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Um guia absurdamente completo sobre Social Media Marketing

 

Um dos pilares do marketing digital é a rede social. Ao contrário do que muitos pensam, o marketing de conteúdo não abandonou as redes sociais, mas tornou o seu uso mais eficiente. O Social Media Marketing mostra exatamente isso. Entenda aqui!

O que é Social Media Marketing mesmo?

De forma simples: o Social Media Marketing é a união das redes sociais e marketing. Isso significa criar conteúdos em vídeo, imagens e textos para interagir com seu público pelas mídias sociais e promover sua marca.

O Social Media Marketing é essencial para quem quer garantir uma presença online mais forte e estreitar o relacionamento com o seu público online.

Essa estratégia faz com que você una redes sociais e marketing, fixando e posicionando a sua marca. Além disso, você consegue expandir também o seu relacionamento com os clientes e possíveis clientes.

Você pode usar blogs, Twitter, Instagram, Facebook, Linkedin e outras opções para unir marketing digital e mídias sociais.

Algumas das características da união do Marketing Digital e Mídias Sociais são:

Uma boa ideia é unir todos os canais. Como, por exemplo: lançar conteúdos relevantes em seu blog e fazer uma “prévia” no Facebook para que o público de lá visite o artigo.

Outras funções do Social Media Marketing (SMM)

No marketing de conteúdo, as redes sociais são usadas como ferramentas para ampliar a divulgação. Portanto algumas das suas funções envolvem:

  • Divulgação de conteúdos do blog: não adianta apenas escrever conteúdos próprios para os blogs, é necessário divulgá-los para que as pessoas encontrem o blog.
  • Melhorar o alcance da marca: é claro que não é só com o conteúdo do blog. É valido também compartilhar informações que façam sentido à estratégia de marketing.
  • Conteúdo próprio para redes sociais: dentro de uma rede social é possível divulgar também o conteúdo próprio para outra rede social. Assim é criado um envolvimento maior dos participantes exclusivos daquele meio.
  • Engajamento com o seu público: a rede social é o canal por onde a empresa pode conversar com o público diretamente por mensagens, comentários e compartilhamento de informações relevantes.

Por que você precisa usar as redes sociais e marketing juntos?

social media marketing

Essa é outra resposta simples: Em média, o brasileiro passa mais de 3 horas nas mídias sociais.

O que isso significa para os seus resultados? Se você quer ser conhecido e começar a vender de verdade, você precisa estar no lugar em que o seu público frequenta.

Diferente de anúncios em TV, Outdoors e outros tipos de anúncios que vemos por aí, as redes socias permitem algo que é muito importante também para toda empresa: análise de métricas.

Nós somos ousados o suficiente para falar que o Social Media Marketing é mais importante do que colocar um anúncio no horário nobre da TV.

Isso porque você poderá alcançar 100 milhões de pessoas, mas não vai saber o que eles acham do seu anúncio. E a falta de conhecimento da reação do público pode tornar as próximas ações menos assertivas.

O Social Media Marketing tem essa vantagem: se você lança uma ação, em pouco tempo sabe se deu certo ou não, já que vai saber o alcance, as curtidas, o envolvimento etc.

Dessa maneira, as suas próximas ações serão guiadas de acordo com o que realmente faz sentido para o seu público-alvo.

Mas se você ainda está se acostumando com essa coisa toda de redes sociais e marketing, separamos alguns motivos para investir seu tempo nessa estratégia. Confira!

7 motivos rápidos para investir em Redes Socias e Marketing ainda essa semana

  1. Social Media Marketing é barato.
  2. Não precisa ser um gênio para fazer uma estratégia que funcione.
  3. Você pode analisar o que dá certo e errado quase que instantaneamente.
  4. Unir Redes sociais e Marketing pode aumentar sua presença online e, consequentemente, o reconhecimento da marca.
  5. Você pode começar a fazer parte da história do público e, com isso, ser lembrado sempre.
  6. As redes sociais são ótimas para criar um relacionamento mais íntimo e as pessoas ouvem mais as opiniões de quem consideram “próximas”.
  7. A sua estratégia terá voz ativa de quem é especialista no seu negócio – o seu público.

P.S.: Tem dúvida sobre algum dos motivos listados aqui? Então, deixe um comentário que te respondemos rapidinho também!

Mas para que você entenda de vez como as redes sociais e Marketing vão mudar o rumo do seu negócio, separamos as…

9 estatísticas que provam a nossa teoria de que você precisa investir em Social Media Marketing AGORA!

  1. Existem quase 212 milhões de habitantes no Brasil e, dentre eles, mais de 149 milhões usam a internet.
  2. A média global de uso da internet por dia é de 6 horas e 42 minutos. No Brasil, a população fica 9 horas e 29 minutos por dia usando a internet.
  3. Dos Brasileiros com 13 anos ou mais, 81% estão ativos em redes sociais – no resto do mundo, esse percentual é de 58%.
  4. Os brasileiros possuem uma média de 9,4 contas nas redes sociais.
  5. Das redes sociais mais usadas, o Facebook conta com 130 milhões de Brasileiros e o Instagram com 69 milhões.
  6. Os posts no Facebook têm maior taxa de engajamento no Brasil; 4,22% aqui no país, contra 3,75% no resto do mundo.
  7. Se os posts forem em vídeo, o engajamento vai para 6,74%.
  8. 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais. Sendo que, dessas, 70,5% usam para visibilidade e 66,1% usam para divulgar materiais e outros conteúdos.
  9. Dos números acima, 46,8% das empresas tiveram como motivação para Social Media Marketing a possibilidade de interagir diretamente com o público.

Fonte: PagBrasil e Social Media Trends 2019.

Quais estratégias usar no seu Social Media Marketing? 5 ideias para tirar do papel

social media marketing

1 – Divulgação por calendário editorial

Não adianta ‘sair publicando’ tudo o que vier à mente, quando der na telha. Ter uma rotina de conteúdo é essencial para que o seu público saiba exatamente o que e QUANDO esperar algo de você.

Ainda de acordo com o Social Media Trends, as empresas que usam um calendário editorial para os posts em redes sociais conseguem 3x mais visitas no blog e são mais eficazes nas mídias.

Mas o que é isso, afinal?

Um calendário editorial é focado na rotina da divulgação de conteúdos de determinada plataforma. Logo, se o foco é nas redes sociais, ele vai determinar a data e horário que você vai postar um novo conteúdo.

Mas, além disso, o calendário editorial te ajuda também a organizar O QUE você irá postar, como:

  • Promoção dos conteúdos que fez no seu blog;
  • Informações de uma nova parceria;
  • Dicas para usar algum produto;
  • Imagens engraçadas que tenham a ver com o seu negócio;
  • Posts de outros canais de comunicação que ajudem seus clientes a tomar uma decisão de compra;
  • Fotos ou vídeos de algum dos seus produtos / serviços;
  • Depoimento de algum dos seus clientes, como case de sucesso.

2 – Análise de resultados

Depois de seguir um calendário editorial e publicar vários conteúdos bacanas para o seu público, está na hora de mensurar: Qual funciona mais e gera maior engajamento? Quais deles fizeram com que os clientes chegassem a alguma decisão de compra?

É importante analisar as ações que deram mais certo para replicar. As principais métricas analisadas no Social Media Marketing, geralmente, são: alcance e engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos).

Claro que a ideia aqui não é lançar nenhum #TBT, mas criar novos conteúdos usando as mesmas estratégias das publicações que deram mais certo para você.

3 – Um conteúdo para cada rede social

Falamos aqui sobre a possibilidade de unir as redes sociais e fazer com que o público tenha acesso a conteúdos iguais por plataformas diferentes, mas essa nem sempre é a regra.

Você pode sim pegar um conteúdo do blog e promover no Facebook, por exemplo, pra gerar mais visitas nesse outro canal. Essa, inclusive, é uma ótima estratégia para divulgar novos conteúdos.

Mas isso não significa que suas publicações só serão sobre os posts do blog e que você não vai criar mais conteúdos diversificados.

Crie um conteúdo para Instagram, outro para Facebook, outro para blog. E eles podem até se complementar, fazendo com que o público de uma rede migre para a outra, só para ver o restante do seu conteúdo exclusivo.

4 – Padrão de posts

Siga uma quantidade de posts por semana e um padrão de conteúdo. Isso vai fazer com que o público saiba o que esperar de você.

Se lembre sempre que uma mesma rede social você pode ter um público diversificado, que tem algumas preferências diferentes.

Por exemplo: algumas pessoas gostam de usar o Instagram para ver imagens com legendas curtas, outras já preferem as imagens com textos relevantes para ler. Alguns usuários gostam de vídeos, outros já nem tanto.

Usando tipos diferentes de conteúdos, existe a possibilidade de alcançar um número maior de pessoas na sua estratégia de Social Media Marketing.

5 – Uso de novas funcionalidades

Até poderíamos incluir esse tópico junto com o anterior, mas é importante o que vamos falar aqui…

Não sejam os tiozões da internet. Sério.

O que isso quer dizer? Você pode ser uma corporação gigante, mas você tem que aderir ao gosto do público.

Se os seus clientes são jovens e descontraídos, não criem conteúdos velhos e arcaicos, porque não vão ter engajamento nenhum e você só vai perder o seu tempo.

Claro que em Institucionais costumamos falar com uma linguagem mais formal, mas geralmente o público de uma rede social prefere algo mais leve e amigável.

Além disso, vamos refletir: Se a sua estratégia de Social Media Marketing serve para criar um relacionamento mais íntimo com o cliente, por que usar uma linguagem que vai afastá-lo?

Então, use as linguagens que chamem atenção do seu público e ferramentas que mostram que você não é o tiozão das redes (como o Stories, IGTV etc.).

Planejamento para uso das redes

A ideia não é usar as redes sociais como mais uma ferramenta, mas sim como parte de uma ESTRATÉGIA, que falo tanto aqui no blog.

O marketing de conteúdo aplicado nas redes sociais deve funcionar de maneira a atrair, converter e se relacionar com os usuários.

Ou seja, está diretamente ligado ao funil de vendas. Saiba  mais aqui.

Como já falamos há pouco, cada rede social tem a sua linguagem, público e formatação. O texto que funciona para uma rede social não funciona para a outra.

Pense no Instagram como exemplo…

O conteúdo de lá é próprio para celulares e, em geral, não é ligado a outras redes, porque deve ser interessante para quem está visualizando a foto naquele exato momento.

Assim, o “mais do mesmo” não funciona nessa plataforma. Mas pode funcionar no Facebook com um “meme”.

Espero que você entenda um pouco mais sobre Social Media Marketing a partir de agora.

Mas se você ainda tem dúvida sobre o assunto, é só deixar um comentário que vamos te ajudar!

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte  | www.centoevinte.com.br

Um comentário

  1. Flavio Alves

    Muito bom, galera!
    Valeu pelo conteúdo!

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