Qual a diferença entre ROI, ROMI e ROAS?

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Qual a diferença entre ROI, ROMI e ROAS? 2 O marketing digital fornece ferramentas que permitem acompanhar de perto o desempenho de suas ações e estratégias. Quando sabemos utilizar essas métricas corretamente elas se tornam grande aliadas de nossos resultados. Com elas podemos conhecer nossos pontos fortes e pontos fracos e, assim, nos permitem uma tomada de decisão assertiva. Entre as métricas mais importantes estão aquelas que indicam o retorno obtido com uma ação. São elas que irão indicar se seus investimentos e esforços em marketing digital estão valendo a pena! Continue acompanhando aqui para entender o que é ROI, o que é ROMI, o que é ROAS e como utilizá-las.

Métricas sobre retorno: ROI, ROMI e ROAS

  • O que é ROI?

Das três métricas aqui apresentadas, ROI, sigla para return on investimento (ou retorno sobre investimento, em português), é a mais conhecida. Nos últimos anos o termo ganhou grande popularidade e se tornou um dos principais indicadores de desempenho no marketing. O objetivo de calcular o ROI é compreender a relação entre o que foi investido sobre os ganhos ou perdas. Seu cálculo é representando pela fórmula: receita – custo/custo = ROI Leia também Como aumentar o ROI do seu negócio?.
  • O que é ROMI?

ROMI é a sigla para return on marketing investiment, traduzido para o português como retorno sobre o investimento em marketing. Ele é muito parecido com o ROI, contudo considera apenas o que investido diretamente em ações de marketing. Assim, ele permite uma análise mais específica focando apenas nesse fator dentro de sua empresa. Seu cálculo é representado pela fórmula: (receita líquida – investimento em marketing)/investimento em marketing = ROMI
  • O que é ROAS?

ROAS (return on advertising spend), ou retorno sobre gastos com publicidade, em português. Como o nome indica, essa métrica procura mostrar o retorno obtido sobre o investimento em propagandas. Seu cálculo é representado pela fórmula: (receita – investimento em publicidade)/investimento em publicidade = ROAS

Quando utilizar cada uma das métricas?

Agora que já sabemos o que é cada uma das métricas de retorno e como calculá-las, vamos entender quando utilizar cada uma.
  • ROI

Deve ser utilizado sempre que quiser saber a viabilidade dos investimentos realizados em diferentes setores de seu negócio. Ele pode ser usado tanto para investimentos financeiros, equipamentos ou marketing digital.
  • ROMI

Contribui para avaliar resultados de diferentes ações de marketing que são desenvolvidas por sua empresa. Com um olhar focado em algo específico, é um poderoso aliado para alinhar e ajustar seu marketing e saber o quanto as estratégias utilizadas beneficiam a empresa e seu lucro.
  • ROAS

Deve ser utilizado caso realize investimentos em ferramentas de anúncios pagos, com o Google Ads e o Facebook Ads, por exemplo otimizar o custo por clique (CPC) de suas campanhas ativas. Você pode usá-lo, também, quando há outras campanhas publicitárias integradas em suas estratégias. Aproveite as ferramentas disponíveis e dados possíveis de serem computados no marketing digital para analisar e ajustas suas ações sempre em busca dos melhores resultados. Gostou deste artigo? Curta nossas páginas nas redes sociais e tenha acesso a muitas outras dicas de marketing para o seu negócio. Que a força esteja com você! Até a próxima! Postado por Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

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