O que é transmídia?

Deixe seu comentário

O que é transmídia? 1   A gente consome informação o dia todo por meio de diferentes plataformas de mídia. Ouvimos rádio, vemos televisão, acessamos redes sociais e sites de internet, por exemplo. Essas amplas possibilidades de consumir e transmitir mensagens fizeram surgir novas possibilidades no marketing e comunicação. E uma delas é a transmídia, uma forma de aproveitar todas essas possibilidades em variados canais.

Entendendo a transmídia O que é transmídia? 2

Para explicar transmídia, vamos primeiramente explicar o conceito de convergência. Convergência seria a transmissão da mesma informação, no mesmo formato, em diversos canais. Pode ser uma imagem ou um vídeo. Podemos usar de exemplo a Netflix. Você assiste ao mesmo conteúdo na TV, no tablet, no computador, no celular. Com o Spotify acontece o mesmo. Você escuta a mesma música em variados dispositivos. O nosso tablete e nosso celular também é outro exemplo de convergência. Neles há a calculadora, que também está presente no computador e o próprio aparelho calculadora. Tem ainda uma câmera, que pode ser encontra como simplesmente câmera fotográfica sem a necessidade de um dispositivo móvel. E por aí vai. Já uma estratégia transmída não replica o mesmo conteúdo em diferentes canais, pelo contrário. Ela divulga conteúdos diversos, porém relacionados, com formatos específicos nos diferentes canais disponíveis. Como exemplo podemos citar o mundo dos HQs que tem histórias próprias. Daí vira desenho, filme ou mesmo jogos de videogame. Por mais que algumas histórias se repitam, cada formato tem sua vida própria e sua sequência independente. Outro exemplo é a narração de um jogo de futebol que pode ser assistida pela TV, pelo rádio ou pela internet. Na TV você vê imagens e escuta a narração, os comentários, os repórteres em campo entrevistando ou acompanhando de perto as ações. No rádio você escuta o locutor e imagina de acordo com sua narração os lances ou escuta os comentaristas e os bastidores. Já na internet, se não for por imagens de câmeras, você acompanha a atualização por escrito dos principais lances. Assim, são utilizados diferentes canais para a construção de uma história mais ampla. É possível consumir apenas uma ou mais mídias e ver a história parcialmente ou consumir todos e ter a visão total e todas as versões, a depender do tipo de conteúdo. Essa é uma estratégia que não é utilizada apenas nos estúdios de cinema, HQs etc. Os veículos de comunicação também usam cada vez mais para atingir o público mais jovem, no caso de transmitir uma mensagem nas redes sociais.

A transmídia e o marketing de sua empresa

A trasmídia não está disponível apenas para os grandes da comunicação e pode ser adotada em sua estratégia de marketing. Se bem realizada, aumenta o engajamento de sua audiência, aproxima seu público-alvo e aumenta a fidelização. É possível unir as diferentes plataformas para uma ação de divulgação de sua marca ou produto. Por exemplo utilizar uma ação na qual você conta uma história, relacionada à sua empresa, sua marca ou seu produto. Aqui você pode utilizar recursos do storytelling e a jornada do herói para transformar essa história atraente para seu público, com cada mídia de seu modo. Você pode dividir a história em diversos fragmentos e publicar em diferentes canais e redes sociais de forma que elas se completem e o usuário necessite acompanhar todas as plataformas para entender ela por completo, mas que se faça entendida, que faça sentido em cada um desses canais quando lida/vista à parte. Nesse momento haverá sempre um convite ou gatilho que permita a audiência acessar esses outros canais. Assim, quem quiser acompanhar o todo, movido pela curiosidade, poderá fazê-lo com facilidade. Vale lembrar que essa é apenas uma das inúmeras possibilidades proporcionadas pela variedade de canais de mídia que dispomos. Com criatividade é possível realizar ações de grande impacto e resultados mesmo para negócios locais. A forma como a estratégia será adotada e os canais utilizados irá depender sempre, é claro, de seus objetivos e público-alvo. Assim como você, seus consumidores também acessam diferentes mídias durante o dia. Aproveite esse fato para conquistá-los e encontra-los independentemente do canal que eles usam. E para ter acesso a mais dicas de marketing para seu negócio continue acompanhando nossas redes sociais. Que a força esteja com você! Até a próxima! Postado por Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br  

*Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Consumidor-glossário-120-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Consumidor

No Brasil, existe uma lei (8.078), foi criada em 11 de setembro de 1990, que determinada que toda pessoa física ou jurídica, que faz uso

Landing-pages-o-que-sao-de-conteudo-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-002

Landing Pages – O que são?

As landing pages tem como objetivo trazer o cliente para a sua empresa através de argumentos diretos. Nesta página o cliente deve ser bombardeado de