O uso das palavras de transição é uma forma de segurar a atenção do leitor.
Um texto precisa ser claro, objetivo e de fácil interpretação. Essas são as regras básicas para que uma leitura seja agradável e retenha a atenção do leitor.
Se a compreensão não é imediata, dificilmente a pessoa que lê chegará até o final da publicação.
Palavras de transição – o que são?
São termos que, quando utilizados, transformam o conteúdo mais encantador ao entendimento e transmitem mensagens mais fáceis de assimilar.
As palavras de transição criam conexões entre parágrafos, orações, frases ou expressões de modo a deixarem o texto mais fluente e natural.
E um conteúdo rico e bem escrito resulta em uma taxa maior de conversão.
Palavras de transição mais comuns
Introdução
Antecipadamente;
Antes de mais nada;
A princípio;
De antemão;
À primeira vista;
Desde já;
Primeiramente.
Ideia de continuação
Ainda mais;
Por outro lado;
Do mesmo modo;
Bem como;
Juntamente com.
Causa
Devido ao fato;
Por isso;
Porque.
Tempo
Logo depois;
Imediatamente;
Frequentemente;
Ao mesmo tempo;
Posteriormente;
Nesse ínterim;
Simultaneamente.
Semelhança/conformidade/comparação
Da mesma forma;
Do mesmo modo;
De acordo com;
Igualmente;
Segundo;
Sob o mesmo ponto de vista;
Assim também;
Enquanto;
Em contraste.
Ênfase
Certamente;
Ainda mais;
Acima de tudo.
Condição/hipótese
Eventualmente;
Salvo que;
Como.
Conclusão
Enfim;
Em síntese;
Em suma;
Definitivamente;
Afinal;
Dessa forma;
Dessa maneira;
Portanto;
Assim;
Logo;
Em conclusão.
Qual a relação das palavras de transição com o SEO?
Duas palavras podem resumir bem a relação: leiturabilidade e legibilidade.
E são justamente esses dois termos que permitem que a experiência de um leitor seja bem-sucedida.
Um dos princípios do bom SEO (Search Engine Optimization, ou otimização de sites) é rigorosamente a “experiência”.
O Google, por exemplo, prioriza a qualidade dos conteúdos que entrega aos seus usuários.
Desse modo, quando um site também dá importância a essa regra, obtém um melhor posicionamento nas buscas orgânicas.
Em resumo, toda e qualquer produção de texto deve eleger as técnicas de UX (user experience, ou experiência do usuário), como cartilha para criação de conteúdo relevante.
SEO do blog
A utilização de palavras de transição tornou-se uma regra imposta pelo plugin Yoast SEO para WordPress.
Desde março de 2018, o Yoast passou a analisar a porcentagem que um texto usa de palavras de transição para dar leiturabilidade e legibilidade ao texto.
Embora as funcionalidades estejam disponíveis, é fundamental um mínimo de conhecimento técnico sobre SEO e WordPress para que seus recursos sejam utilizados por completo.
Atualmente, o Google já não dá preferência à repetição exaustiva de palavras, mas, sim, a uma boa semântica.
Mas é importante, também, a escolha acertada das palavras para que elas se encaixem no lugar certo e façam o texto ter sentido.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre estratégias de marketing.
Que a força esteja com você!
Até a próxima!
Postado por Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br