Que lição de marketing podemos aprender com o Uber?

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Que lição de marketing podemos aprender com o Uber? 1 Quando pensamos nas grandes empresas da atualidade é impossível não citarmos o Uber. A empresa norte-americana revolucionou o sistema de transporte particular, setor tradicionalmente dominado pelos táxis. Não, é claro, sem polêmicas e até mesmo, como consequência, ser banido de alguns países, como, por exemplo, na Alemanha. Seja como for, porém, é inegável que a Uber vem dando uma valiosa lição de marketing que deve ser aprendida por todos, mesmo se sua atividade não tiver a ver com transporte de passageiros.

Uber e o marketing: encantar é a grande missão

Uma das principais forças do Uber está no sistema de avaliação dos motoristas e passageiros, disponibilizado pelo aplicativo. Após utilizar o serviço, o passageiro pode, se for de sua vontade, dar uma pontuação de 1 a 5 ao motorista. Com isso, a empresa possui um feedback imediato daqueles que prestam serviço em seu nome. E, para manter a qualidade dos serviços, exigem que esses prestadores possuam uma nota mínima, punindo com suspensões e até exclusão os que estão abaixo dessa média. Essa realidade cria a necessidade de os motoristas estarem sempre pensando em alternativas para encantar e conquistar seus clientes. O resultado é um processo de melhoria e preocupação contínua com a qualidade do serviço oferecido. E isso pode ser notado pela limpeza dos automóveis, educação dos motoristas, oferecimento de balas, água, carregador de celular e até mesmo perguntar se o passageiro deseja que seja ligado o ar-condicionado ou de trocar a estação de rádio, dentre outros detalhes. Essa é uma cultura implementada que acaba por atingir a todos que trabalham com a empresa, que repetem essa ação.

E esse encantamento é uma lição de marketing valiosíssima!

No marketing digital, o encantamento é essencial e deve estar presente em todos os estágios do planejamento, desde e-mails, textos para blog e, principalmente, nas redes sociais com o engajamento com os clientes e possíveis clientes. E devem ser encontradas também no pós-venda, para garantir que o cliente volte a adquirir produtos e serviços de sua empresa. Conteúdos que encantam aumentaram satisfação e confiança dos visitantes, além de serem mais compartilhados. Assim, suas ações serão promissoras para atração e fidelização dos clientes. Porém, essa não deve ser uma missão exclusiva do marketing digital. Todos os processos de sua empresa devem buscar esse objetivo. Especialmente aqueles que lidam com o atendimento ao público, uma vez que possuem uma relação direta com os potenciais clientes. De pouco adianta você utilizar o marketing digital de forma incrível se na hora que o cliente contatar sua empresa for mal atendido. Portanto práticas que visem esse objetivo de encantamento devem ser estimuladas. As startups e novas empresas, como o Uber, já perceberam essa importância. E a sua, quando irá ter o encantamento como cultura? Gostou deste artigo? Para ter acesso a mais dicas de marketing para seu negócio, acompanhe nossas redes sociais. Que a força esteja com você! Até a próxima! Postado por: Cento e Vintewww.centoevinte.com.br

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