plan cul gratuit - plan cul marseille - voyance gratuite en ligne

Como fazer um vídeo institucional de sucesso?

Como fazer um vídeo institucional de sucesso? 1

Há algum tempo falamos aqui no blog, neste artigo, sobre o porquê da sua empresa investir em um vídeo institucional como uma forma de gerar credibilidade, atrair novos clientes e marcar presença em novas praças, se aproveitando do sucesso desse formato de mídia entre os usuários da web.

Quando subimos um vídeo na rede, especialmente com objetivos de marketing, a primeira intenção é que ele seja encontrado e acessado pelos usuários, a segunda, como não poderia deixar de ser, é que ele seja assistido até o final.

Nesse aspecto a qualidade do seu vídeo é fundamental, afinal, na internet mais fácil do que encontrar um conteúdo é deixar o mesmo de lado com um simples clique no botão voltar!

Produzindo um vídeo institucional de qualidade

Embora o quesito qualidade seja imprescindível na produção de qualquer conteúdo publicado nas plataformas digitais, nas mídias audiovisuais esse aspecto deve ser pensando com cuidado, preocupando-se não apenas com a mensagem que será veiculada, mas também com as condições técnicas.

Tenho certeza que você já deve ter buscado e acessado um vídeo sobre assuntos que muito lhe interessa, mas no momento de dar o play, aquela decepção: imagem desfocada, tremida e áudio incompreensível. Se a sua atitude foi desistir de assistir, saiba que não está sozinho.

Nessa situação hipotética fica clara a importância da forma e o conteúdo caminharem juntos, só assim para o seu vídeo alcançar o sucesso e não cair no cruel ostracismo da internet.

Para isso um bom planejamento é fundamental, e no caso do vídeo institucional, onde o objetivo é apresentar sua empresa ao mundo, o primeiro passo é a realização de um brieffing cuidadoso, onde serão definidos os objetivos, público-alvo, benefícios e qualidades de seu negócio.

Lembre-se: você sabe tudo sobre sua empresa e a produtora ou agência que irá produzir seu vídeo, ainda não, por isso é fundamental o preenchimento de um briefing completo para que as expectativas sejam atendidas.

Tendo essas informações claras, antes de ligar a câmera e sair gravando a sua empresa e coletando depoimentos, é fundamental a existência de um bom roteiro, que deve conter o texto e as descrições da cena por escrito, servindo como uma guia a todos os envolvidos na produção do mesmo.

Durante muito tempo os vídeos institucionais eram todos muito parecidos, como se parecessem seguir um padrão do tipo receita de bolo, no entanto hoje é possível encontrar esses materiais com a utilização de técnicas variadas, mostrando que a criatividade e a mensagem de caráter profissional podem sim andar juntas.

Nesses casos é essencial entender seu público-alvo e qual forma de apresentar sua mensagem vai atingi-lo. Uma empresa voltada ao público jovem, por exemplo, pode muito bem apostar em vídeos feitos em animação e com mensagens curtas e rápidas.

Já outra que tenha como foco atender outras empresas (B2B), pode valorizar as imagens de suas qualidades produtivas e do corpo profissional apostando em uma linguagem mais lenta e técnica.

E ainda: é possível que o mesmo vídeo tenha diferentes elementos de linguagem visual, lembrando que nesses casos uma boa edição é ainda mais fundamental para que a mensagem chegue com clareza à audiência.

Além desses cuidados na produção e com o conteúdo a ser apresentado. Atente-se a toda parte técnica na captura de imagens e áudio, afinal ele necessita ser compreendido.

Seguindo todos esses passos e com o vídeo pronto a dica é: divulgue! Utilize seus canais de comunicação como sites, blogs, redes sociais, anúncios pagos e até mesmo seus vendedores como fonte de propagação do material produzido.

Com esses cuidados simples e muito empenho seus vídeos institucionais tem tudo para se tornar um sucesso entre seu público-alvo e cumprir o papel que dele se espera.

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!

Que a força esteja com você!

Postado por: Cento e Vinte  | www.centoevinte.com.br

Um comentário

Comentários estão fechados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Growth-hacking-glossário-120-marketing-digital-para-agência-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Growth Hacking

O criador desse termo, Sean Ellis, diz que se trata do “marketing orientado a experimentos”. Para resumir, growth hacking são testes rápidos que acontecem no

Blog-glossário-120-marketing-digital-para-agência-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Blog

É a abreviação do termo “web-log” (registro de rede). Trata-se de uma página de postagem com periodicidade regular que contém fotos, vídeos, textos, áudios etc.

Entre em Contato