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Qual conteúdo para cada etapa do funil?

 

O funil de vendas ou funil de marketing, como também é chamado,  é um diagrama que exemplifica as etapas de decisão de compra de um cliente em potencial e quem trabalha com marketing digital, marketing de conteúdo ou até marketing off-line utiliza-se desse funil para montar a sua estratégia.

Dessa forma é possível montar uma comunicação de maneira assertiva com cada um de seus clientes e conquistar os melhores resultados com o marketing digital para sua empresa.

Abaixo separamos para você um guia prático e rápido para direcionar sua produção de conteúdo em cada uma das etapas do funil.

O funil de vendas e estratégias de marketing de conteúdo 

A forma mais convencional que encontramos o funil de vendas é aquela que o divide em três etapas: topo, meio e fundo. Existem alguns casos onde o funil é diagramado em mais estágios, mas hoje vamos considerar apenas três etapas principais para facilitar o entendimento:

Topo do funil:

É o topo do funil que demandará os seus maiores esforços com as estratégias de marketing de conteúdo. Mais precisamente deve representar 80% de sua produção de conteúdo.

Por quê? Oras, é ele o grande responsável por atrair aquele público que não conhecia sua empresa, produto ou serviço.

Nesse momento os esforços não devem ser voltados à venda, mas sim em educar e qualificar sua audiência se tornando uma referencia em seu segmento de atuação.

Um exemplo: se você vende acessórios para automóveis, um bom tipo de conteúdo seriam dicas sobre como cuidar dos carros, novidades da indústria automobilística, etc.

No exemplo do funil, que está sempre de cabeça para baixo, a maior parte do funil é o topo e não é a toa, afinal, o conteúdo do topo é o mais amplo em questão de quantidade de produção como em ASSUNTO. Os assuntos do topo do funil são mais abrangentes justamente porque é a primeira etapa de uma peneira.

Meio do funil: 

Aqui, seu potencial cliente já conhece a sua marca e começa a identificar que possui um problema que necessita de uma solução, logo esse é o momento de torná-lo ainda mais próximo e mostrar seus diferenciais.

Aqui é possível realizar ações que transformem um lead em uma conversão. Ofereça e-Books e outros materiais educativos que necessitem do preenchimento de um cadastro, estas são ações que levarão o cliente para próxima etapa do funil de forma automática.

Fundo do funil: 

Aqui o seu lead convertido está próximo de efetuar a compra e seus esforços devem ser direcionados para ajudá-lo nessa decisão.

O conteúdo do fundo do funil deve incentivar o lead a efetuar a compra de forma mais clara. Podemos dizer que nesse momento o seu conteúdo está mostrando para o cliente diversas razões para ele comprar o seu produto e não o da concorrência.

Lembra que na segunda etapa do funil o lead preenche um cadastro, nesta etapa ele deve receber e-mails marketing e conteúdo desse e-mail marketing deve dar “aquele empurrãozinho” para o cliente efetuar uma compra com a sua empresa.

Confira alguns outros artigos do nosso Blog que falam sobre o funil de vendas e entenda de uma vez por todas como ele funciona:

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Que a força esteja com você!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

4 Comments

  1. […] etapa do funil necessita de um conteúdo específico e, assim, você tem um leque de opções para atrair desde o público que está definindo o que […]

  2. […] Ou seja, não é papel da assessoria de imprensa produzir conteúdos para blogs corporativos voltados ao funil de vendas. […]

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