AIDA
Esse acrônimo (ou abreviação) refere-se às palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Esses quatro termos identificam cada uma das etapas principais do processo de relacionamento entre o cliente e a marca.
O foco é totalmente voltado ao comportamento do consumidor, ou seja, a cada uma de suas ações desde o instante que ele conhece um produto ou serviço até o momento que decide comprá-lo ou contratá-lo.
Para exemplificar podemos dizer que AIDA é um programa que roteiriza essas quatro etapas.
É como uma estória na qual o fim é “E viveram felizes para sempre”, que no marketing esse final feliz é a realização da compra.
CRM
Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, é um termo atribuído ao gerenciamento das informações e das atividades dos clientes por meio de uma base de dados (softwares).
Essa estratégia de negócio é direcionada ao consumidor, e não aos produtos da empresa.
É importante diferenciar estratégia de sistema. As duas definições ainda ficam confusas na mente da grande maioria das pessoas.
O sistema de CRM é um software que possibilita a execução das estratégias de CRM.
De modo geral podemos dizer que o CRM se divide em três: gestão de marketing, gestão de serviços ao cliente e gestão dos canais e força de vendas.
Até a próxima!
Postado por Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br