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Vendas off-line – Como saber se vieram da internet?

Através das ações de marketing digital negócios de diferentes segmentos são capazes de promover suas marcas e atrair potenciais consumidores.

Durante um processo de compra online somos capazes de rastrear todos os passos de seu cliente, mensurando de forma precisa os resultados e o retorno sobre o investimento do marketing.

Mas, como saber se essas mesmas ações impactam seus resultados quando suas vendas ocorrem apenas em seus estabelecimentos físicos?

É essa dúvida muito comum que iremos responder nesse artigo! Bora lá?

Medindo o impacto do marketing digital em suas vendas off-line 

Investimentos em marketing que não trazem retorno para a sua empresa são, na realidade, um desperdício de recursos.

E como saber se esse retorno se quer existe? Através de dados. Sem dados que confirmem os efeitos produzidos, suas impressões serão apenas isso: impressões.

Como dissemos acima, no marketing digital possuímos uma série de ferramentas que permitem levantar esses dados e assim ajustar as estratégias na busca pelos melhores resultados.

Porém, quando as vendas ocorrem off-line, mensurar o quanto dessas ocorreram motivadas pelos investimentos no digital exigem a adoção de algumas medidas.

Entre essas uma das mais importantes é: preencher o CRM.

A importância do CRM para mensurar resultados 

CRM é a sigla para “Customer Relationship Management”, traduzindo é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente.

Nesses sistemas, é possível criar um cadastro com todas as informações relevantes de seus clientes, desde os dados de contato ao histórico de compras.

Utilizado corretamente, esse sistema é uma ferramenta poderosa para conhecer o perfil de seu público consumidor e contribuir para a tomada de decisões assertivas.

Durante a finalização da venda não tenha medo de perguntar a seus clientes como eles conheceram sua empresa, produto ou promoção!

Através dessa pergunta simples e do preenchimento correto de seu CRM você será capaz de saber qual a origem do interesse de seus consumidores e assim quais ações que mais trazem resultados a seu negócio.

Entendi. Mas, qual CRM devo utilizar em minha empresa? 

Hoje é possível encontrar uma série de sistemas comercializados por diferentes desenvolvedoras.

Pesquise, conheça e encontre aquele que melhor atende a necessidade de sua empresa.

Mas atenção: a tecnologia é um auxílio aos negócios. Não basta implementar sistemas de gestão, é preciso implantar uma cultura de uso desses sistemas na empresa.

Capacite seus funcionários. Conheça o sistema e estimule o uso. Não deixe que nenhuma venda saia de seu estabelecimento sem registro.

Dessa forma você terá a sua disposição uma série de dados, permitindo que além de otimizar seus investimentos, um serviço de pós venda muito mais assertivo.

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!

Que a força esteja com você!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

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