuais aumentam e passam para 56% e 47%, respectivamente. Mas em todo e qualquer setor, seja indústria, comércio ou serviços, é indispensável que o consumidor sinta que ele é mais do que apenas um número.

 

Como a experiência do cliente pode ajudar em sua estratégia de marketing?cento-e-vinte-por-que-a-experiencia-do-consumidor-e-tao-importante-para-sua-estrategia-de-marketing H2

Tudo começa com a estruturação organizacional e o foco no mindset (são convicções que interferem intimamente no pensamento e no comportamento das pessoas), direcionado ao cliente. E como consigo isso?
  • Desenvolvendo estratégia de marketing

Para isso, há de se fazer uma estratégia de marketing completa, desde o início do desenvolvimento do objeto da venda até a finalização da compra por parte do cliente. Nenhum desses momentos deve ser deixado de lado nesse processo.   Ao desenhar o produto e o método de divulgação pensando em como será a experiência do consumidor e em como agregar valor a ele, as chances de sucesso são maiores.
  • Sabendo quem é seu cliente

Você precisa conhecer seu cliente a fundo. Saber seus gostos, seus interesses, seus hábitos, tanto de compra como estilo de vida, rotina etc. É fundamental, ainda, mapear o relacionamento que há entre o indivíduo e a empresa, marca ou produto. Esse processo envolve várias etapas, como criação do produto, venda e pós-venda.
  • Desenvolvendo um diferencial competitivo

Quando se tem dados do perfil do consumidor, pesquisa de mercado e de concorrentes, torna-se mais fácil criar um diferencial competitivo que atraia os consumidores para comprar seu produto ou serviço. Esse fator é importante nesse mercado competitivo, no qual há muita concorrência com produtos e preços semelhantes. Esse diferencial competitivo pode ser um fator decisivo para a decisão de compra.
  • Monitorando

Monitorar e acompanhar de perto o mercado, seus produtos, seus consumidores, todas as movimentações e interações também confere à sua empresa um diferencial competitivo. Porque, assim, você tem possibilidades de saber o que estão falando de você, alterar o que é necessário e saber, também, o que está acertando e, desse modo, promover melhorias.

E o que acontece quando a experiência do cliente não é boa?

Provavelmente ele não voltará a comprar de sua empresa e ainda há grandes chances de ele fazer comentários não positivos que estarão visíveis em redes sociais ou sites de reclamação, canais os quais outras pessoas terão acesso à leitura e ficarão ressabiadas em consumir seu produto ou serviço. Uma compra que não é entregue ou chega fora da data prevista ou um produto com defeito são exemplos de situações que deixam o cliente bastante insatisfeito. Também podemos citar um produto que é diferente do anunciado. Pode ser uma foto que não aparenta ser o que foi adquirido ou mesmo um curso com um conteúdo não claro ou com falta de dinâmica e outros fatores.  

Quais benefícios sua empresa terá com um bom atendimento?

Um de seus diferenciais deve ser a qualidade no relacionamento com o consumidor. Essa é a porta de entrada para a melhor experiência do consumidor. Desse modo o produto ou serviço se tornam coadjuvantes e o cliente o protagonista nesse processo de venda.   O intuito é que a atenção dada ao cliente seja mais valorizada do que o preço propriamente dito. O retorno positivo não ficará em um simples “obrigado”. A recompensa será maior! E, dentro dela, podemos citar, entre outros:
  1. Maior probabilidade de fidelização do cliente
  2. Fortalecimento da marca
  3. Melhor engajamento
  4. Diminuição do ciclo de vendas e gastos com marketing
  5. Bons resultados de investimentos, ticket médio e lifetime value (tempo de vida do cliente)
Recorde-se sempre de que um consumidor fiel defende sua marca, volta a comprar e traz novos clientes para comprarem com você! Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas de marketing para sua empresa. Que a força esteja com você! Até a próxima! Postado por Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br      

*Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bdi-glossário-120-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Bellow The Line

A Bellow the line, ou “abaixo da linha”, é uma ação segmentada, em que a empresa procura falar com cada um de seus clientes. É