Como criar um texto mais persuasivo usando argumentos estratégicos

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Você sabe como criar um texto que seja capaz de vender sua ideia, produto ou serviço? Sempre recebemos pedidos de ajuda para aumentar a persuasão nas redes sociais, sites e blogs. Hoje vamos te ensinar como fazer isso. Preparado? Vamos aí!

Antes de começar e pôr em prática tudo sobre como criar um texto cheio de persuasão, primeiro é preciso descobrir qual será o seu principal argumento.

Os argumentos são ideias lógicas que devem ser relacionadas para esclarecer situações ou dúvidas. Afinal, é comum que os seus possíveis clientes tenham dúvidas sobre seus produtos ou serviços e o seu dever é dar as respostas de forma convincente.

“Pare de vender. Comece a ajudar.” – Zig Ziglar, escritor e vendedor

Para ter bons argumentos, não é preciso ser chato ou tentar vender seus produtos a qualquer custo. Na verdade, uma empresa ganha muito mais ao tentar ajudar o cliente do que na própria venda.

Ao descobrir como criar um texto persuasivo e usar argumentos estratégicos para ajudar o seu cliente, ele se sentirá “obrigado” (de uma forma positiva) a te devolver o favor – isso acontece porque temos a necessidade de sermos recíprocos.

Saber como criar um texto persuasivo é ruim? Isso é enganação?

Parte de falar sobre como criar um texto altamente persuasivo é também mostrar que persuasão não é ruim e isso não significa que você está enganando o seu cliente… 

Pense pela seguinte perspectiva: se o seu produto / serviço é bom, por que não fazer com que o máximo de pessoas experimentem, comprovem e mudem de vida?

Na verdade, ser persuasivo é quase que uma obrigação para os empreendedores que têm bons produtos e querem realmente revolucionar o mercado.

Agora que você já sabe que não precisa ter preconceito com vendas, está na hora de usar as estratégias argumentativas nas suas comunicações para aumentar os resultados.

Todos nós temos um ponto, um argumento, mas são as estratégias de argumentação que vão te permitir alcançar os objetivos por meio do texto.

As estratégias argumentativas são as formas com que você vai organizar e apresentar seus argumentos para chegar à conclusão.

Como criar um texto: deixando claro seus objetivos

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Todos os textos são baseados em objetivos, até mesmo aqueles que você faz para as redes sociais. Não reparar nesse detalhe é um erro da maioria dos empreendedores, que acabam não se comunicando com os atuais e possíveis clientes nos canais digitais.

O resultado é catastrófico: uma (falta de) comunicação enorme que leva um certo tempo para ser ‘arrumada’ pelas agências de publicidade e marketing.

Isso porque, ao criar um texto, poucas palavras podem mudar todo o sentido da comunicação e fazer com que o leitor decida comprar de você ou simplesmente esquecer a sua empresa.

Exemplos de objetivos

  • Advogados usam textos de contestação; 
  • Jornalistas usam para apresentar uma notícia;
  • Professores, gurus ou palestrantes usam para ensinar; 
  • Vestibulandos usam para dissertar / defender; 
  • Empresas de cupons usam para comparar;
  • Empresas no geral usam para persuadir.

Ou seja: ao informar / apresentar dados, os objetivos serão totalmente diferentes do que quando ao tentar persuadir o leitor ao comprar um produto. Por isso, as estratégias também precisam ser distintas.

Se você está em dúvida sobre como criar um texto porque não sabe os objetivos, aqui está um exercício:

-> Descreva as suas intenções para fazer aquele texto. Afinal, o que você quer que o leitor faça? 

A intenção da sua argumentação também te ajuda a perceber os objetivos. Então, se você tem mais de uma intenção, escreva um texto para cada uma delas.

Como criar um texto com essas 5 estratégias de argumentação

Agora que você já deixou claro o seu objetivo, está na hora de escolher como criar um texto de alto poder de convencimento, já que as estratégias argumentativas são aquelas que vão ajudar a convencer quem está lendo.

Pode ser que você esteja se perguntando: como estruturar de maneira racional e lógica uma argumentação para convencer o leitor a comprar qualquer coisa?

Simples: veja as estratégias a seguir e escolha a melhor para passar a sua mensagem, de acordo com o objetivo que você já definiu.

1 – Ofereça exemplos e dados

Percebeu que no tópico anterior eu te passei alguns exemplos de objetivos? Não foi por acaso. A exemplificação é um recurso importante na comunicação, seja ela pessoal ou empresarial.

Isso porque, ao ouvir teses teóricas, o nosso cérebro consegue assimilar melhor o texto e entender de forma mais fácil com exemplos práticos que possam justificá-los.

Além dos exemplos práticos, você pode também usar números de fontes confiáveis de pesquisas para fazer com que seu cliente confie mais ainda nos seus argumentos.

Descobrir como criar um texto persuasivo pode ficar mais fácil ao usar esses dados, com os do IBGE, por exemplo, ou de sites jornalísticos que costumam apontar para fontes de grande credibilidade.

Atenção: saber como criar um texto vendedor não é o mesmo que usar falsos dados para enganar os consumidores. Então, tome cuidado ao usar exemplos e repassar dados.

2 – Autoridade

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O gatilho da autoridade é um dos 6 princípios da persuasão citados no livro “Armas da Persuasão”, de Robert B. Cialdini – e não é à toa.

Contar com um especialista para corroborar o posicionamento, cria mais credibilidade para o seu texto e permite que o seu leitor confie com maior facilidade no que você está falando.

Por exemplo:

Você é gerente do departamento de vendas. O diretor está pressionando para atingir as metas e te pede para tomar uma atitude fora do padrão, apesar de não ser o costume. O que você faria?

Quem quer mostrar ética diz que não tomaria nenhuma atitude suspeita, mas repense: o seu diretor, que é reconhecido pelo bom trabalho e está acima de você em hierarquia, te pediu. Será que você correria o risco de não fazer o que ele falou?

Nós usamos a autoridade de alguém, o nível hierárquico ou se ele é um especialista ou não, para decidir o que é certo e errado; depois, então, tomamos nossas decisões.

Se você não é reconhecido como autoridade no seu ramo ainda, pode usar “autoridade emprestada”, mostrando o que outros grandes nomes pensam do que você está falando.

3 – Como criar um texto: causa e consequência

Uma outra ótima maneira de descobrir como criar um texto altamente persuasivo é usando os efeitos positivos ou negativos daquilo que está falando: causa e consequência.

-> Causa (negativo): por que aquele problema está acontecendo? O que ocasionou essa situação?

-> Consequência (negativo): quais foram os desdobramentos dessa causa? Qual foi a conclusão desses problemas e os impactos para o leitor?

Aqui, você conta qual é a causa do problema e a consequência, mostrando logo em seguida como resolvê-lo.

Nesse exemplo acima mostrei como fazer com o cenário negativo, mas é possível também mostrar as causas e consequências positivas de um determinado assunto.

O importante é sempre mostrar a solução no final, que é o seu produto, serviço ou ideia. Para usar esse tipo de comunicação, se pergunte:

  • Quais problemas seu produto / serviço / ideia resolvem?
  • Quais são as causas dos problemas dos seus leitores?
  • Quais são as situações, boas ou ruins, mais frequentes dos seus leitores?
  • Quais são as consequências de resolver esse problema?
  • Quais impactos positivos ou negativos seu leitor terá ao seguir o caminho certo?

4 – Comparação

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Não é de hoje que “a grama do vizinho é mais verde”. Um dos principais apoios a decisões do ser humano é a comparação; estamos sempre querendo saber quais são os diferenciais entre ‘isso e aquilo’ para decidir em que vamos investir nosso tempo e dinheiro.

Esse é o motivo da comparação ser um dos principais recursos da argumentação na hora de ver na prática como criar um texto altamente persuasivo.

Algumas das perguntas que o consumidor mais faz são: por que um produto X não é o mesmo que o Y? Quais são as diferenças entre eles? Como escolher entre os dois e investir melhor?

Quem nunca entrou em uma loja, comprou uma roupa e, só depois de andar um pouco mais, descobriu que tinha outra peça similar e mais em conta?

A sensação é péssima! E é por isso que a maioria dos consumidores pesquisam as diferenças entre um produto e outro, para descobrir qual deles é melhor e não se arrepender da compra.

Por exemplo:

Essa cultura é tão enraizada que você, neste exato momento, está comparando. Essas 5 estratégias de argumentação para descobrir como criar um texto estão sendo analisadas por você para ponderar e decidir qual usar nas comunicações.

Isso também acontece naturalmente com seu cliente. Então, facilite a busca dele e mostre nos seus textos, de forma sincera, quais são os pontos positivos e de melhoria entre os seus produtos e os dos concorrentes. A sinceridade é um recurso poderoso de vendas.

Então, em vez de apenas falar sobre o seu produto, compare e mostre por quais motivos o investimento do leitor vai valer a pena no que você está vendendo.

5 – Como criar um texto: conte histórias

Falando de culturas enraizadas, não poderia deixar de lado a grande aliada do ser humano, capaz de nos fazer aprender e evoluir: a narrativa.

Saber contar histórias é sinônimo de vendas. Todos nós amamos boas histórias e elas nos envolvem mais que dados estatísticos por diversos motivos.

Um deles, e o mais interessante, é que, ao ouvir histórias, nós liberamos ocitocina (hormônio do amor).

A ocitocina é responsável por uma série de reações corporais e é a cola social, que une famílias e sociedade. Ao contar uma história e liberar ocitocina, você cria uma relação de confiança e proximidade com o seu leitor, saindo do papel de “empresa fria e cheia de interesses”.

Aqueles que contam as melhores histórias, vendem mais” – Paulo Maccedo, StoryCopy Class

No curso de StoryCopy, Paulo Maccedo explica que:

“Nossas mentes não apenas compreendem histórias usando as regiões de processamento de linguagem; as histórias também envolvem nossos sentidos auditivos, olfativos, visuais, sensoriais e motores. Em outras palavras, sentimos as histórias!”

Ou seja: quer vender mais e descobrir, na prática, como criar um texto de alta persuasão? Comece a escrever histórias.

Já sabe como criar um texto mais persuasivo?

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Seja você empreendedor buscando aumentar as vendas ou um redator que queira melhorar a conversão pelos conteúdos, esse artigo sobre como criar um texto persuasivo foi feito pra te ajudar.

Tenho certeza que, se aplicar essas dicas nas próximas mensagens de vendas, vai ter ótimas conversões.

Ah, e estou aqui pra te ajudar. Tem alguma dúvida? É só deixar nos comentários. Em breve, faço a parte 2 com mais dicas para textos de conversão.

Enquanto isso, você pode melhorar seus conteúdos com essas dicas:

Até lá!

Escrito com carinho e dedicação por Kíssilla Chapinel – Content Capitain da Cento e Vinte

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