Uma das principais atividades de quem trabalha com estratégias de marketing digital é a capacidade da mensuração de resultados. Que podem ser likes, visualizações, seguidores, entre outros.
Você já viu páginas e perfis nas redes sociais comemorando esses números? Ou mesmo profissionais se colocando em panteões por impulsionar o crescimento dos números ligados a essas ações?
Não à toa esses números são chamados de “métricas de vaidade”.
Mas afinal, o que é exatamente uma métrica de vaidade?
É relativamente fácil se impressionar com números grandiosos em pageviews, seguidores no Twiter ou Instagram, likes na página do Facebook, visualizações no Youtube, etc… Para o senso comum, quanto mais alto esses números, mais sucesso na web tem aquela empresa.
No entanto, embora sirva como instrumento para alimentar e inflar egos, essas métricas isoladas pouco nos dizem quanto ao retorno efetivo que a presença no meio digital trás para a empresa. Muito menos quais ações devem ser otimizadas. Essas são as métricas de vaidade.
Para entender melhor o porquê disso, segue um exemplo:
Uma empresa, de um ramo x, possui uma página no Facebook que conta com mais de 100.000 seguidores, impressionante certo? Contudo, a pergunta certa a se fazer é: qual o volume de negócios que essas curtidas ajudaram a gerar?
De nada vale ter um número estrondoso de seguidores e fãs nas redes sociais se isso não produzir engajamento, gerar leads e por fim, resultar em vendas de produtos ou serviços.
Não estamos dizendo que a audiência não é importante, muito pelo contrário, a questão é apenas considerar esse fator sem levar em conta os resultados alcançados. O objetivo final de, quase, qualquer empresa é vender, ter clientes e obter lucro.
Se as “métricas de vaidade” não indicam eficiência, o que devo considerar então?
Cada vez mais é possível mensurar todos os detalhes de suas presenças digitais, através dos mais diversos relatórios. Sendo relativamente fácil se sentir perdido em meio a tanta informação.
Sem dúvidas as métricas mais importantes de qualquer negócio estão relacionadas ao funil de vendas, que em sua forma mais comum segue a lógica: prospect (ou visitante), leads, cliente.
Quando consideramos o funil de vendas, fica fácil medir os resultados concretos de suas ações de marketing digital, seguindo esse modelo:
- Número de visitantes únicos em sua página;
- Número de leads gerados (seja por formulários ou outras formas de contato qualificado);
- Número de clientes conquistados (aqueles que efetivamente realizaram a compra de seu produto ou serviço).
Contudo, as métricas do funil de vendas jamais devem ser as únicas consideradas. Para uma análise correta, que leve a ações efetivas, é preciso considerar o todo.
Apresentar resultados nunca foi tão simples, saber analisar, utilizar e efetivamente medir esses dados corretamente, no entanto, exige conhecimento e sabedoria.
Caso essas informações tenham ajudado, compartilhe nas suas redes sociais, porque você pode ajudar outras pessoas também. Ficou alguma dúvida?
Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!
Que a força esteja com você!
Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br