Precisamos falar sobre retorno de investimento!

Precisamos falar sobre retorno de investimento! 1

Uma das grandes vantagens de se valer de estratégias de marketing digital é a facilidade com a qual é possível mensurar os resultados de forma precisa e rápida através das centenas de métricas existentes, no entanto poucos dados são tão valiosos para um negócio quanto o ROI.

Entendendo a importância do ROI

ROI nada mais é que a sigla em inglês para retorno de investimento (ou sobre investimento), que irá indicar qual foi o retorno que obteve sobre o valor que investiu em suas estratégias e ações de marketing.

Como sabemos para qualquer empresa o resultado alcançado é aquilo que realmente importa, que virá mantê-la funcionando e em um ambiente altamente competitivo poucos empresários se arriscam a investir sem que tenham um retorno, comprovado, sobre o mesmo.

Além disso, ao calcular o ROI de suas ações de marketing, é possível compreender de fato aquilo que está funcionando bem, aquilo que precisa ser ajustado e aquilo que simplesmente não dá resultados, o que permite tomar medidas muito mais assertiva, tomando decisões mais eficazes.

Outro ponto, é que como sabemos a produção de um conteúdo de qualidade ajuda a qualquer negócio se tornar autoridade e referência em seu mercado de atuação, certo? No entanto essa autoridade só é concretizada caso os resultados também sejam alcançados.

Afinal, imagine, por exemplo, que você segue um empreendedor em suas redes sociais, blogs e outras publicações digitais e enxerga o mesmo como uma inspiração, no entanto, quando você descobre que em nenhum momento ele obteve sucesso com suas empresas, pelo contrário. No mínimo você ficaria frustrado e provavelmente pararia de acompanha-lo.

Vale lembrar que é possível calcular o retorno de investimento sobre praticamente toda ação de marketing que será realizada por seu negócio, desde que para isso haja um parâmetro de conversão, que não necessariamente significa a venda de um produto ou serviço, e geralmente é definido nos objetivos pretendidos com a mesma.

No entanto, se nas estratégias de marketing de interrupção, como os anúncios pagos, esse cálculo até que é simples de ser feito (quanto investi nos anúncios x quantas conversões foram feitas por conta do anuncio), calcular o ROI sobre estratégias de SEO pode ser um pouco mais complexo.

Retorno de investimento e o SEO

Conforme já falamos em outros posts aqui de nosso blog utilizar as técnicas de white hat é fundamental para o sucesso de qualquer site ou página da internet, otimizando as mesmas para alcançarem as melhores posições nos buscadores.

No entanto, como calcular o retorno do valor investido na aplicação dessas técnicas?

No SEO podemos definir como conversão ações que levem ao seu público-alvo se tornar um lead ou cliente como: assinatura de newsletter, cadastro para receber conteúdo especial e, claro, a compra de seu produto ou serviço.

Embora a taxa de cliques e visitantes únicos em seu site sejam uma métrica valiosa, não é aconselhável toma-la como referência no momento de calcular o ROI sobre o SEO, uma vez que em termos de resultados práticos o que adianta ter um milhão de visitas em sua página e nenhuma delas ficar nem próxima de se tornar um cliente? Lembre-se: ego não enche barriga!

Uma boa dica e que facilita muito na hora de calcular o ROI nesses casos é ter escolhido alguns KPIs, dessa forma você saberá exatamente como cada uma de suas ações está se comportando e influenciando as conversões.

Também é importante definir o período a ser analisado lembrando que os resultados não ocorrem da noite para o dia, especialmente no SEO que tem eficácia comprovado na longa duração, por isso faça a escolha sabiamente para chegar a resultados que correspondam a sua realidade.

Feito isso basta fazer a comparação entre objetivos estimados e resultados alcançados, aproveitando também a coleta de informações para fazer os ajustes necessários a sua estratégia.

Um investimento só é benéfico para uma empresa quando o mesmo produz resultados positivos, seja o mesmo realizado em ativos ou em marketing, por isso calcular o ROI é imprescindível para compreender a eficácia de suas ações de marketing digital, realizando as correções sempre que forem necessárias para alcançar os melhores resultados!

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Que a força esteja com você!

Postado por: Cento e Vinte  | www.centoevinte.com.br

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