plan cul gratuit - plan cul marseille - voyance gratuite en ligne

Saiba o que é lead scoring e por que a sua empresa PRECISA desse critério de vendas!

 

 

Aprimorar continuamente o processo de vendas deve ser uma missão de qualquer negócio que visa ao sucesso.

É preciso encontrar meios que permitam seu time de vendas venderem mais e melhor.

O marketing de conteúdo, sem dúvidas, é um grande aliado nesse sentido, por permitir atrair seu público-alvo e convertê-lo em leads.

Se você já aplica essa estratégia em sua empresa, sabia que é possível ganhar ainda mais eficiência em suas vendas com o lead scoring?

O que é lead scoring e como ele ajudar a vender mais? 

Durante um processo de compras um consumidor passa por diferentes etapas, representadas por um funil.

O funil de vendas é um modelo tradicional, e ainda hoje eficaz, que aponta cada uma dessas etapas e o comportamento do consumidor.

No marketing de conteúdo ele é muito útil de modo a permitir direcionar corretamente as ações de acordo com a etapa presente.

Esses modelos de funil consideram que em um determinado momento um cliente vira lead, que é quando ele cede os dados a uma empresa.

Leia também: Funil de marketing: você está fazendo isso certo?.

E ainda: Qual conteúdo para cada etapa do funil?.

Um exemplo é, ao distribuir um e-book para download gratuito, relacionado a sua área de atuação, mas, para isso, solicitar um cadastro para baixá-lo. E, assim, convertê-los em leads.

A pergunta é: todos esses leads são iguais?

Não!

Dentro desse universo você terá leads que estão próximos da compra, leads que estão interessados, mas precisam de mais informações para fechar a compra, bem como aqueles que não têm interesse em comprar naquele momento.

Como classificar cada um deles para permitir uma ação efetiva e assertiva do time de vendas entre aqueles mais propensos a comprar?

Por meio do lead scoring.

Podemos responder à pergunta sobre o que é o lead scoring com: é um sistema de classificação de leads utilizando pontuação de acordo com critérios pré-determinados.

Quanto mais alta essa pontuação, mais qualificado e próximo a se tornar cliente o lead é.

Não há uma fórmula pronta para determinar quais critérios devem ser considerados nesse momento e seu peso.

Isso porque cada modelo de negócio possui suas especificidades, sendo que o ideal é que as equipes de marketing e vendas trabalhem em conjunto para sua melhor definição.

No entanto, a aplicação da prática costuma mostrar 4 perfis básicos, com ordem de pontuação do maior para o menor (1 a 4):

  1. Lead qualificado com muito interesse;
  2. Lead qualificado com pouco interesse;
  3. Lead não qualificado com muito interesse;
  4. Lead não qualificado com pouco interesse.

Da mesma forma que o funil de vendas, o lead scoring permite determinar ações a cada grupo de classificação.

Assim, aqueles que possuem pontuação baixa irão receber materiais e atenção diferentes aos que possuem pontuação mais alta.

Para o time de vendas a realização desse processo é de grande valia.

Isso porque a equipe receberá do marketing a lista de leads segmentada em assim, trabalhará com um público que já se mostra mais interessado na compra, diminuindo o tempo do processo de vendas e aumentando a taxa de sucesso.

Se o lead tem uma pontuação média, o conteúdo para nutrição será específico, de modo a gerar maior conhecimento sobre o produto ou serviço e, assim, torná-lo um lead de pontuação maior para também ser encaminhado para a equipe de vendas.

Vale lembrar que essa classificação pode tanto ser feita manualmente como de forma automatizada por meio de sistemas próprios.

Em um mercado altamente competitivo otimizar o processo de vendas e dar maior agilidade e assertividade é fundamental.

Agora que já conhece o que é o lead scoring, aplique em sua empresa e deixe sua estratégia de marketing de conteúdo levar você ainda mais longe.

Gostou deste artigo? Acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso a mais dicas de marketing para o seu negócio.

Que a força esteja com você!

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

O que é taxa de rejeição?

O que é taxa de rejeição?

Uma das grandes vantagens de se utilizar os meios digitais na estratégia de marketing de sua empresa são as possibilidades de mensuração com auxílio das

Entre em Contato

WhatsApp chat