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Marketing do Milk-shake

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Há uns 2 meses a internet parou para observar a briga entre uma rede gigante de fast food e outra nem tão grande assim, de porte nacional, por conta de um Milk-shake de chocolate crocante, que durante anos foi marca registrada da rede brasileira, sendo esse o produto com maior saída e apelo comercial.

Acontece que a gigante depois de muitas negociações fechou contrato com a marca de achocolatado crocante e passou a contar com exclusividade na venda dos shakes que levam o nome dessa marca de achocolatados crocantes, e para anunciar a novidade, como não podia deixar de ser, utilizou as redes sociais como principal ferramenta de divulgação.

Se a história terminasse por aí já teríamos um case de sucesso a ser estudado, mas não foi o que aconteceu e a entrega saiu melhor que a encomenda, fazendo um meme de curto prazo na internet!

Marketing do Milk-shake: como aproveitar a rivalidade entre as marcas

Embora conte com o Milk-shake crocante em seu cardápio desde a sua fundação, o produto nunca figurou entre os principais itens da gigante do palhaço, por isso, antes de anunciar a novidade a rede utilizou de suas mídias sociais para valorizar os produtos já existentes, lançando teasers que promoviam a ideia de clássicos, contando um pouco da sua história com as bebidas geladas.

Combinado com essa ação passou a circular nas redes também anúncios de um novo produto, ou novo clássico, que estaria chegando ao cardápio, criando assim expectativa e engajamento entre os fãs da marca, alcançando alguns milhares de curtidas, compartilhamentos e comentários no Facebook, até o anúncio final.

Foi aí que começou a guerra: a marca nacional de um lado, a gigante do outro e o achocolatado crocante quietinho no meio! Foi aí que aconteceu um fenômeno do marketing, a marca nacional passou a usar a hashtag milkfake e todo o resto da história você já sabe!

O sucesso da ação foi imediato! Levando inclusive a empresa a promover um dia onde quem comprasse um dos sanduíches e citasse a frase “eu não bebo milkfake” levaria uma unidade de seu Milk-shake, agora rebatizado de “crocante”, de graça!

Resumo da história: ambas as redes de fast-food através da rivalidade e se valendo da rápida dinâmica imposta pelas mídias sociais conseguiram valorizar ainda mais as suas marcas e produtos, atingindo seus públicos e provocando um alto nível de engajamento.

Postado por: Cento e Vinte  | www.centoevinte.com.br

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