O marketing de conteúdo é, atualmente, a melhor opção para trabalhar sua marca, produtos e serviços na internet.
Por meio dessa estratégia você atrai, engaja, cria relacionamentos, captura leads para, assim, ter maior possibilidade de convertê-los.
Não é à toa que empresas de todos os tamanhos e segmentos investem cada vez mais na produção de conteúdo como parte da estratégia de marketing.
Mas, para gerar os resultados esperados, contar com um bom planejamento é de extrema importância.
E nele incluir, dentre outros itens, um calendário de pautas para os textos a serem criados e postados em seu blog.
O calendário de pautas e o marketing de conteúdo
Antes de entender a importância de contar com um calendário, é preciso compreender sobre o que é uma pauta.
De maneira geral, podemos definir uma pauta como o tema/assunto que será desenvolvido em um artigo.
Além disso, é importante que ela contenha as especificações, como persona a que o texto se destina, para qual etapa do funil, linguagem utilizada, CTA desejada etc.
A pauta funciona como um mapa que irá direcionar o trabalho do redator para que o artigo alcance as expectativas.
Quando falamos de marketing de conteúdo, sabemos que o bom planejamento é fundamental, certo?
Sem planejar adequadamente, dificilmente ou mesmo até podemos dizer que seja impossível saber onde exatamente chegar e quais passos dar para alcançar esse objetivo. A chance de ficar pelo caminho é grande.
E esse planejamento não deve focar apenas nos canais, mídias e formatos que serão utilizados, mas também nas pautas.
É aí que entra a elaboração do calendário, que permitirá construir um conteúdo para sua empresa de maneira estratégica e certeira.
Quanto tempo esse calendário deve abarcar?
Pelo menos seis meses.
Mais do que isso corre-se o risco de perder relevância em um mundo tão volátil.
No momento de elaboração desse calendário, é importante considerar os objetivos, mas também fatores internos e externos, além de tendências.
Isso significa que essa não é uma ação simples ou que será feita em poucos minutos.
E também não quer dizer que esse calendário não possa sofrer alterações para incluir textos ainda mais imediatistas.
Porém, realizar um rascunho e a todo instante mudar as pautas programadas é um “não planejar”.
E, quando isso ocorre, sua empresa entra em um modo reativo e pode perder oportunidades, tempo e dinheiro.
O ideal é que a elaboração do calendário de pautas ocorra junto com a equipe de planejamento, para as outras ações programadas casarem com as pautas de textos para blog, de modo a realizar um marketing de conteúdo mais eficaz.
Assim, seus conteúdos estarão em total sintonia com os objetivos e estratégias da sua empresa para o período.
E você investe melhor seus recursos e faz o marketing trabalhar em prol de seus resultados efetivamente.
Como montar o calendário de pautas?
Contar com o auxílio de uma agência de marketing digital ajuda muito e faz toda a diferença para todo o planejamento estratégico de ações para a sua empresa.
Os especialistas estão sempre por dentro das melhores estratégias, conhecem o ambiente digital, monitoram tendências, não agem por impulso ou achismos, mas, sim, com estratégia e conhecimento.
Se a sua empresa não possui internamente um profissional capacitado e dedicado para cuidar do marketing de conteúdo ou mesmo não possui uma agência de marketing, procure parceiros.
O marketing de conteúdo gera resultados. Basta, para isso, que seja bem planejado, construído e trabalhado.
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Até a próxima!
E que a força esteja com você!
Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br