Fique tranquilo, seu email está completamente SEGURO conosco.

Podcast como estratégia de marketing digital

Cento e Vinte 19/02/2019 Nenhum comentário Conversão
  • Compartilhe:

Foi em 2004 que o podcast surgiu aqui no Brasil, com o Danilo Medeiros, do Digital Minds, e, de lá para cá, se popularizou e chegou ao auge.

Mas, embora a onda tenha diminuído, ele ainda está entre as formas de mídias mais acessadas.

Segundo uma pesquisa do The Infinite Dial, em 2018, 44% das pessoas entrevistadas afirmaram que já ouviram pelo menos um podcast. Em 2017, eram 40% e, em 2016, 36%.

A grande vantagem é que, pelo fato do conteúdo ser em áudio, não é preciso parar para escutá-lo.

Mesmo uma pessoa estiver no trânsito, caminhando ou correndo o podcast pode ser acessado pelo celular, por meio de um aplicativo, por exemplo.

 

Podcast como estratégia de marketing digital para a empresa

Diversificar é fundamental para que suas campanhas possam alcançar o maior número de pessoas.

E já que existem várias ferramentas para divulgar conteúdos, nos mais variados formatos, é preciso explorar todas elas.

Quando você faz publicações em só um tipo de plataforma elas não alcançam a notoriedade ideal.

Ao planejar uma ação, é importante avaliar o que, como e quando ela deve ser executada.

Se a finalidade é fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso a um conteúdo que você disponibilizou, é indispensável que a divulgação seja ampla.

As estratégias de marketing digital são fundamentais para o sucesso de uma campanha, e o podcast, certamente, contribui com esse fator para sua empresa ou ramo de negócio.

A principal vantagem está, justamente, no fato de poder consumir um conteúdo enquanto realiza uma outra atividade.

Arriscamos a fazer uma pequena comparação com o rádio. Existe uma certa “magia” enquanto escutamos um programa radiofônico e nossa imaginação “corre solta”. Sem falar na descontração.

Essas mesmas características estão presentes no podcast. Os conteúdos podem ser gravados de forma mais extrovertida de modo a fazer com que o ouvinte tenha uma ligação maior com o que está sendo falado.

Essa conexão é fundamental para uma marca, produto, empresa ou serviço.

Com o uso do podcast suas estratégias se tornam praticamente indestrutíveis, já que ele fecha um ciclo de frentes utilizadas em suas campanhas de divulgação.

Quais são os benefícios do podcast?

  • Praticidade

Na correria do dia a dia e, principalmente, para pessoas que estão sempre atarefadas, essa é a melhor maneira de absorver conhecimento.

  • Lucratividade

Como em uma programação de rádio, é possível comercializar pequenos intervalos para a divulgação de anúncios. Obviamente de produtos que tenham a ver com o conteúdo.

  • Acessibilidade

O áudio pode ser ouvido em diversos dispositivos, como computadores, tablets ou celulares.

  • Mensurabilidade

É possível medir o alcance, o número de plays e saber quantas pessoas consumiram o conteúdo ou abandonaram na metade.

Mensurar a campanha é uma análise bastante importante para alcançar seu sucesso.

Dicas para incluir podcast em sua estratégia de marketing digital

  • Equipamento

Antes de mais nada adquira equipamentos de qualidade: um bom microfone é fundamental.

  • Tenha um bom plano

Qual o seu objetivo? Engajamento, prestígio, fornecer conteúdo relevante, angariar novos clientes ou outros?

  • Escolha o tema

Estude o que fará com que seu podcast possa ter destaque.

Pode ser que algum grupo que ainda não tenha sido alcançado ou mesmo um tema que ninguém pensou ainda em discorrer.

  • Outros detalhes do podcast

Defina nome, número de episódios, duração, periodicidade e formato (locutor, entrevistas, convidados etc.).

  • Onde será gravado?

Escolha um local adequado.

Ambientes sem barulho, boa dicção, pronúncia clara, altura correta do áudio e edição de qualidade são somente alguns dos itens indispensáveis.

  • Título chamativo

Promova seu podcast definindo títulos que chamem a atenção.

  • Divulgação

Divulgue em redes sociais, blogs e sites.

Já que você ficou um pouco mais por dentro do assunto, coloque o podcast em sua estratégia de marketing digital.

Gostou deste artigo? Aguardamos sua opinião.


Que a força esteja com você!

Até a próxima!

Postado por Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br