O marketing digital e os novos formatos de mídia permitiram que empresas médias e pequenas invistam mais e se beneficiem do uso de estratégias de marketing para conquistar, fidelizar e engajar clientes.
Mas a pergunta que talvez esteja aí rodeando a sua cabeça, caro leitor, seja: “Como defino uma estratégia?”.
Para responder a essa questão, separamos alguns tópicos que devem ser observados no momento de definir e planejar sua estratégia de marketing, bora lá?
5 forma
s de traçar sua estratégia no marketing digital
- Defina objetivos:
Qualquer planejamento deve se iniciar com a definição das metas e objetivos a serem alcançados e que vão guiar você para saber aonde chegar.
Se o seu negócio for venda de produtos, seu objetivo é conquistar clientes e aumentar as conversões.
Para o caso de um negócio inovador, se no primeiro momento o seu objetivo é educar e qualificar sua audiência, uma nova marca no mercado pode fortalecer seu branding.
É possível que negócios de um mesmo segmento tenham propósitos principais diferentes. O resultado alcançado é o que realmente importa a uma empresa. E esse resultado depende do que você busca.
A seguir, algumas perguntas que vão ajudar a definir quais ações devem ser tomadas:
- Investimento em marketing de conteúdo?
- Terão anúncios pagos?
- Será feito um blog corporativo?
- Ou terão apenas perfis nas redes sociais?
Agora que você já sabe aonde quer chegar, siga os tópicos abaixo.
- Conheça seu público-alvo:
Você deve conhecer aqueles que já são ou possuem potencial para virar seu cliente, ou seja, seu público-alvo.
Ter claro o perfil desses possíveis consumidores de seus produtos ou serviços é fundamental para que a comunicação seja realizada de forma eficiente, tanto na definição dos canais a serem utilizados como na forma e no conteúdo que será disponibilizado.
É de extrema importância que o conteúdo seja relevante e interessante para sua audiência. E isso só será possível se você conhecê-la.
- Defina as ações que serão realizadas:
O marketing digital possibilita a adoção de uma gama de possibilidades. Algumas vão servir ao seu negócio enquanto outras, não.
Por isso pesquise e conheça as possibilidades. Defina aquelas que melhor atendem ao cenário traçado e são possíveis de aplicar.
Lembre-se de que você pode ter o melhor plano do mundo, sem a capacitação adequada não passará disso.
- Prepare-se e cerque-se de pessoas capacitadas:
Ter conhecimentos de marketing é de fundamental importância a qualquer empreendedor. A diferença é que ele deve ser especialista em uma coisa: seu modelo de negócio.
Por isso, cercar-se de pessoas capacitadas ou mesmo terceirizar suas ações de marketing é mais do que uma ótima opção, é uma necessidade a fim de que seu investimento traga retorno real a sua empresa.
- Defina o cronograma de suas ações:
Para uma estratégia de sucesso e que possa ser mensurada, é imprescindível uma agenda que defina quando uma ação começa e quando termina.
A organização contribui, e muito, para tomadas de decisões de excelência.
Definir estratégias voltadas ao marketing de seu negócio é um processo trabalhoso, mas que definitivamente vale a pena. Agrega valor e possibilita alcançar resultados de sucesso e você se destaca em seu segmento.
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Que a força esteja com você!
Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br