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Dica de leitura: Marketing 3.0, de Philip Kotler

Dica de leitura: Marketing 3.0, de Philip Kotler 1

Quando o assunto é marketing é quase impossível não falar de Philip Kotler o grande intelectual e guru do marketing, conhecido como o pai do marketing.

É dele, por exemplo, a difusão de conceitos, como os 4Ps do marketing (praça, produto, preço, promoção), utilizados no mundo todo.

Umas das características de Kotler é não ficar parado no tempo. E, ciente das profundas mudanças que ocorrem no mundo, é dele o conceito de marketing 3.0.

Esse estudioso consegue ter uma compreensão dos mercados e como se dão as relações de consumo de forma única.

Não à toa ainda ocupa o posto de principal referência da matéria mesmo aos 86 anos.

Mas qual o caminho traçado do marketing até chegar ao marketing 3.0?

A evolução do marketing até os dias de hoje

·         Marketing 1.0

A revolução industrial, ocorrida na passagem dos séculos XVIII e XIX, foi um dos fatos mais importantes da história.

As mudanças provocadas pela ascensão das máquinas na produção afetaram profundamente todos os aspectos de nossas vidas.

Entre elas a elevação do consumo como motor central que movimenta a economia e a sociedade.

A produção em massa alcançada pelas indústrias exigia um aumento no consumo, que era estimulado por meio da promoção de produtos e serviços.

Nesse contexto nasceu aquilo que foi chamado de marketing 1.0, o qual foco era a venda de produtos procurando atendes às necessidades físicas de consumidores.

E em um momento de valorização da padronização, essa visão foi estendida aos consumidores, que eram vistos como uma massa uniforme.

A comunicação entre as partes era realizada de forma unilateral e partia de um (empresas) para alcançar a muitos (consumidores).

Vale lembrar que os canais disponíveis para estratégia de marketing eram poucos. Não havia televisão e rádio.

Além disso, as mídias impressas, como jornais e revistas, também eram limitadas e acessíveis a poucos.

Apesar desse marketing orientado ao produto ainda ser encontrado por aí, já caiu em desuso pela grande maioria.

·         Marketing 2.0

Ao final do século XX, com o surgimento e a popularização de novas mídias e canais, mudaram-se as regras do jogo.

O marketing 2.0 agora colocava o consumidor como centro. Assim, houve um aprofundamento do relacionamento entre empresas e clientes, e as soluções personalizadas passaram a ser valorizadas.

Satisfazer, reter, diferenciar produtos e compreender consumidores formavam o lema desse marketing que ainda é muito praticado nos dias atuais.

·         Marketing 3.0

Com a evolução da tecnologia da informação, novas mudanças aconteceram. Dessa vez em alta velocidade. E é referente ao tempo que vivemos hoje.

O mundo já não é mais o mesmo que há uma década e, com um olhar mais aguçado, é possível observar a aurora de uma nova economia.

Ainda baseada no consumo, mas que tem na colaboração entre as partes um pilar fundamental.

Não mais poucos produzindo para muitos, mas muitos produzindo para muitos.

E o foco da estratégia de marketing não é mais a empresa, mas deve ser pensado totalmente no cliente, no ser humano.

Kotler definiu como pilares do marketing 3.0 a colaboração, cultura e espiritualidade.

A colaboração envolve as novas formas de produção e relacionamento existentes entre empresas e consumidores.

Atualmente a expressão máxima dessa empresas são as redes sociais, que permitem a interação em tempo real entre as partes.

A cultura está ligada à interligação entre empresas e consumidores. É cada vez mais importante consumir de empresas que tenham os mesmo valores que nós.

A espiritualidade aqui representa o entendimento do consumidor como um ser humano pleno, e não apenas como um comprador.

Como pleno, ele possui desejos, necessidades, sonhos, vontades, razão etc.

Considerar os princípios que dão forma ao marketing 3.0 no momento de elaborar sua estratégia de marketing se tornou mais do que fundamental para os dias atuais.

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Que a força esteja com você!

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

 

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