Testes AB para Landing Pages: Tudo que você precisa saber!

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Fazer testes AB é fundamental para a sua página e com certeza irá melhorar suas taxas de conversão, já que vai te ajudar a decidir quais elementos são mais persuasivos e cumprem o objetivo de levar o leitor à compra. Quer saber mais? Fique com a gente!

Em resumo, o teste A/B é um método de comparação de duas versões de uma página para descobrir qual tem melhor desempenho.

Essas versões se diferem por variáveis de um elemento, podendo ser uma cor, um texto, uma imagem, um título ou até posicionamento na página. 

Para performar os testes, via de regra, são trabalhados dois elementos denominados Controle e Variação.

  • Controle:  é a página base.
  • Variação:  é a página com um elemento diferente da página base, que é o que está sendo testado.

A eficácia dos testes AB pode ser medida por diferentes critérios, como visualizações de página, cliques, número de assinaturas ou leads de venda. 

A escolha do que deve ser medido vai depender dos objetivos estabelecidos. Em alguns casos, pode ser bom combinar essas métricas para obter insights mais profundos de todos os aspectos.

O que pode ser testado?

As diferenças entre as versões A e B podem ser pequenas ou grandes. Aqui está uma lista de elementos que costumam ser eleitos para o teste A / B:

  • Botões CTA – Call to Action (sua localização, tamanho, cor ou chamada);
  • Títulos e subtítulos;
  • Imagens;
  • Formulários;
  • Copywriting (tamanho, posição e conteúdo);
  • Oferta;
  • Vídeos (presença ou ausência).

Os testes AB não devem ser feitos só uma vez.  O correto é testar diferentes elementos um por um e, em seguida, combinar as informações coletadas para verificar qual das suas soluções é mais amigável e orientada aos objetivos.

Processo de teste A / B

[Imagem mostrando duas versões de páginas]

O teste A/B não é um método complicado e pode ser feito sem problemas se você seguir essas etapas:

1. Reúna dados

O primeiro objetivo dos testes AB é a otimização; procurar como melhorar. Pode ser otimização de receita, melhorias na experiência do usuário ou o que se mostrar melhor. E, para isso, é preciso saber a situação em que se encontra. 

Logo, a primeira etapa deve ser a coleta de dados. Os resultados da análise podem ajudar a entender qual aspecto mais precisa de otimização. Páginas com baixas taxas de conversão ou botões de CTA com poucos cliques podem ser os primeiros alvos.

Para isso, é importante você usar as principais métricas de conversão de uma landing page de sucesso.

2. Defina as metas

Feita a análise da página atual, para fazer as melhorias funcionarem corretamente, é preciso determinar o que se espera obter com elas. Ou seja, definir as suas metas. 

Por exemplo:

Ao definir as metas, você pode acompanhar a eficácia de suas decisões, comparado com os dados coletados anteriormente.

3. Definir Hipóteses

Depois de identificar uma meta e coletar dados relevantes sobre ela, você pode começar a gerar ideias de testes AB que podem ser melhores do que a versão atual. 

Essas ideias devem ser escolhidas tendo o impacto esperado e também a dificuldade de implementação em mente. 

Isso pode ser alterar a cor de um botão, alterar a escrita, trocar a ordem dos elementos na página, ocultar elementos de navegação, entre outras. 

Fazer um brainstorming com sua equipe pode ser uma opção muito boa neste estágio. Você pode escolher 1 ou 2 ideias principais e testá-las em relação à solução atual.

Outras formas de conseguir ideias para abordagens é fazendo uma pesquisa com o público-alvo ou pesquisando exemplos e melhores práticas dentro do que você está mudando.

4. Crie as versões A e B

Quando for decidido as mudanças para implementar, é hora de aplicá-las. 

Existem muitas ferramentas gratuitas e pagas para auxiliar a organizar o fluxo usuários em dois grupos, o de controle (página atual) e o de variação (página atual só que com algum elemento diferente, definido na etapa anterior). Você pode ver algumas delas clicando aqui. 

5. Faça o teste

Ao lançar o teste, tudo que os usuários fazem na sua Landing page é medido e transformado em dados úteis. O experimento dura um certo tempo (o indicado é de 15 a 30 dias) e, quando está completo, é hora de trabalhar os resultados. 

6. Análise os resultados

Todos os dados e métricas de duas versões são reunidos e comparados. Com base nos resultados, se decide qual variante teve melhor desempenho e é capaz de cumprir os objetivos definidos no início.

 

7 Benefícios de usar testes AB

[Imagem mostrando uma página com bons elementos e outra de baixa conversão, com símbolos de aprovação – ou algo relacionado]

 

1 – Mede o comportamento real do usuário 

As pessoas usam um produto sem saber que agora fazem parte do experimento. É por isso que agem naturalmente, o que ajuda a identificar o modelo de seu comportamento com bastante precisão.

 

2 – É um método barato 

Os testes AB não requerem a aplicação de ferramentas caras e a contratação de pessoas que gostariam de testar um produto. Tudo que você precisa é de duas versões do experimento e um software que dividiria os usuários em grupos aleatoriamente.

 

3 – Conteúdo de qualidade 

O teste A / B é uma boa maneira de descobrir qual conteúdo é valioso e funciona melhor para uma página.

 

4 – Design centrado no usuário 

O design de cada página pode ser orientado para as necessidades dos usuários e seus padrões de comportamento, analisando qual realmente faz diferença na conversão. 

5 – Análise mais rápida e fácil

O teste A / B geralmente se concentra em algumas métricas específicas. Então, quando os resultados são entregues, não é difícil determinar qual versão teve melhor desempenho.

 

6 – Tudo pode ser testado

Nem todas as abordagens permitem testar coisas realmente pequenas, como a cor dos botões, fontes ou posicionamento de títulos. No entanto, mesmo esses pequenos elementos podem ter um grande impacto no comportamento dos usuários – e os testes AB permitem tudo isso!

 

7 – Riscos reduzidos

Alguns erros podem custar muito caro se forem cometidos em estágios importantes. Os testes AB podem reduzir os riscos de perder dinheiro devido às decisões de design e conteúdo incorretas. 

 

O que você está esperando para começar a implementar isso?

Se você chegou até aqui, viu que os testes AB são essenciais para melhorar as estratégias de conversão e tirar conclusões embasadas, em vez de se apoiar em achismos. 

A verdade é que temos a tendência de nos apegar a produtos, designs e conteúdos, quando criamos. Depois que usamos nosso tempo para criar algo, desenvolvemos também algo chamado de aversão à perda.

Isso significa que nos apegamos ao que criamos e, mesmo que não seja melhor para o usuário, queremos que dê certo. Os testes servem para quebrar nossas crenças e ajudar a enxergar o que realmente dá resultados e o que é apenas um apego pela sua criação.

Ainda está em dúvida sobre outros elementos de Landing Page e como criar uma? Dê uma olhada nesses outros artigos sobre o assunto:

 

Landing Page! O que é e como criar uma em 2020!

O que é Landing Page e como ela GERA RESULTADOS pro seu negócio

Ah, se você está precisando de ajuda com os testes AB e não faz a mínima ideia de como criar 2 ou mais versões para testar e aumentar as conversões, nosso boss está aqui pra te ajudar. É só clicar no botão abaixo e você fala direto com ele!

 

Publicado por Cento e Vinte

 

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