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Você contrata bons vendedores?

 

Não importa em qual setor sua empresa atue, uma verdade é fundamental: você deve contar com bons vendedores.

Acredite: sua empresa pode ter excelentes produtos e excelentes processos, mas, sem vendas ela naufragará.

São os vendedores que ajudam transformar o esforço de todos em faturamento.

Mas como ter uma equipe de vendas campeã e que seja capaz de levar sua empresa a outro patamar?

Contratar bons vendedores é fundamental para o sucesso 

A dificuldade em contratar bons vendedores está, muitas vezes, relacionada à própria carreira.

Quem nunca teve um amigo ou parente que, por falta de oportunidades ou direcionamento de carreira se ariscou na área de vendas?

Como a priori o cargo não exige especialização, há quem se aventure difícil desafio de vender.

Em muitos casos, sem sucesso.

Vender exige técnica, organização, capacidade de argumentação, conhecimento do produto, do mercado etc.

É uma habilidade que se adequa mais a um ou outro estilo de personalidade, mas que pode ser desenvolvida por todos.

Tanto é assim que algumas empresas até buscam profissionais sem muita experiência, mas com potencial, para formá-los internamente.

Mas, se sua empresa é pequena ou média, provavelmente não terá esse tempo a perder. Nesse caso, conseguir montar uma equipe de vendas capaz de trazer os resultados é importante.

Pode haver um equilíbrio, unindo mais experientes e novatos. O que você precisa é caprichar e ter cuidado na hora de realizar entrevistas e dinâmicas a fim de obter sucesso nessa etapa.

Para ajudar você a escolher uma pessoa com o perfil ideal esperado para trabalhar com você, separamos algumas perguntas que você pode utilizar. Confira!

  • Qual sua opinião sobre a aprendizagem em vendas?
  • Como você se mantém atualizado?
  • É preciso se atualizar?
  • Clientes satisfeitos ou metas batidas: o que e prioridade para você?
  • Quando você deve parar de tentar a venda com um cliente?
  • Para que público você se sente mais à vontade para vender e por quê?
  • Você enxerga o marketing como um aliado ou competidor?
  • O que o motiva e aonde quer chegar?
  • Por que você quis trabalhar com vendas?
  • Como lida com objeções?
  • Explique seu processo de vendas.

A ideia aqui é avaliar o conhecimento técnico da área, bem como a personalidade do candidato a vendedor.

Sua equipe de vendas deve ser uma das principais forças do marketing de sua empresa.

Por isso, nada de dar menos importância ao processo do que o dado a outros ocupantes de áreas técnicas.

Quando você contrata um programador, por exemplo, procura saber quais linguagens ele utiliza, projetos que participou, resultados que obteve etc., certo?

E por que para vendas deveria ser diferente?

Capriche na seleção, aposte na diversidade, desenvolva os talentos da equipe de vendas e fique mais perto de alcançar os resultados desejados.

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Que a força esteja com você!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

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