O marketing de conteúdo é cada vez mais procurado por empresas que precisam melhorar o seu relacionamento com os seus clientes.
O motivo para isso é muito simples: produzir conteúdo gera ENGAJAMENTO.
A produção de conteúdo original e relevante é uma estratégia eficaz para atrair novos clientes, converter clientes em potencial e fidelizar clientes que consomem a sua marca.
Para gerar este tipo de conteúdo, os gatilhos mentais cumprem um papel crucial na comunicação.
Marketing de conteúdo: o que são gatilhos mentais?
Quando produzimos um conteúdo voltado ao marketing, nossa intenção é prender atenção de nossa audiência e “pregar” os objetivos da nossa empresa.
Essa ação gera conversão: assinar uma newsletter, baixar um e-book, compartilhar uma publicação, curtir uma página ou mesmo comprar um produto ou serviço.
Para conseguir esse efeito, utilizar os gatilhos mentais é mais do que recomendado; é necessário.
Podemos definir os gatilhos como um conjunto de técnicas de persuasão que agem nos aspectos emocionais, intuitivos e sociais presentes em cada um de nós.
Separamos alguns dos principais gatilhos emocionais que devem fazer parte da sua estratégia de marketing, com alguns exemplos práticos para começar a utilizá-los hoje mesmo e colher os resultados!
Principais gatilhos mentais do marketing de conteúdo
-
Gatilho da Autoridade:
Já reparou como tendemos a escutar aquele que em nossas cabeças são os detentores de autoridade?
A figura da autoridade gera respeito, admiração, confiança. Quando seu negócio tem autoridade perante seus clientes, os resultados são alcançados com maior facilidade.
E como conquistar autoridade na internet? Publicando conteúdo. Seja vídeo, texto ou áudio. Porém este conteúdo deve mostrar que a sua empresa entende daquilo que está vendendo. Se você parar para pensar, uma das figuras de autoridade que você mais respeitou na sua vida tem um nome: professor(a).
A partir do momento que a sua marca publica conteúdo, passa a ser vista como referencia em um determinado assunto.
-
Gatilho da emoção:
Palavras são mais que palavras.
Quando lemos ou ouvimos um gatilho mental de emoção, sentimos de fato aquela sensação ou sentimentos descritos.
Exemplo:
“Que empreendedor nunca sentiu aquela alegria genuína quando os resultados saem melhor que o esperado? A sensação de vitória e de chegar lá estimula o próximo passo…”
Aqui é preciso especialmente dois cuidados: que a emoção faça sentido para o seu público, e que a experiência descrita seja genuína.
Você NÃO quer soar tão piegas quanto uma comédia romântica dos anos 80. Use o gatilho da emoção com sabedoria e tenha uma poderosa arma a seu favor.
-
Gatilho da Similaridade:
Já reparou que se identificar e se reconhecer nos outros é reconfortante? Os seres humanos gostam de se relacionar com os seus similares.
Não à toa nos cercamos de pessoas que pensam e se comportam de formas parecidas com a nossa.
É possível utilizar essa nossa característica social a favor do marketing do seu business. Assim como no caso da emoção, contudo, exige sinceridade para ser integro.
Exemplo:
“Os primeiros passos no meio digital não são fáceis. As dificuldades e obstáculos no caminho levam muitos a desistir antes de alcançar o sucesso. Se isso já passou pela sua cabeça, você não está sozinho. Por vezes eu pensei em jogar tudo pro alto e seguir outros passos…”
Ao se identificar como igual, você se aproxima do seu público que passa a ter mais confiança no que você diz.
-
Gatilho da Reciprocidade:
Gentileza gera gentileza!
Nós temos uma tendência a retribuir algo àqueles que nos agregam valor de alguma forma. É daí que vem a origem da expressão “obrigado”, por exemplo.
Quando sua empresa oferece materiais gratuitos, como um e-book, ela cria em sua audiência a sensação de que estão devendo um favor.
O próximo passo é retribuir a gentileza oferecida, seja assinando uma newsletter ou mesmo comprando algum produto ou serviço.
Conclusão:
Os gatilhos mentais apresentados acima são poderosos e devem ser utilizados com sabedoria em suas estratégias de marketing de conteúdo.
Aprofunde-se, conheça os demais, influencie o comportamento de seus consumidores e fique mais próximo de alcançar o sucesso nos meios digitais.
Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!
Que a força esteja com você!
Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br