Calendário de pautas – Você tem um?

Deixe seu comentário

Calendário de pautas - Você tem um? 2 O marketing de conteúdo é, atualmente, a melhor opção para trabalhar sua marca, produtos e serviços na internet. Por meio dessa estratégia você atrai, engaja, cria relacionamentos, captura leads para, assim, ter maior possibilidade de convertê-los. Não é à toa que empresas de todos os tamanhos e segmentos investem cada vez mais na produção de conteúdo como parte da estratégia de marketing. Mas, para gerar os resultados esperados, contar com um bom planejamento é de extrema importância. E nele incluir, dentre outros itens, um calendário de pautas para os textos a serem criados e postados em seu blog.

O calendário de pautas e o marketing de conteúdo

Antes de entender a importância de contar com um calendário, é preciso compreender sobre o que é uma pauta.

De maneira geral, podemos definir uma pauta como o tema/assunto que será desenvolvido em um artigo. Além disso, é importante que ela contenha as especificações, como persona a que o texto se destina, para qual etapa do funil, linguagem utilizada, CTA desejada etc. A pauta funciona como um mapa que irá direcionar o trabalho do redator para que o artigo alcance as expectativas. Quando falamos de marketing de conteúdo, sabemos que o bom planejamento é fundamental, certo? Sem planejar adequadamente, dificilmente ou mesmo até podemos dizer que seja impossível saber onde exatamente chegar e quais passos dar para alcançar esse objetivo. A chance de ficar pelo caminho é grande. E esse planejamento não deve focar apenas nos canais, mídias e formatos que serão utilizados, mas também nas pautas. É aí que entra a elaboração do calendário, que permitirá construir um conteúdo para sua empresa de maneira estratégica e certeira. Quanto tempo esse calendário deve abarcar? Pelo menos seis meses. Mais do que isso corre-se o risco de perder relevância em um mundo tão volátil. No momento de elaboração desse calendário, é importante considerar os objetivos, mas também fatores internos e externos, além de tendências. Isso significa que essa não é uma ação simples ou que será feita em poucos minutos. E também não quer dizer que esse calendário não possa sofrer alterações para incluir textos ainda mais imediatistas. Porém, realizar um rascunho e a todo instante mudar as pautas programadas é um “não planejar”. E, quando isso ocorre, sua empresa entra em um modo reativo e pode perder oportunidades, tempo e dinheiro. O ideal é que a elaboração do calendário de pautas ocorra junto com a equipe de planejamento, para as outras ações programadas casarem com as pautas de textos para blog, de modo a realizar um marketing de conteúdo mais eficaz. Assim, seus conteúdos estarão em total sintonia com os objetivos e estratégias da sua empresa para o período. E você investe melhor seus recursos e faz o marketing trabalhar em prol de seus resultados efetivamente.

Como montar o calendário de pautas?

Contar com o auxílio de uma agência de marketing digital ajuda muito e faz toda a diferença para todo o planejamento estratégico de ações para a sua empresa. Os especialistas estão sempre por dentro das melhores estratégias, conhecem o ambiente digital, monitoram tendências, não agem por impulso ou achismos, mas, sim, com estratégia e conhecimento. Se a sua empresa não possui internamente um profissional capacitado e dedicado para cuidar do marketing de conteúdo ou mesmo não possui uma agência de marketing, procure parceiros. O marketing de conteúdo gera resultados. Basta, para isso, que seja bem planejado, construído e trabalhado. Gostou deste artigo? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas dicas para o marketing de conteúdo de sua empresa. Até a próxima! E que a força esteja com você! Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

*Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ARTIGOS RELACIONADOS

2016-o-ano-da-nuvem-de-novo-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

2016: o Ano da Nuvem (de novo)

Via: CIO | www.cio.com.br No ano de 2016, o mundo estará nas nuvens. Isso será tanto bom quanto ruim A adoção quase completa da virtualização,

Target-glossário-120-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Taxa de Rejeição

Também chamada de “bounce rate”, a taxa de rejeição refere-se a métrica que demonstra o nível de abandono de uma página, ou seja, a porcentagem