Follow up – Se vender, faça!

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Follow up - Se vender, faça! 2 Um dos procedimentos mais importantes para a venda é o follow up. Quando realizado corretamente aumenta o número de conversões e o índice de fidelização. A expressão follow up, que traduzida significa acompanhar, pode ser dividida em três etapas no processo de vendas: antes da venda, durante e no pós-venda. Se nas duas primeiras etapas a prática é obrigatória, um erro comum em empresas é não realizar esse acompanhamento após a concretização da venda.

Não abra mão do pós-venda! 

Em um mercado altamente competitivo muitos profissionais de vendas se atentam às metas de vendas e se esquecem de valorizar aqueles que já são seus clientes. Um dado amplamente conhecido é que conquistar um cliente novo custa para as empresas de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar aqueles que já consumiram seus produtos ou serviços. Mas, se isso não é o bastante para convencer da importância de realizar um pós-venda atencioso, pense na questão abaixo: Você precisa comprar um produto do qual não tem muito conhecimento. Ao fazer uma pesquisa descobre que existem duas marcas fabricantes, X e Y, ambas com pontos positivos fortes e fica em dúvida. Para sanar suas dúvidas, você pergunta aos seus amigos do facebook se alguém já usou e alguém diz que usa a marca X e está feliz com ela. Nessa situação, você escolheria X ou Y? Seus clientes são seus melhores vendedores! Você precisa mantê-los por perto e cultivar o relacionamento mantendo sua marca e sua empresa sempre fresca na memória.

O marketing digital e o follow up 

Em uma época não tão distante, o acompanhamento pós-venda era feito predominantemente via telefone e dependia do esforço e boa vontade dos vendedores. Hoje com a internet é possível cultivar esse relacionamento através de diferentes ações de marketing digital. Através de e-mails marketing, por exemplo, é possível enviar pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra e assim ajustar seus processos. As redes sociais cumprem papel crucial também, através das mensagens que podem ser trocadas hoje como se a página fosse um amigo no facebook. Além disso, é possível abastecer seu cliente com conteúdos que sejam relevantes para lembrá-lo que a sua marca está lá para ser ouvida. Não é preciso empurrar seu produto/serviço listando todas as maravilhosas vantagens e benefícios da aquisição. Ele já sabe disso! Aqui o objetivo é especialmente gerar valor e criar uma relação estreita entre consumidor e marca. A fidelização diminui os perigos das alterações no mercado, possibilita a elevação do ticket médio, contribui na atração de clientes entre outras vantagens. Se você busca o sucesso de sua empresa integre o follow up na sua rotina de trabalho. Faça uso do marketing digital e nutra seus relacionamentos! Seus resultados agradecem. Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon! Que a força esteja com você! Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

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