plan cul gratuit - plan cul marseille - voyance gratuite en ligne

Em tempos de crise, como reduzir custos?

Em tempos de crise, como reduzir custos? 1

Ainda se fala muito em crise. A previsão para este ano ainda não é das melhores para nossa economia.

Para manter sua empresa firme em meio ao caos instaurado e ao clima de desconfiança, a otimização dos recursos e a redução de custos são temas obrigatórios.

Reduzindo custos da maneira correta 

É ótimo quando os investimentos em novas tecnologias reduzem o custo de produção e ainda aumentam a produtividade. Aliás, mais do que isso, seria o cenário ideal.

Porém, em um momento com margens de lucro reduzidas, dificuldade na obtenção de crédito e cheio de incertezas, adotar essa estratégia é um risco alto.

Se não é possível reduzir custos investindo, só nos resta fazer do jeito mais dolorido: cortando despesas.

Mas não quer dizer que você deve agir como um Jedi enfurecido e cortar indiscriminadamente com seu sabre de luz o que vê pela frente, ok?

Realizar cortes de despesas deve ser feito de forma cuidadosa e muito bem pensada. Primeiro você precisa responder a estas três perguntas:

  • É possível produzir da mesma forma, com as mesmas condições e ainda gastar menos?
  • A redução de recursos afeta de maneira negativa meu produto ou serviço?
  • Meu público aceitará a redução de qualidade se isso implicar em redução do preço?

Se a resposta à primeira pergunta for “sim”, adote-a imediatamente! A crise pode ter aberto seus olhos para a melhoria de processos que se encontravam defasados.

Quanto às duas últimas, cuidado para responder! Analise bem. Você pode achar que seu público aceitaria uma redução de qualidade acompanhada de redução de preço. Contudo, se esse cenário não for verdadeiro há grandes chances de colecionar prejuízos e detonar a imagem de sua empresa.

O que você pode fazer é renegociar contratos com fornecedores, mirando os prazos para pagamentos e descontos por aquisição de determinadas quantidades, por exemplo.

Lembre-se apenas de não forçar ao limite seu fornecedor, que é seu parceiro e também precisa manter as contas saudáveis para atendê-lo com qualidade.

Além disso, é preciso obter um controle maior sobre as despesas, aceitar uma redução na margem de lucro, no próprio salário, em benefícios extras e em itens, como viagens, celulares e carros.

Tenha em mente que essas são medidas que você pode adotar temporariamente sem problemas.

Em relação às estratégias de divulgação de sua marca e produtos, priorize o marketing digital. Ele exige menos gastos se comparado às formas tradicionais e ainda permite um controle muito maior e rápido sobre o retorno de investimento.

Outra vantagem é contribuir para que sua empresa se aproxime de seus clientes e aumente o índice de fidelização e engajamento.

Para finalizar, evite cair em soluções fáceis, como reduzir a comissão de seu time de vendas. Afinal, em um momento que você necessita vender mais e melhor, há de se contar com toda força e motivação desses profissionais, indispensáveis para toda empresa.

Não desanime com a crise. Podemos sempre encontrar uma solução para driblá-la. Com muito trabalho e dedicação, é possível sobreviver e até crescer!

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais!

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

Vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!

Que a força esteja com você!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

Deixe seu comentário

*Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ARTIGOS RELACIONADOS

identidade-visual-glossário-120-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Identidade Visual

É tudo que representa uma empresa e a diferencia das concorrentes, por isso podemos associá-la a identidade visual que envolve logomarca, tipografia, cores, nome, site,

KPI-glossário-120-marketing-digital-para-agência-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

KPI

Key Performance Indicators (KPI), ou Indicadores-Chave de Performance, são ferramentas que objetivam acompanhar o desenvolvimento de ações que estão sendo tomadas e avaliar se estão

Conversao-de-email-marketing-marketing-digital-para-agência-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-002

Conversão de e-mail marketing

Entenda como o e-mail marketing e outros serviços de e-mail podem alavancar a autoridade da sua empresa na internet e como funciona a conversão de

Follow-up-se-vender-faça-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Follow up – Se vender, faça!

Um dos procedimentos mais importantes para a venda é o follow up. Quando realizado corretamente aumenta o número de conversões e o índice de fidelização.

Keyword-glossário-120-marketing-digital-para-agência-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Keyword

Keyword ou Palavra-chave é um termo utilizado para resumir os principais assuntos de um conteúdo. Ela também pode ser utilizada para criar um vínculo entre

Whhitepapper-glossário-120-marketing-digital-para-agência-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-002

White Paper

White paper ou Livro Branco, é um artigo rico de informações relevantes sobre os mais variados temas, onde os problemas e suas soluções são abordados

Entre em Contato