O Facebook é a rede social com mais usuários do mundo e a que mais as pessoas passam tempo navegando. Se bem utilizado, é bom para qualquer negócio.
Além da possibilidade de atingir uma grande audiência com seu conteúdo, qualquer fanpage pode veicular anúncios pagos, pelo Facebook Ads, visíveis a usuários segmentados que se encaixam no perfil do seu público-alvo.
É importante analisar se seu Facebook Ads traz esses resultados para você.
Por que fazer o rastreamento de conversão no Facebook?
Calcular corretamente o retorno sobre o investimento (leia mais sobre ROI aqui) é fundamental para medir os resultados alcançados em suas estratégias de marketing digital.
Assim, é essencial que você defina com clareza sua taxa de conversão de acordo com seus objetivos.
Por exemplo, em um e-commerce, um bom índice de taxa de conversão pode ser quantas pessoas efetuaram a compra de um produto anunciado.
Já em uma agência de marketing digital, pode ser quantas efetivaram o cadastro e realizaram o download de um e-book.
Realizando o rastreamento de conversões em anúncios do Facebook
Desde 2013, o Facebook Ads permite que, além da segmentação e alcance, os anunciantes identifiquem o comportamento dos usuários dentro de seu site.
Se você possui uma loja virtual e publica um anúncio de promoção, o rastreamento de conversões possibilita saber quantos daqueles que clicaram em sua publicidade efetivaram a compra.
É ótimo para fornecer a percepção daquilo que realmente funciona ou não. Assim, você consegue fazer ajustes na forma, no conteúdo, na segmentação etc., e seus objetivos são atingidos com mais precisão.
Para ativar essa função em seus anúncios, você precisa configurar o rastreamento, com a criação de um pixel de conversão e colocá-lo nas páginas de seu site.
Um pixel de conversão é um snippet de código que será carregado quando o visitante de seu site realizar uma conversão.
Alguns exemplos:
- Conclusões de compra;
- Registros;
- Leads;
- Visualização de sua página principal;
- Adicionar no carrinho.
Para definir em qual página esse código deve ser inserido, você precisa ter claro quais os objetivos de seu anúncio.
O processo é simples. Basta acessar o painel de administração do Facebook Ads, clicar em “Rastreamento de Conversão” e, no canto superior direito, realizar a ação “Criar pixel de conversão”.
Antes de criar o código, a rede social solicita que você informe qual categoria pretende rastrear. E pronto!
O código em Javascript gerado deve ser adicionado entre o “< head >” e o “< head >” da página que você pretende rastrear as conversões de seu site ou blog.
Para verifica se o procedimento foi realizado de maneira correta, basta atualizar sua página. Se o status mudar para ativo, significa que está funcionando corretamente e apto a criar anúncios que terão suas conversões rastreadas.
No momento de criar sua campanha, você precisa indicar a página do Facebook que gostaria de ativar esse recurso e escolher o pixel de conversão adequado.
Essa ação só é possível de ser aplicada em publicidades fora da rede social. Se seu objetivo é ganhar seguidores ou curtidas, existem métricas dentro do Facebook que fazem um acompanhamento adequado.
Lembre-se de que grande parte do sucesso de uma campanha de marketing digital vem do acompanhamento dos resultados.
Então, bora pôr a mão na massa e acompanhe a eficiência de seus Facebook Ads.
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Que a força esteja com você!
Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br