De acordo com o Instituto de Pesquisa REDS 2016, mais de 85 milhões de brasileiros assistem vídeos online e, desses, 82 milhões utilizam o YouTube.
Para entender a relevância desses números e a importância para o marketing no YouTube, basta analisar os dados da pesquisa TIC Domicílios 2015 que estimam que, no país, mais de 100 milhões de pessoas possuem acesso a internet.
Isso quer dizer que cerca de 80% desse total estão no YouTube.
Ou seja, é imprescindível que sua empresa faça uso dessa plataforma como parte de sua estratégia de marketing digital.
Marketing no YouTube: obtenha os melhores resultados
Segundo dados do próprio YouTube, o tempo que o brasileiro passa visualizando vídeos na plataforma cresceu 70% em 2016 em relação ao ano anterior.
Para que o canal de sua empresa esteja entre eles, alguns cuidados com o marketing no YouTube devem ser tomados, como cuidar da linguagem utilizada, conteúdos originais ou mesmo enquadramento, edição, qualidade de imagem e áudio.
Vamos focar agora em dois desses aspetos que fazem parte da estruturação de um vídeo e são importantes para o marketing digital: a vinheta e introdução.
Vinheta e introdução em seus vídeos no YouTube como estratégia de marketing digital
A introdução é parte essencial. E é a partir dela que muitos usuários decidirão sobre continuar a assistir ou sair do vídeo. Por isso, capriche nesse momento!
O ideal para todo vídeo no YouTube que tenha conteúdo educativo fazer uma pequena introdução, rápida e objetiva ao assunto antes da entrada da vinheta, que seja interessante e capaz de reter a atenção e despertar o interesse para o vídeo completo.
Em muitos canais, podemos ver a utilização do recurso de humor. Essa estratégia, contudo, dependerá muito de seu público-alvo e dos seus objetivos.
Se você possui uma empresa com o foco no B2B, por exemplo, uma maior tecnicidade na linguagem pode ser a melhor opção. Seu espectador pode ter encontrado seu canal em busca de uma resposta técnica para solucionar um problema.
Já a vinheta é uma assinatura virtual animada onde o logo da empresa ou do canal é apresentando para identificar a autoria do vídeo.
O ideal é que ela comece logo após a introdução e seja construída de forma rápida e marcante.
Para isso, não abuse tanto dos efeitos e produza sua vinheta de forma a ser marcante na memória de quem a assiste.
Lembre-se de que o usuário está interessado em seu conteúdo e espera que ele seja relevante, e não em ver seu logo aparecer a todo o momento ou de um tamanho exagerado.
Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário. Nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!
Que a força esteja com você!
Até a próxima!
Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br