Com a alta velocidade de informação, facilidade de acesso e mesmo a concorrência pesada dos dias de hoje, levantam-se dúvidas sobre a possibilidade de fidelizar e criar engajamento entre marca e cliente.
A evolução da internet é a grande responsável por essas mudanças que aconteceram e que ainda estão por acontecer nesse cenário atual ao qual o consumidor se tornou mais exigente, antenado e percebe que o poder de decisão depende dele mesmo, não mais da empresa.
Então conquistar o cliente se tornou uma tarefa ainda mais difícil, porém indispensável para o futuro de uma marca, que deve saber aproveitar as oportunidades e trabalhar de forma consciente os canais de interação e de comunicação com o cliente.
Sim, conquistar, fidelizar e provocar engajamento com a marca é possível!
Se é o consumidor que escolhe o quê, como e quando irá consumir, sabe o que isso significa?
Que mesmo sendo bombardeado por propagandas do momento que acorda ao deitar-se, ele pode se manter fiel a sua marca.
Porém, assim como ele tem esse poder de escolha, rapidamente pode optar por outra empresa, caso se decepcione ou tenha problemas com algum produto e/ou serviço oferecido por você.
Aumentando o engajamento, provocando o sucesso do cliente
A boa notícia é que o poder não está restrito apenas aos consumidores. Sua empresa também tem poder!
Mas, o que seria esse poder?
A capacidade de alterar a situação dos outros. No caso de seu negócio, alterar a situação de seus clientes.
Não à toa, a grande maioria das empresas se baseia na promessa de entregar aos clientes uma versão melhor deles mesmos.
Se você possui uma loja de roupas, por exemplo, uma das promessas é a de que os clientes ficarão mais bem-vestidos com suas peças.
No caso de uma agência de marketing digital, nós prometemos que, com a nossa ajuda e a dos recursos e ferramentas necessárias para cada objetivo, você e sua empresa conquistarão melhores resultados.
Mas, do contrário, o que acontece se essas promessas não forem cumpridas?
Os clientes abandonarão sua empresa.
E, acredite: conquistá-los novamente será uma missão quase impossível e potencialmente cara.
Logo, para que seu negócio conquiste a confiança de seus consumidores, o primeiro passo é empoderá-los.
E como se faz isso? Levando-os ao sucesso.
Basta cumprir sua promessa inicial e levá-los aos resultados desejados previamente definidos no planejamento.
É isso que irá fidelizá-lo. É isso que provocará engajamento com a marca.
E essa busca pelo sucesso, pela experiência memorável, por solucionar as dores etc. deve acompanhar todas as etapas de compra, inclusive o pós-venda.
O cliente deve ser conduzido e instruído, de modo entender e compreender suas Necessidades.
Vantagens da fidelização e engajamento com a marca
Você pode estar pensando que essa fidelização dá muito trabalho e compensa trabalhar mais na conquista de novos clientes.
Porém, o custo de aquisição de um cliente novo é até 7 vezes maior do que aquele necessário para manter um.
Além disso, quando você é capaz de fidelizar, envolver e provocar a interação, dentre outras vantagens, você conquista para seu negócio:
- Redução de custos de aquisição de clientes;
- Aumento do valor do ticket médio;
- Diminuição da sazonalidade;
- Maior exposição de sua marca.
Por isso, não vacile!
Entenda que seu cliente tem o poder de escolha e ele pode, sim, escolher ser fiel a seus produtos e a sua empresa.
Portanto suas soluções devem cumprir o que prometem, conduzindo seu cliente e aumentando o engajamento da marca.
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Que a força esteja com você!
Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br