plan cul gratuit - plan cul marseille - voyance gratuite en ligne

Marketing de conteúdo – A diferença entre Ebook e Whitepaper

Se você acompanha nossas postagens já sabe há algum tempo que o marketing de conteúdo é uma estratégia cada vez mais presente no marketing digital, com foco em alcançar os melhores resultados para o seu negócio nos mais diversos segmentos.

Essa tendência, que acada dia ganha mais força quando comparada as ações de marketing convencional, colabora para aumentar o engajamento do púbico com a sua empresa e a fidelização, além de fornecer autoridade sobre o assunto do seu negócio.

Já falamos aqui da importância do blog corporativo, e embora seja a forma mais comum e simples de trabalhar com a produção de conteúdo, não é a única. Além de vídeos, podcasts, palestras e cursos, é possível ainda trabalhar com formatos que permitem se aprofundar nos mais diversos assuntos como com a produção de ebooks e whitepapers.

Ebook e Whitepaper: entenda as diferenças!

Embora o blog seja uma importante ferramenta na construção de uma estratégia de marketing de conteúdo, seu formato muitas vezes limita a possibilidade de se aprofundar nos assuntos relevantes junto ao seu público.

Nesses casos, tanto os ebooks quanto os whitepapers podem ser uma ótima solução para a construção de conteúdo mais aprofundado e rico, que pode ser utilizado para aumentar a sua credibilidade e atrair leads mais qualificados.

Escolher entre qual dos formatos utilizar irá sempre depender dos seus objetivos, assim como o público a ser atingido.

De forma geral podemos afirmar que tanto um quanto outro têm objetivos educativos, são reconhecidos no mercado como ferramentas que funcionam, ajudam a criar referência, trabalham para uma audiência específica,focam na solução de problemas e na criação de oportunidades. Já as principais diferenças são na formatação(layout) e linguagem utilizadas em cada uma das peças.

O whitepaper é linear e focado em um único assunto, utiliza pouquíssimos gráficos e uma linguagem quase acadêmica, enquanto aponta dados e pesquisas quantitativas em suas páginas, sendo ideal para uma audiência qualificada e que já tenha algum conhecimento mais profundo sobre o seu negócio.

Já no ebook, formato mais popular e conhecido, é perfeitamente aceitável o uso de uma linguagem mais informal, uma vez que o foco são os conceitos. Estabelece uma conversa entre de igual para igual. Além disso, a parte gráfica é muito importante e contribuí para enriquecer o conteúdo, destacar informações e provocar interação através de links e outras formas de mídia.

Ou seja, enquanto o whitepaper contribui na construção de autoridade de conteúdo, te destacando como especialista na área, o ebook te ajuda a fomentar maior engajamento e atingir um público mais diverso e, ainda, menos técnico.

Seja qual for a sua escolha, é importante tomar certos cuidados com a produção e divulgação destes materiais, afinal, uma informação errada pode afetar a sua reputação, e de nada vale produzir o melhor conteúdo das galáxias se ninguém parar para lê-lo, certo?

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!

Que a força esteja com você!

Postado por: Cento e Vinte  | www.centoevinte.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Podcast-glossário-120-marketing-digital-para-agência-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Podcast

Este termo foi criado pela junção de iPod (dispositivo de reprodução de áudio) e Broadcast (transmissão de áudio). O podcast é um arquivo em formato

WIFI-marketing-glossário-120-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Wi-Fi Marketing

Esta funcionalidade é feita por meio de um hotspot Wi-Fi e disponibiliza ao cliente, ou visitante, conexão à internet de forma gratuita. O acesso é

Entre em Contato