Clickbait – O que é e por que a sua marca deve tomar cuidado com o isso?

Deixe seu comentário

Clickbait - O que é e por que a sua marca deve tomar cuidado com o isso? 1 No marketing digital existem diversas técnicas utilizadas para atrair os usuários da internet. Entre elas uma de grande destaque e cercada de polêmicas é o clickbait. De nome você pode, a princípio, não reconhecer e até mesmo pensar que não conhece, mas, muito provavelmente, você já viu por aí e até mesmo “caiu” nele, mas não sabia que tinha esse nome. Ficou curioso para saber como funciona? Nós contaremos a você logo abaixo! Confira.

Clickbait: fisgando usuários

Está você navegando pelo Facebook ou alguma outra plataforma da internet, quando, de repente, uma manchete prende sua atenção, deixa você curioso a ponto de clicar no link para saber mais detalhes.

É como se estivessem jogando uma isca que atiça sua curiosidade e, por consequência, sua expectativa. Se você se identificou com a situação, você caiu em um clickbait. Conhecido como “isca de cliques”, o termo faz referência a um conteúdo on-line que costuma ter por objetivo gerar receita de publicidade. Para isso, ele procura atrair o maior número de pessoas possível, utilizando manchetes curtas e incompletas, imagens chamativas, dentre outros métodos que sejam impactantes, até mesmo sensacionalistas, deixando, assim, o usuário curioso e interessado em clicar ou compartilhar aquele link. Para quem está em busca de visitantes no site parece a técnica ideal, certo? Pois é. Mas, de forma geral, o clickbait possui uma imagem negativa diante dos usuários de internet. Isso porque, em sua grande maioria, o conteúdo oferecido não é muito confiável, completou ou relevante. Aqui, a busca por cliques supera a preocupação com a qualidade. O incômodo com esse tipo de link é tanto que redes sociais como o Facebook, por exemplo, vêm tomando medidas para inibi-los.

O clickbait e o marketing digital de sua empresa

O uso de iscas para atrair visitantes pode não ser muito bem-visto, mas a verdade é que ele funciona e é amplamente utilizado, inclusive por grandes portais de conteúdos. E você pode até utilizá-lo em sua estratégia de marketing digital, desde que com cuidado e moderação para que seu conteúdo não seja classificado como fake news (notícias falsas). O grande segredo para que sua empresa não seja vista apenas como uma caçadora de cliques é a qualidade do conteúdo. Seu link pode até ser chamativo desde que não se exceda. Ele deve levar a um conteúdo relevante, de qualidade e que seja associado ao seu negócio, produto ou serviço. Sua audiência busca algo que seja capaz de fornecer um aprendizado. Portanto você deve ter muito cuidado com a expectativa que irá causar. Quanto mais alta ela for, maior será a decepção caso ela não seja atendida. Nesses casos, acredite: você irá perder potenciais clientes que dificilmente voltarão a confiar em sua empresa e, provavelmente, podem, inclusive, deixar de seguir você nas redes sociais. Por isso, tenha muito cuidado e tenha sempre a moderação e a ética como regras no uso dessa técnica. Dessa forma, você poderá se valer apenas de seus pontos positivos e irá ver as visitas de suas páginas aumentarem. Quer ficar por dentro de todas as novidades de marketing digital? Continue acompanhando nosso blog e nossas páginas nas redes sociais para ter acesso a todos os nossos conteúdos! Que a força esteja com você! Até a próxima! Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

*Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Target-glossário-120-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Taxa de Rejeição

Também chamada de “bounce rate”, a taxa de rejeição refere-se a métrica que demonstra o nível de abandono de uma página, ou seja, a porcentagem

Marketing-multichannel-glossário-120-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Marketing Multichannel

O multichannel é a utilização de uma mesma estratégia de marketing em diversos canais de comunicação, ou promocionais. Esta metodologia potencializa o alcance de uma

Transmidia-glossário-120-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Transmedia

Transmedia é um método onde o mesmo conteúdo é enviado por diferentes mídias, sem que ele seja modificado. Na verdade são complementares. Isto é, o

Cento-e-vinte-blog-glossario-37

CPA

Custo Por Aquisição (CPA), é uma das formas de fazer a cobrança de anúncios que são divulgados na internet. CPA é o modelo mais caro