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Growth hacking – estratégia para melhorar o marketing digital

Cento e Vinte 04/03/2019 Nenhum comentário Atração
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Antes de mais nada, é preciso ser dito que growth hacking não é nenhum software, metodologia ou qualquer outra coisa do tipo, ele é uma forma de pensar.

Para que comecemos esclarecendo, o growth hacking foi implementado por Sean Ellis (ex-líder de growth do Dropbox e do LogMeIn e fundador do Qualaroo e do GrowthHackers).

De acordo com ele, o que melhor esse termo é: marketing orientado a experimentos.

Em poucas palavras, é uma forma de trabalhar as oportunidades dos seus serviços com vistas ao crescimento de sua empresa ou marca.

Será o growth hacking uma nova forma de fazer o antigo marketing?

Sabemos que o marketing de anos atrás sofreu muitas mudanças até os dias atuais.

Naquela época não se via tantas ferramentas mensurando cliques, quantificando campanhas e todos esses avanços que hoje são essenciais para medirmos a eficiência de uma estratégia de marketing.

A grande questão aqui é: você está preparado para investir em todos esses recursos disponíveis?

Se a dúvida pairou aí, siga acompanhando este texto.

Implementando o growth hacking em sua estratégia de marketing

Se depois de compreender o que é você sente que pode utilizar essa ferramenta na sua empresa, então, observe que, assim como acontece no funil de vendas, você também precisará seguir estágios nessa estratégia.

O chamado de funil do pirata.

A sigla AARRR ficou conhecida, nos Estados Unidos, como a métrica dos piratas — em razão do grunhido que os corsários faziam.

Em português ficaria AARRI.

A ideia é que o empreendedor dê atenção às cinco etapas do funil para atingir melhores resultados na internet.

São eles:

  • A de AQUISIÇÃO (acquisition)

Nessa etapa são reunidas as práticas para desenvolver o interesse inicial do seu público-alvo.

 

  • A de ATIVAÇÃO (activation)

Quando o seu público já demonstrou interesse, impactá-lo com uma ação causará uma excelente boa primeira impressão.

E sabemos que é ela que fica, não é mesmo?

 

  • R de RETENÇÃO (retention)

A primeira impressão funcionou?

Ok, então o seu cliente está satisfeito e, com certeza, seguirá interessado nos seus serviços e produtos.

 

  • R de RECEITA (revenue)

É aqui que seu cliente irá, de fato, adquirir seu produto, pois ele já se sente convencido de que essa é a melhor compra.

  • I de INDICAÇÕES (referral)

É o famoso “boca a boca”, que nunca sai de moda.

Cliente satisfeito sempre irá falar bem dos seus serviços para as pessoas, e isso publicidade nenhuma muda.

Contudo, podemos observar que todas as etapas dessa estratégia devem ser pensadas analisando a evolução de cada uma delas.

Entenda a importância do Growth Hacking para a sua estratégia de marketing

A sua principal característica está em encontrar meios alternativos para conquistar os objetivos predeterminados.

Para isso, o maior investimento não é o financeiro, é o criativo.

Pense, crie, teste, inove e repita o processo quantas vezes forem necessárias até obter êxito.

Parece mágica, mas não é!

Embora muitos profissionais acreditem que sim, sabemos que não!

Tem muito trabalho envolvido, dedicação e empenho para realizar uma análise comportamental do seu público.

Mas o fato é que os resultados são rápidos e exponenciais.

Antes de mais nada, quem se propõe a adotar essa técnica precisa ter uma visão crítica e totalmente voltada a resultados.

Só assim será alcançada a tal “mágica”.

Vantagens do growth hacking

Cada empresa trabalha de uma maneira, mas o que elas têm em comum é o fato de toda a estratégia ser voltada ao crescimento.

Com o sucesso a partir desse progresso, acontece o conhecido “loop viral”, que nada mais é do que uma forma de acelerar o crescimento de uma empresa.

Nele os clientes passam a dar maior atenção ao produto/serviço por meio das redes sociais e se tornam fidelizados, além de ser mais provável que eles compartilhem as boas experiências tidas.

Isso tudo você consegue por intermédio do growth hacking, o que faz dele uma das ferramentas mais promissoras para negócios atualmente.


Quem usou a estratégia de Growth Hacking e se deu bem?

  • LinkedIn

A ação mais conhecida de growth hacking realizada pelo LinkedIn levou a empresa a ultrapassar a marca de 200 milhões de usuários ativos, segundo dados internos.  

Como eles conseguiram isso?

Bom, se você é veterano nessa rede social, vai lembrar que, no início, apenas quem tinha conta no LinkedIn conseguia ter acesso a perfis.

O que eles fizeram foi reverter isso.

Todo perfil se tornou público e não era mais necessário a criação de uma conta para acessá-lo.

Pode parecer estranho, mas não é.

Isso porque todos os perfis foram otimizados para SEO, ou seja, ao digitar o nome de uma pessoa no Google, o primeiro resultado é com o link direcionando ao LinkedIn.

E são muitas outras empresas gigantes que utilizam essa estratégia de marketing.

E você? Já consegue começar a treinar o olhar para o growth hacking em prol da sua empresa e encontrar gatilhos que auxiliem o seu marketing digital a fluir mais e melhor?

Conta pra gente nos comentários!

Que a força esteja com você!

Até a próxima!

Postado por Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br