plan cul gratuit - plan cul marseille - voyance gratuite en ligne

5 dicas essenciais para tornar sua estratégia de marketing simples

Se você quer melhorar a estratégia de marketing de conteúdo de sua empresa, você deve considerar alguns elementos fundamentais. Saiba mais neste artigo!

estratégia de marketing

Em primeiro lugar, desenvolver estratégia de marketing de conteúdo de forma eficaz envolve hábito. 

Para gerar este hábito com base na geração de conteúdo criativo e original, a ideia é que a estratégia seja simples, fácil de executar e eficiente. Pelo fato da proposta ser menos complexa, será mais fácil e totalmente possível formar um bom hábito. Outro elemento-chave a considerar é que o marketing de conteúdo leva tempo. Ele exige paciência e trabalho duro, a fim de alcançar objetivos amplos e constantes. 

Entre seis meses a doze meses é o mínimo que deve investir para começar a ver alguns resultados e o impacto do marketing nas mídias sociais.

Em uma estratégia de marketing de conteúdo a ideia principal é baseada no desenvolvimento de um plano de trabalho, como:

1 – Estabelecer metas,
2 – Desenvolver maneiras de chegar a um público-alvo,
3 – Avaliar os resultados e as
conversões.
4 – Ajustar e recomeçar

Você deve tornar esse objetivo fácil e sendo possível automatizar todas as etapas. Automatizar e terceirizar seu Marketing SEMPRE é uma boa escolha quando a pressão do tempo é demais.

1 – Estratégia de marketing: quais são seus objetivos?

“Comece a pensar diferente da forma que todos pensam… Assim você aumenta as suas chances de ter resultados diferentes também.” – Flávio Augusto

A primeiro momento, o seu plano deve ajudá-lo com seus objetivos. Onde você quer chegar com isso? Você tem que ser o mais específico possível para que essas metas sejam mensuráveis e ajudem-no a quantificar as suas realizações no momento da avaliação.

Para se ter uma ideia de como isso pode funcionar, seus objetivos podem ter a ver com: 

  • A quantidade de assinantes que você consegue por e-mail; 
  • Clientes potenciais; 
  • A quantidade de curtidas no Facebook; 
  • O dobro do tráfego na web etc. 

Todos esses exemplos são mensuráveis, simples de ter uma contagem e para comparar com os resultados no final.

2 – Pense sobre conversões

estratégia de marketing

Antes de desenvolver o conteúdo, é essencial observar as conversões. Uma boa estratégia de Marketing, mesmo a mais simples, envolve a conversão.

Então pense em quantos estão sendo atingidos pela sua marca e quantos você quer alcançar. 

Para aumentar sua conversão, é importante saber de que maneira produzir o material.

Você deve analisar os fatores que impulsionam os seus clientes e gerar conversões. Sem essa informação, o conteúdo gerado não terá muito sentido, uma vez que não vai apontar onde a sua marca é necessária.

Para uma estratégia de marketing bem sucedida, também é fundamental entender sobre suas conversões e ações de produção para medir o ROI, ou seja, o retorno sobre o investimento. 

Depois de ter esses dados, você pode desenvolver uma estratégia que irá alcançar o conteúdo adequado e poderá medir se o que você investir em tempo e dinheiro retorna como lucro.

Saiba mais sobre como aumentar o ROI aqui

3 – Foco no cliente

Um aspecto que já mencionamos aqui no blog e falamos sobre a importância dele é a questão de conhecer o seu público-alvo.

Dentro do conceito e da estratégia de marketing de conteúdo, você deve definir uma buyer persona, ou seja, quem você quer atingir com o seu conteúdo.

Ela é essencial para identificar quem é a sua audiência ideal na estratégia de marketing. Caso contrário, você não sabe quem vai atingir e é muito difícil criar um material que atinja todos os usuários.

No plano de trabalho, deve ser definido uma PERSONA  (uma versão mais apurada de público-alvo) para o seu conteúdo.

Uma vez identificado esse público, o próximo passo é pensar sobre o que a sua audiência quer, o que esperam da sua marca e com que conteúdo você gera ações.

Isso tem a ver com saber o que eles precisam, quais redes sociais eles usam, quem são as personalidades influentes para eles, que tipo de tom é mais atrativo e eficaz e quais os formatos preferidos (vídeo, infográfico etc.).

4 – Decisão de compra

Sem uma audiência interessada, o seu conteúdo não será de grande importância e só vai fazer você gastar tempo e dinheiro. Para Brian Sutter, diretor de marketing da Wasp Barcode Technologies, empresa americana de tecnologia, cada tipo de cliente passa por três fases antes de gerar uma conversãoE você deve criar um conteúdo adequado para cada uma delas. Os três estágios do processo de compra são:

1. Geração de consciência: reconhecimento da necessidade da compra.

Aqui o cliente potencial entende que tem uma necessidade e precisa satisfazê-la de algum modo.

2. Avaliação: avaliar o produto e as alternativas.

É quando o consumidor pesquisa as características do produto e, a partir de informações e experiências de outros clientes, escolhe o que melhor agrada e tem mais benefícios.

3. Decisão: realização efetiva da compra.

Nessa etapa, o potencial consumidor se transforma em comprador. Ele já avaliou e definiu o produto. Então é o momento de efetuar a compra.

Chamamos essas etapas de funil de vendas ou funil de marketing, você pode entender mais sobre o assunto clicando aqui.

5 – Monte uma Estratégia de marketing com criação de conteúdo original

Uma vez que você sabe a quem e para onde direcionar o seu conteúdo, é hora de convencê-los e atraí-los para a marca! Além de serem criativas e originais, suas produções devem ser úteis.

Sutter recomenda a elaboração de uma lista com 50 ideias. A partir daí, você pode escolher as mais úteis para seu público. Depois, é só começar a produzir!

A regra principal na estratégia de marketing de conteúdo é que o conteúdo seja útil.

Um aspecto importante é o de maximizar o conteúdo de sucesso. Isso significa reciclagem e reuso. Isso gera novos conteúdos em diferentes formatos, como vídeos, infográficos e posts.

Marketing de conteúdo = promover o conteúdo

Essa etapa é tão importante quanto a criação de conteúdo, e você deve gastar tanto tempo quanto para a produção. É essencial ao seu trabalho compartilhar o conteúdo nas redes sociais mais utilizadas, fazer esse conteúdo chegar às pessoas influenciadoras e otimizá-lo para o tráfego dos motores de busca. Além disso, ao analisar seu público-alvo, você tem uma ideia mais clara das plataformas para as quais você deve se engajar.

Embora seja muito eficiente participar de redes sociais e focar em SEO,  investir em publicidade paga, por exemplo, em anúncios patrocinados do Facebook e Twitter, também é um bom caminho.

Hora de avaliar

estratégia de marketing

Essa não é a última etapa, porque depois de avaliar tudo, você vai precisar começar de novo. É um constante desenvolvimento. 

No entanto, a avaliação é uma parte importante do plano de marketing de conteúdo para saber com qual medida a sua marca alcançou as metas estabelecidas no início.

Você deve usar suas métricas para analisar se as conversões planejadas foram atingidas. Ao rever todo o processo, você pode se perguntar: 

“Minhas ações para alcançar conversões foram eficazes? O conteúdo que preparei realmente é certo para meu público real?”.

O próximo passo é mudar e corrigir o que for necessário! A sua estratégia de marketing de conteúdo nunca será feita apenas uma vez.

É importante e efetivo para as empresas terem um plano escrito para começar a trabalhar. Marketing de conteúdo leva tempo, mas não deve ser complicado.

Caso esse artigo tenha te ajudado de alguma forma, compartilhe! Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário no Facebook 😉

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte  | www.centoevinte.com.br

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Marketing Omnichannel

É a estratégia que faz a integração de lojas virtuais, físicas e consumidores. Tendência de varejo que se originou no antigo multicanal e vem crescendo

Remarketing

É uma das técnicas mais eficientes do marketing digital. Essa ferramenta tem como função principal identificar e marcar usuários que visitaram um determinado site. Quando

Entre em Contato

WhatsApp chat