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Como tornar o cliente um fã da sua marca?

 

“Mais do que clientes, uma marca deve ter fãs.”

Se você se interessa por marketing digital ou está envolvido com essa área já deve ter visto essa frase em algum lugar.

E não é para menos! Contar com clientes fiéis e engajados é muito benéfico para uma empresa.

E, dentre os ganhos, podemos destacar:

  • Redução do custo de aquisição de clientes;
  • Aumento do ticket médio;
  • Maior previsibilidade; menor sazonalidade.

Mas a grande pergunta é: como sua empresa pode transformar clientes em fãs?

Transformando clientes em fãs: o poder das mídias sociais

As ações que visam conquistar aquele consumidor e fidelizá-lo à sua marca estão no campo do marketing de relacionamento.

Não basta vender. Não basta ter um excelente produto. É preciso criar uma ligação com o consumidor.

E essa ligação pode ocorrer de diferentes formas, inclusive por meio de estratégias de marketing digital.

Como, por exemplo, com uma entrega de conteúdo relevante e de qualidade para seu público-alvo.

Agora mesmo, você chegou até o nosso blog procurando uma solução para uma necessidade de seu negócio, certo?

Se as nossas soluções forem aplicadas e gerarem resultados, como você se sentirá em relação a nós?

Viu só?!

Claro, sabemos que você é exigente e que, para se tornar nosso fã, precisa de ainda mais, mas chegaremos lá.
E tem outra coisa. O blog não é a única mídia social que pode ser utilizada com esse objetivo.

Não temos a menor dúvida de que vivemos a era das redes sociais.

São elas que levam milhões de usuários a se conectarem e utilizarem a internet todos os dias.

Para boa parte, inclusive, eles são a própria internet. E é isso que mostrou uma pesquisa realizada pela Quartz, um grande portal de notícias sobre a “nova economia”, aponta que, para 55% dos brasileiros, as mídias sociais são a mesma coisa que a internet.

Ou seja, em um país que, de acordo com os dados da TIC Domicílios de 2015, possui 102 milhões de usuários de internet, desses 56,1 milhões acham que ela se resume ao Facebook.

E como isso impacta sua estratégia de marketing digital?

Amplamente!

São nas mídias sociais que você estará em contato com seu público e poderá se conectar diretamente com eles.

Por intermédio delas sua marca será capaz de, por exemplo, realizar um atendimento muito mais rápido e assertivo.

E acredite: isso importa!

Quando um consumidor busca entrar em contato com uma empresa ele está buscando uma solução para um problema. Que deve ser rápida e definitiva.

Se ele não acreditar em sua capacidade de atender esses critérios, a confiança se esvai. E dificilmente você conseguirá reconquistá-la.

As mídias sociais e a adesão às causas

Provavelmente você deve estar pensando agora como aumentar o engajamento em seus posts ou mesmo se deve investir em Ads.

Essas, sem dúvidas, são preocupações e considerações legítimas, e aqui mesmo em nosso blog você encontra artigos relacionados a isso, como aqui.

Porém, a realidade é que, nos últimos tempos, uma tendência tem se mostrado com grande capacidade de atrair fãs: a adesão de empresas a causas, sejam elas sociais ou ambientais, de forma criativa.

Reflexo de um mundo VUCA e chegada definitiva ao mercado consumidor dos millennials e da geração Z.

Temos hoje um mercado consumidor que é altamente informado e engajado.

E esse mercado procura empresas com as quais pode se identificar em termos de cultura e valores.

Você já deve ter percebido que, já há algum tempo, grandes empresas realizam ações que dão destaque a sua responsabilidade social.

Muitas, inclusive, transformam as causas que defendem em peças publicitárias.

E a reação da audiência é enorme!

“Ah, mas a minha empresa é pequena/média, não vou gerar essa repercussão.”

Claro, não há dúvidas que a ressonância de sua ação irá impactar um público de acordo com o seu tamanho.

Mas, o objetivo de conquistar fãs não é, entre outros, crescer?

E mais ainda, você aderir a uma causa (verdadeira) e bolar um plano de ação criativo para divulgá-la são ações que ativam o “compartilhar” das suas redes sociais.

Se 1/3 de seus seguidores se identificarem e compartilharem esse seu conteúdo, sua marca já irá atingir milhares de pessoas novas.

E essas pessoas já terão uma primeira impressão positiva de sua empresa, uma vez que a informação virá daqueles que conhecem e confiam.

Mas atenção: para usar esse recurso, dois cuidados são fundamentais:

  • A causa precisa estar de acordo com os valores e cultura de seu público-alvo;
  • É preciso um engajamento legítimo. Caso contrário, o efeito será negativo.

Se o seu objetivo é tornar seus clientes fãs, aposte na adesão às causas e use as mídias sociais para divulgação.

Lembre-se que o marketing digital deve ser usado para se conectar e criar relacionamentos. A conversão é consequência.

Gostou deste artigo? Acompanhe nossas redes socais e tenha acesso a muitos outros conteúdos para te ajudar a ir mais longe nos meios digitais.

Que a força esteja com você!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

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