Como vender uma caneta?

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Como vender uma caneta? 1 No sucesso do cinema “O lobo de Wall Street”, há uma cena icônica que serve de exemplo a todos aqueles que trabalham com vendas. Nela, o personagem principal, Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, é um corretor de ações que pede para membros de sua equipe venderem uma caneta a ele. O sucesso dessa cena foi tanto que atualmente a questão “como vender uma caneta” é utilizada até mesmo em processos seletivos.

Estratégia de vendas: meios para “vender uma caneta”

A situação é desenvolvida da seguinte forma: O potencial vendedor solicita ao personagem principal que escreve seu nome em um papel. Mas ele não tem uma caneta pra escrever. Ou seja, o vendedor criou, assim, uma necessidade. Criar a necessidade e oferecer uma solução eficaz é uma das principais estratégias de vendas utilizadas no mercado. E isso por um simples motivo: ela funciona. Mas nem sempre a situação é tão simples quanto a retratada no filme. Afinal, produtos e serviços costumam ser mais caros e complexos que uma caneta. Para que o vendedor seja capaz de criar uma necessidade real ligada a uma solução para seu cliente é preciso primeiro conhecê-lo. É tudo uma questão de estratégia de vendas. Para isso é importante que a estratégia de venda seja pautada, inicialmente, em mais ouvir do que falar. Mais perguntar que responder. Com as perguntas corretas você passa a conhecer seu potencial cliente, a compreender seus anseios, gostos, problemas e expectativas. Nunca é demais lembrar o conceito moderno de venda que trata não de simplesmente vender um produto ou serviço, mas a experiência do consumidor. Essa transformação provocada pela experiência procurada irá variar de pessoa a pessoa e, por isso, não possui uma fórmula única a ser aplicada. Por isso, saber perguntar e saber ouvir é uma habilidade essencial para aqueles que trabalham com vendas. A partir das respostas dadas é possível realizar, inclusive, outras mais elaboradas com algum conhecimento sobre seu prospect para saber ainda mais sobre ele. Após ouvir e compreender as necessidades e anseios dele, lembre-se que vender se trata de contar um história de forma eficaz. Conquiste seu cliente trabalhando as informações coletadas, a necessidade criada e a transformação gerada. Assim, sua estratégia de vendas permitirão a você vender uma simples caneta, mesmo quando ela não é um objeto de desejo. Gostou deste artigo? Acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso a mais dicas e informações de marketing e vendas. Até a próxima! Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

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