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Você acha que para vender mais precisa dar descontos?

Cento e Vinte 30/11/2018 Nenhum comentário Vendas
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No momento de bolar uma estratégia para vender mais é muito comum pensarmos em descontos e promoções.

Embora essas sejam alternativas possíveis, quando utilizadas constantemente se tornam, na realidade, prejudiciais ao nosso negócio.

E isso se dá por dois motivos principais: pela perda de lucratividade que com o tempo irá asfixiar sua empresa e também por derrubar o valor de seus produtos/serviços.

Se você acha que para vender mais, precisa dar desconto, vamos mudar essa ideia agora!

Vender mais sem dar desconto é possível!cento-e-vinte-Você-acha-que-para-vender-mais-precisa-dar-descontos?-

Como citamos acima, utilizar o desconto como única arma para aumentar suas vendas é uma atitude perigosa.

Ter uma boa lucratividade é fundamental para seu negócio continuar funcionando e evoluir.

Sem isso, ele não terá capacidade de investimento nem poder de reação em emergências e, em alguns casos, até o capital de giro pode ser comprometido.

Para evitar esse problema, além de não fazer do desconto hábito, é muito importante estar atento à precificação.

Não adianta vender mais de forma não sustentável.

Outro ponto problemático é a percepção de valor sobre seu produto ou serviço.

Se eu sei que algum item está sempre em desconto, por que irei pagar o valor cheio? E mais: por que ele precisa estar sempre com desconto? Será que a qualidade dele não é tão boa?

Esses são alguns questionamentos comuns dos clientes. Aos poucos, inclusive, sua tática perde o apelo e capacidade de atração.

Como fazer, então, para não cair nessa cilada e manter a promoção e o desconto como cartas na manga estratégicas e não como um hábito?

Existem diversas formas para isso, mas, é fundamental ser capaz de montar uma oferta irresistível.

Ou seja, é preciso ser capaz de elaborar claramente e atrativamente para seu cliente os benefícios e vantagens, experiência, qual a garantia que ele tem com a compra, o preço e informações do produto/serviço em si.

E você pode elaborar diversas ofertas para um mesmo produto ou serviço. O que vai fazer a diferença é o valor que você agregará em cada uma delas.

E como fazer isso?

Apresentando o produto ou serviço para o prospect de forma atrativa e irresistível, que conquiste e que seja imperdível e irrecusável.

Inclusive, uma simples alteração da ordem das palavras utilizadas já será capaz de causar uma enorme mudança na percepção.

E abaixo damos algumas dicas de táticas de venda sem que precise apelar para descontos. Confira!

O que deve ter em sua oferta para vender mais?

 

  • Entenda seu público-alvo

 

Você precisa entender seu cliente, o que ele busca, a necessidade dele, para poder transmitir isso em seu produto, que deve agregar valor a ele.

Então o que você tem a fazer é mostrar por que esse produto vai mudar a vida dele, por que ele precisa adquiri-lo, quais as vantagens para ele.

Procure construir uma oferta única de vendas, algo que não poderá ser copiado por seus concorrentes.

 

  • Descreva com o máximo de detalhes e informações

 

Se não houver muito que ser dito sobre seu produto, tudo bem.

Agora, se ele tem diferenciais, qualidades, valor, fatores relevantes etc., vale a pena ter um texto mais longo.

Mas não pareça que está vendendo por vender, não queira empurrar o produto ou serviço para o cliente. Sempre pense em apresentá-lo com seus benefícios e com informações úteis.

Crie o desejo de obtenção desse produto ou serviço em seu cliente.  

Ele precisa confiar em você. Se ele entender que sua empresa possui a solução certa para o problema que ele quere resolver, estará mais propenso a comprar.

O conteúdo é de extrema importância.

 

  • Bônus são bem-vindos

 

Juntamente com o produto ou serviço oferecido, ofereça, também, bônus. Pode ser, por exemplo, um outro curso, um e-book etc.

Mostre quanto custaria ele adquirir tudo separadamente e quanto ele vai pagar por todo esse conjunto completo.

Assim o cliente verá como ele está ganhando mais coisas além do que ele comprou e se sentirá beneficiado.

 

  • Não se trate de preço, mas de valor

 

O cliente pode achar caro seu produto e queira até pedir descontos, mas você deve mostrar todo o valor que tem agregado nesse produto ou serviço.

De modo algum se justifique ou transpareça que não tem autonomia. Demonstre confiança.

 

  • Prova social para criar autoridade

 

Enquanto consumidores, somos mais propensos a adquirir algo que foi indicado por outro consumidor.

Quem nunca antes de comprar algo ou ir a algum local não consulta a existência de avaliações na internet ou redes sociais?

Essa é uma arma poderosa que irá ajudar a deixar sua oferta ainda mais atraente, use sem moderação.

Você pode utilizar depoimentos ou relato de quem já adquiriu e utilizou seu produto ou serviço, pode até mesmo contar com depoimento de especialista em seu nicho de atuação confirmando a qualidade de seu produto ou serviço.

Outras formas de prova social podem ser a pontuação no site ou no Facebook, perguntas respondidas em formulário etc.

E essa prova social pode, inclusive, ajudar você a melhorar sua oferta ou mesmo seu produto ou serviço.

Chegar a uma oferta ideal não é uma tarefa simples. É importante sempre realizar testes e ir descobrindo o que funciona e o que não funciona com seu público.

Com trabalho e as melhores práticas, você estará pronto para conseguir vender mais sem precisar dar desconto em todos seus produtos e serviços.

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Que a força esteja com você!

Até a próxima!
Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br