E-mail marketing – checklist do sucesso

Deixe seu comentário

e-mail-marketing Quem diria que ainda hoje o e-mail marketing continua a ser uma das ferramentas mais poderosas de marketing digital? Para isso, é claro, contar com estratégias efetivas é fundamental, como as que mostramos neste artigo. Ter em mãos uma boa lista, dosar a frequência de envio, personalizar conteúdo e adotar disparos automáticos são algumas delas. Para te ajudar a ter ainda mais sucesso com a ferramenta, confira nosso checklist com estratégias de marketing que você precisa utilizar.

E-mail marketing: checklist de estratégias

 
  • Chame atenção logo com o assunto do e-mail

Você pode oferecer um conteúdo excelente em seu e-mail, se ninguém abri-lo sua estratégia de marketing terá naufragado. Antes de disparar seus e-mails marketing confira se o assunto está chamativo, interessante, atrativo e criativo.  
  • O tamanho do assunto importa

Lembre-se que vivemos na era dos dispositivos mobile e o marketing precisa se adaptar a eles. Assuntos muito longos podem ser cortados pelas telas de smartphones. O ideal é tenham entre 20 e 40 caracteres.  
  • Crie e-mails que transpareçam personalizados

Na era da hiperinformação as pessoas tendem a descartar aquilo que sentem que não foi escrito especialmente para elas. Variáveis, como o nome do lead, assim como outras informações sobre ele que sejam relevantes, podem fazer com que um e-mail feito para muitos seja recebido como um personalizado e, assim, atraia a abertura e a leitura.  
  • O bom português importa MUITO

Erros de gramática e sintaxe podem levar a sua estratégia de marketing para o buraco e acabar com a autoridade e a confiabilidade de sua marca. Antes de disparar um e-mail marketing tenha certeza que não haja erros gramaticais de digitação ou de sintaxe.  
  • Seu e-mail marketing deve conter texto e imagem

Para se ter uma boa taxa de entregabilidade, uma campanha de e-mail marketing deve ter 40% de imagem e 60% de texto. E-mails apenas com imagem ou apenas com textos não são recomendados. A primeira opção pode ser caracterizada como spam. Já a segunda, pode tornar a leitura cansativa e nada atrativa.  
  • Palavras em caixa-alta com moderação

Textos escritos apenas em caixa-alta costumam ser barrados pelos filtros de spam dos servidores de e-mail. Você pode utilizar esse recurso, mas somente em alguma palavra ou outra que queira dar destaque. Para chamar a atenção de sua audiência você também pode utilizar o negrito, itálico ou até mesmo aumentar o tamanho da fonte de algum trecho.  
  • Evite certas palavras

Algumas palavras são típicas de spam como: grátis, desconto, clique aqui, free, entre outras. Caso utilize em seu texto as chances de que os servidores identifiquem seu e-mail como spam são altas.  
  • O tamanho do e-mail também importa

Textos muito longos, se não forem muito relevantes e muito bons, irão cansar seus leitores e fazer com que percam o interesse. Além disso, e-mails muito longos podem ser cortados pelos provedores exigindo que usuário clique para visualizar todo conteúdo. Nesse momento, muitos irão sair de sua mensagem.  
  • Emojis estão liberados!

Os emojis são uma importante ferramenta de comunicação no ambiente digital e podem ser usados a favor de sua estratégia de marketing. Eles ajudam a humanizar sua mensagem e a criar uma conexão com seus leitores.  
  • Botão call-to-action (CTA) é essencial

Um CTA é uma chamada à ação. Como exemplo temos frases, como: “Acesse o link”, “Quero baixar o e-book”, dentre outras. É ele que dá sentido à sua campanha de e-mail marketing, de modo a induzir o lead a dar o próximo passo e evoluir na jornada de compras. E a posição que esse botão está inserido no e-mail marketing também faz a diferença. O ideal é que ele esteja visível sem a necessidade do leitor rolara página com o mouse.  
  • Nunca omita o botão de descadastrar

Já aconteceu com você de procurar a opção de se decadastrar de uma lista de e-mails e não a encontrar? Muitas empresas tentam esconder a opção para, assim, “segurar” o lead de maneira artificial. Essa atitude, além de irritante, fará com que muitos usuários marquem seu e-mail como SPAM, prejudicando suas taxas de entrega futuras. Deixe sempre a opção de descadastramento à vista em seu e-mail.  
  • Cuidado com o que pode ser considerado SPAM

Isso quer dizer que você não deve enviar conteúdos que não estejam relacionados com aqueles que seu lead aceitou receber. Se você prometeu que o cadastro em sua newsletter iria fazê-lo recebessem conteúdos de seu blog, por exemplo, não encha a caixa de seus contatos com ofertas ou outros assuntos não solicitados e que não tenham a ver com o que foi proposto. Essa atitude apenas irá irritar, provocar o descadastramento e manchar sua reputação.  
  • O design importa

O design de seu e-mail marketing influencia diretamente as métricas de sua campanha. As cores são muito importantes e impactam a forma como a mensagem será recebida, os sentimentos e sensação do leitor. Tome bastante cuidado com a cor do botão do CTA, que deve contrastar com o restante do conteúdo para chamar a atenção. Você pode fazer um teste AB com cores diferentes no design para saber qual sua audiência mais se sentiu atraída. Com as estratégias de marketing certa seu e-mail marketing será um grande aliado de seus resultados. E para ter acesso a mais dicas de marketing para seu negócio curta nossas páginas nas redes sociais. Que a força esteja com você! Até a próxima! Postado por Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

*Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ARTIGOS RELACIONADOS