Como lidar com a sazonalidade?

Como lidar com a sazonalidade? 1

Suas vendas sofrem bruscas alterações durante o ano? Em certas épocas suas conversões aumentam enquanto em outras se tornam raras?

Quando se trata de sazonalidade, a criatividade é essencial para o seu negócio, mas a divulgação online faz toda a diferença!

Sazonalidade? O que é isso?

Mercados sazonais são aqueles que sofrem com a alta influência de fatores externos nos resultados alcançados.

Entre os fatores mais influentes se destacam as datas comemorativas e características de determinadas épocas do ano.

A venda de sorvetes é um exemplo clássico de um mercado sazonal.

Enquanto no verão a procura pelo produto aumenta consideravelmente, no inverno os clientes fogem das sobremesas geladas.

Outros exemplos de modelos de negócios reféns da sazonalidade que podemos destacar são:

  • Academias;
  • Agências de viagens;
  • Produção de chocolates;
  • Vans escolares;
  • Etc.

Por que enfrentar a sazonalidade? 

Embora a sazonalidade também possa ser positiva, como no caso da venda de chocolates na Páscoa, deve ser enfrentada.

Mesmo em negócio com picos de consumo, esses podem não ser o suficiente para manter suas portas abertas durante a sazonalidade negativa.

É necessário um grande esforço para lidar com as bruscas variações de resultados corretamente.

E mesmo com esse esforço, a sua capacidade de investimento e margem de lucro é drasticamente reduzida.

Dessa forma podemos afirmar que a sazonalidade não apenas mina seus resultados como o crescimento de seu negócio.

O primeiro passo para lidar com a sazonalidade é reconhecê-la bem como a necessidade de combatê-la.

A sazonalidade e o marketing digital

O marketing digital é uma poderosa ferramenta que, entre outros benefícios, contribui para estreitar relacionamentos entre empresas e consumidores.

O mundo online ainda permite que você ofereça seus produtos ou serviços a diferentes partes do globo.

Embora essas características sejam importantes, no entanto, não assegura que seu negócio esteja livre da sazonalidade.

Para enfrentá-la é necessária a adoção de estratégias de marketing adequadas que visem à superação do problema.

Não deixe que a variação nas suas vendas se torne um problema. Supere a sazonalidade e fique próximo do sucesso!

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!

Que a força esteja com você!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

Deixe seu comentário

*Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Persona-glossário-120-marketing-digital-para-agência-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001Persona-glossário-120-marketing-digital-para-agência-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Persona

Para Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço (1875-1961), é o termo que representa a person alidade a qual uma pessoa demonstra aos outros como

Brainstorm-glossário-120-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Brainstorm

Brainstorm é a chamada  “tempestade de ideias” que faz parte da fase inicial do processo de criação de uma estratégia de marketing. Onde todos os

WEB-Analytics-glossário-120-marketing-digital-para-agência-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Web Analytics

Web analytics o processo de mensuração de dados. Coleta, mensuração e análise minuciosa são necessários para a elaboração de relatórios que trazem informações sobre o

Entre em Contato