O que é esse tal de big data e qual sua influência para o marketing digital?

O que é esse tal de big data e qual sua influência para o marketing digital? 1

Nos últimos tempos muito se fala sobre big data e sua importância para o presente e o futuro do digital.

Mas você sabe dizer o que é essa tecnologia e quais são seus impactos especialmente para o marketing digital?

Continua conosco que vamos responder essa dúvida!

O que é big data?

Os computadores são equipamentos que possuem a capacidade de armazenar e processar os mais diferentes dados.

Ao longo dos anos como desenvolvimento da tecnologia essa capacidade cresceu imensamente.

E não poderia ser diferente!

Afinal, com a popularização da internet e a chegada da web 2.0, a criação de dados chegou a volumes extraordinários.

Segundo dados do Gartner e do IDC, Instituto de Inteligência de Mercado, é esperado que até 2020 a internet tenha armazenado 40 trilhões de gigabytes no mundo todo.

O big data faz referência exatamente a esse grande volume de dados armazenados, estruturados ou não.

Os dados não estruturados são aqueles que necessitam de uma pessoa para estruturá-lo e organizá-lo, normalmente os dados coletados das redes sociais, portais de notícias, dentre outros, que são considerados os mais complexos, exatamente por essa maior dificuldade em analisá-los e categorizá-los.

Ele pode ser categorizado em três tipos:

1.      Social data

  • Internet
  • Redes sociais
  • Dados demográficos
  • Dados comportamentais (tanto em grupo como individuais)

2.      Enterprise data

  • RH
  • Vendas
  • Finanças
  • Produção
  • Logística

 

3.      Personal data

  • Smartphones
  • Relógios
  • TVs
  • Carros
  • Eletrodomésticos conectados

Mas essa não é sua única característica. Ele também se baseia nos seguintes aspectos, mais conhecidos como os 5Vs:

  • Velocidade – dados transmitidos em tempo hábil, praticamente em tempo real;
  • Volume – coleta de dados de fontes diferentes a cada segundo, de tudo o que você pode imaginar e que não têm condições de serem armazenados para sempre e que o big data armazena em diferentes locais;
  • Variedade – geração de dados em variados formatos dos quais o big data consegue juntá-los e administrá-los. Quanto maior a quantidade, mais complexo se torna o trabalho e maior a possibilidade de obter informações importantes;
  • Veracidade – possibilidade de reconhecer uma notícia ou um dado falso em meio ao que é verdadeiro;
  • Valor – agregar valor ao que está sendo feito e armazenado.

Ou seja, além do grande volume, esses dados precisam ser variados (inclusive em formato), verídicos e terem valor real. E, é claro, devem ser processados em velocidade viável.

Para entender a importância dessa tecnologia vale lembrar que empresas, como Microsoft e IBM, já declararam que, no futuro, os dados serão tão importantes quando petróleo.

Por meio do processamento e da análise de dados, é possível cruzar informações das mais variadas fontes e compreender cenários para, assim, tomar as melhores decisões.

E isso impacta diferentes áreas da atividade humana, inclusive o marketing. Seja ele tradicional ou digital.

O big data e o marketing digital

O uso de dados permite conhecer a fundo a preferência dos consumidores, seus hábitos e comportamentos de consumo.

Dessa forma é possível elaborar e contar com estratégias mais efetivas.

No marketing digital essa estratégia do uso de big data se estende à veiculação de anúncios e produção de conteúdo mais relevantes ao público-alvo, como as informações de redes sociais, de eletrônicos conectados a dispositivos móveis etc.

Mas não é só.

Por meio da melhor compreensão desses dados e dos potenciais consumidores, é possível, por exemplo, adotar posicionamentos que melhor se conectem com eles e fazer com que sua marca/produto/serviço esteja à frente da concorrência com desenvolvimento, inovações e soluções rápidas que atendam seu público.

Ou ainda, introduzir ações de relacionamentos mais efetiva através do refinamento da comunicação.

O big data, assim, é o sonho não só de empresas grandes, mas, sim, de qualquer profissional que gosta de tomar decisões embasadas e efetivas.

Na era da informação os dados são o combustível do futuro que moverão empresas para frente.

Ter conhecimento da tecnologia e suas evoluções constantes, além de saber utilizá-la a seu favor são fatores fundamentais para quem quer se destacar e conquistar um espaço no mercado.

Gostou deste artigo? Acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso a mais dicas de marketing digital para seu negócio.

Que a força esteja com você!

Até a próxima!

 

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

Deixe seu comentário

*Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Lealdade-ao-cliente-glossário-120-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Lealdade do Cliente

Ser leal é dedicar-se exclusivamente a algo. O cliente leal é aquele que faz questão de comprar os produtos de uma marca preferida. Mesmo que

Métricas-de-marketing-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-002

Métricas de marketing

Como tudo que já vimos até aqui sobre marketing de conteúdo, as métricas de marketing são um fator essencial para que as suas estratégias de

Entre em Contato