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Nutrição de leads no Marketing! Aprenda mais sobre isso…

Nutrição de leads no Marketing! Aprenda mais sobre isso... 1

Nutrição de leads no marketing 

Um dos grandes objetivos de qualquer estratégia de marketing de conteúdo que se pretende ser efetiva deve ser a captura de leads.

Em nosso blog já falamos sobre a importância dessa prática e como influencia diretamente nos resultados alcançados. Você pode conferir aqui.

Mas quem quer ir mais longe não deve se contentar em apenas capturar. É preciso realizar a gestão e a nutrição de leads.

Por isso, preparamos esse artigo com tudo o que precisa saber sobre a nutrição de leads e fazer de sua estratégia um sucesso.

Por quê nutrição de leads no marketing de conteúdo é importante?

De uns tempos para cá muito se fala em inbound marketing. O marketing de atração ganhou os meios digitais com força.

E há poucos sinais de que isso vá mudar em curto prazo. O conteúdo deverá se manter como rei.

Para que o marketing de conteúdo seja eficaz, porém, é preciso, antes de tudo, que ele leva em conta tanto a persona quanto a jornada de compras (ou funil de vendas).

Relembrando: a persona é o perfil aprofundado de seu cliente ideal, enquanto a jornada de compras são as etapas pelas quais o consumidor passa na tomada de decisão de compras.

Você também pode saber mais sobre ambos neste artigo.

É preciso que o conteúdo produzido seja capaz de ser relevante e adequado ao momento do consumidor.

Um dos elementos mais importantes no uso do conteúdo em convergência com o funil de vendas é a nutrição de leads.

Após capturar os dados de contato de seus potenciais clientes não basta repasá-los ao time de vendas.

Essa prática se mostra pouco efetiva. É como se saísse abordando pessoas aleatórias. Afinal, pouco se sabe desses leads e eles pouco sabem de sua empresa, serviço ou produto.

Assim, por meio da nutrição de leads, aliada aos processos de automação, é possível saber mais sobre os potenciais clientes e conduzi-los até que estejam preparados para a compra.

Realizando a nutrição de leads

Vamos supor que a geração de leads de seu negócio se dê, principalmente, pela assinatura de newsletter de seu blog.

Sua empresa terá o e-mail de diversos potenciais compradores de sua solução, mas ainda não terá tanta informação detalhada.

O que fica claro é que se alguém se dispôs a dar sua informação de contato é porque está disposto a conhecer melhor sobre o produto, serviço ou empresa.

Uma forma de coletar mais informação sobre essas pessoas é oferecendo algum tipo de conteúdo.

Um webinar para inscritos tratando de temas relevantes à sua área de atuação e que seja relevante à sua persona é uma excelente opção.

Essa é uma das formas de filtrar e permitir maior assertividade em sua nutrição de leads, mas não as únicas.

As ferramentas de automação permitem saber quem são aqueles que abriram seus e-mails e tiveram engajamento, dentre outras funções.

Assim, é possível, por exemplo, realizar testes com disparos de conteúdos diversos e, posteriormente, classificar os leads, bem como a possibilidade de entender em quais etapas do funil cada um se encontra.

Alguns podem estar compreendendo que possuem um problema, outros já estarão à procura de soluções.

Haverá, ainda, aqueles que sabem que têm um problema, mas não estão prontos para a compra.

Nesse último caso a nutrição de leads é muito importante para manter o lead próximo à sua empresa de modo a aumentar as chances de que eles se tornem clientes.

A partir daí você poderá trabalhar o inbound marketing de forma a fornecer um marketing de conteúdo mais segmentado e relevante para cada um desses perfis.

Quanto melhor for realizada a nutrição de leads, mais qualificados os leads serão e maior será a facilidade e possibilidade de fechar negócio quando forem encaminhados para o time de vendas.

Com as boas práticas de marketing de conteúdo sua empresa conseguirá obter os melhores resultados e se destacar no mercado.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas de marketing para seu negócio.

Que a força esteja com você!

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

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