plan cul gratuit - plan cul marseille - voyance gratuite en ligne

Redução Progressiva – O que é e para quê serve

A Redução Progressiva é um componente complexamente detalhista e essencial para a comunicação digital, entenda como a redução progressiva pode contribuir para a sua identidade visual

cento-e-vinte-1

A internet hoje é a maior fonte de conteúdo e informação que o ser humano criou. Essa fonte nos permite compartilhar milhões de informações por segundo, porém um conceito sempre será essencial para que um conteúdo tenha relevância na internet: Objetividade!

Dentro do marketing digital nos deparamos com muitos detalhes e estes detalhes fazem muita diferença no seu site, blog ou pagina. São os detalhes que só um designer reconhece que faz com que uma pessoa entre em um site e tenha a sensação de “que alguma coisa está faltando, mas não sabe o que é.”

Imagem, objetividade e linguagem não-verbal

Vamos voltar um pouco nos tempos de escola e nos lembrar das aulas de linguagem verbal e não-verbal:

  • Linguagem verbal é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação;
  • Linguagem não-verbal é o uso de imagens, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação.

Levando isso para o Marketing Digital, podemos compreender que na internet o conteúdo usa a linguagem verbal e a não-verbal. Portanto se o redator cria o conteúdo de texto o designer cria o conteúdo visual.

Da mesma forma que uma reportagem de um jornal precisa de uma prévia resumida do texto, um post de um blog ou pagina também precisa de uma prévia.

É ai que entra a primeira parte da Redução Progressiva: A identidade visual.cento-e-vinte

Desde o logo até as cores do site, deve-se passar uma informação e quando o designer precisa criar uma imagem objetiva, é possível “resumir” o conceito visual do site para determinada pagina, hotsite, aplicativo para smartphone ou até mesmo banners com links dentro do site. Ou seja, resumir a imagem.

Utilidade da Redução Progressiva

Menos é mais! Quando aplicamos o conceito em um site de uma marca que já é conhecida, criamos uma interface que o usuário terá domínio e ao longo do tempo é possível resumir a interatividade.

Por exemplo o facebook, podemos notar que certos botões como: Curtir, comentar e compartilhar não precisam da descrição, o usuário reconhece cada um apenas pelos ícones.

Vamos supor que você possui um site como cabeleireiro e publique uma newsletter, todos que assinam essa newsletter já conhecem a sua identidade visual e o seu logo é composto por uma figura do cabelo de uma mulher, um pente e uma tesoura. Dentro dessa Newsletter haverão alguns links direcionando para partes diferentes do site, assim os elementos do logo podem ser usados como ícones, o cabelo para falar de colorações, a tesoura para falar de cortes e o pente para falar de penteados. Neste caso a imagem foi resumida e a informação passada de uma forma mais objetiva.

Espero que com este conteúdo vocês possam entender um pouco mais sobre Redução Progressiva.

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte  | www.centoevinte.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Entre em Contato

WhatsApp chat