plan cul gratuit - plan cul marseille - voyance gratuite en ligne

O que é Buyer Persona?

Entenda o que é buyer persona, como essa estratégia está ligada ao marketing de conteúdo e como isso pode ajudar a sua empresa a crescer na internet.

O que é Buyer Persona? 1

Dentro do marketing de conteúdo existem várias estratégias que são montadas para que a empresa ganhe destaque na internet.

A ideia é fazer a empresa mostrar que entende do seu próprio negócio e, assim, fazê-la ganhar autoridade no seu ramo. A autoridade é importante por uma série de fatores que contribuem para que o cliente ganhe confiança na empresa.

Saiba mais sobre autoridade de marketing

O que é a buyer persona dentro do marketing de conteúdo?

A buyer persona vai muito além do conceito que “público-alvo” que já temos no marketing digital. Isso porque quando definimos a buyer persona no marketing de conteúdo estamos definindo para quem vamos escrever.

A diferença de persona para público-alvo está na dimensão desse público.

Vamos a um exemplo para entender essas quantidades:

Público-alvo:

Público determinado, por exemplo,  por:

  • Região demográfica;
  • Idade;
  • Sexo;
  • Status econômico;
  • Hábitos de consumo.

Buyer persona:

Já a buyer persona por:

  • Personalidades singulares. Ou seja, são alguns “representantes” de público;
  • Idade, sexo, emprego, renda, estado, cidade, entre outros;
  • Levantamento de dados feito por pesquisas ou entrevistas (sem “achismos”);
  • Processo humanizado;
  • Foco no cliente que a empresa quer, e não atrair qualquer cliente só porque está perto.

Como é definida a buyer persona?

No marketing de conteúdo é essencial que a empresa se comunique com o seu cliente de maneira distinta. Por exemplo: hoje eu falo com o João, amanhã eu falo com a Maria e, no dia seguinte, com o José.

A buyer persona é definida como uma PERSONAGEM completa, então quando criamos a persona, o redator de conteúdo pode até mesmo ter um mural na frente do seu computador com uma “ficha” dessa persona, onde é definido o máximo de informações possíveis sobre para quem será escrito aquele artigo.

Essa estratégia torna o conteúdo mais direcionado e objetivo. O objetivo da definição de buyer persona é entender o comportamento de compra para entregar conteúdos melhores.

Tudo interligado

Já falamos em artigos anteriores que no inbound marketing (marketing de conteúdo), todas as estratégias são ligadas para atingir o mesmo objetivo. Pensando dessa maneira, quando vamos criar um conteúdo dentro dessas estratégias temos que pensar em:

  • Para quem é esse conteúdo?
  • Como vamos ajudar essa persona (qual dor vai ser sanada)?
  • Em qual estágio do funil de vendas ela está?
  • Como fazer ela ficar ainda mais fidelizada a empresa?

Saiba mais sobre o funil de vendas

Espero ter ajudado com este artigo. E se ajudou você, pode ajudar outras pessoas também. Então compartilhe nas suas redes sociais.

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte  | www.centoevinte.com.br

11 Comments

  1. […] Mas atenção: o uso da nostalgia na sua estratégia de marketing não deve ser forçado! Caso contrário o efeito pode ser desastroso. Respeite o perfil da persona. […]

  2. […] uma persona, então, se torna fundamental para sua estratégia de marketing. Assim, você poderá orientar toda […]

  3. […] disso, é importante que ela contenha as especificações, como persona a que o texto se destina, para qual etapa do funil, linguagem utilizada, CTA desejada […]

Comentários estão fechados.

ARTIGOS RELACIONADOS

4-vantagens-do-inbound-marketing-marketing-digital-para-agência-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

4 vantagens do inbound marketing

O marketing digital está mudando de forma que o inbound marketing está dominando o mercado online. Entenda mais neste artigo. O marketing é algo tão presente

Entre em Contato